Pular para o conteúdo

Fundamentos do Ayurveda e a prática do Ayurveda

Mariana Poiato
Bióloga e monitora dos cursos "Fundamentos do Ayurveda" e "A Chave" 
Atualmente, muitas pessoas já ouviram falar da medicina Ayurveda, mas ainda é uma ciência pouco aplicada em nosso dia a dia. Conhecimentos sobre os fundamentos do Ayurveda podem favorecer a todos nós. Conheça nesse artigo algumas bases do pensamento ayurvédico para beneficiar sua saúde e das pessoas que você ama.

Por que Ayurveda?

Desde a pandemia, a busca por uma vida saudável e equilibrada é uma preocupação cada vez mais presente em nossa sociedade. Viver em equilíbrio se tornou um desejo daqueles que valorizam a saúde e buscam longevidade. No caminho para alcançar esse objetivo, explorar diferentes abordagens e conhecimentos pode ser extremamente enriquecedor.

O Ayurveda, uma antiga prática de saúde e bem-estar originária da Índia, não é direcionado somente ao tratamento de doenças, mas também em manter o corpo e mente em equilíbrio, consequentemente promovendo a saúde.

É no contexto de cuidados com a manutenção da saúde que o Ayurveda ganha destaque!

Conhecer os fundamentos do Ayurveda, traduzidos da sua origem, pode ser um passo importante para o autoconhecimento e a auto percepção, apresentando-se como um guia para o bem-estar.

Leia aqui no blog mais sobre a história do Ayurveda: O que é Ayurveda?

Aplicando novos conhecimentos para promoção de saúde e bem-estar

Nosso bem-estar é avaliado levando em conta vários aspectos da vida, como nutrição, hábitos de atividade física, bons relacionamentos, o entendimento sobre a vida e nosso nível de contentamento. 

Por vezes, ao procurar auxílio médico por não nos sentirmos bem, encontramos resultados e exames perfeitos, mas isso não significa que a gente esteja, de fato, completamente saudável. Com a auto observação podemos entender os processos pelos quais nosso corpo e mente estão passando e tomar atitudes para nos sentirmos melhor a cada fase da vida. 

Foi observando e colocando em prática na minha realidade o que diziam os princípios do Ayurveda que eu comecei a perceber as sensações de bem-estar e mal-estar que eu pudesse estar passando.

O Ayurveda é um sistema de saúde integrativa que tem como objetivo promover a harmonia entre corpo, mente e espírito, que tem como premissa utilizar todas as ferramentas disponíveis para melhorar a saúde do ser humano.

Os desequilíbrios em nossa saúde podem ser causados por fatores como alimentação inadequada, estilo de vida sedentário, falta de sono, ansiedade e estresse. Atualmente estamos expostos a estes e outros fatores causadores de doenças com muita frequência. 

Entender os fundamentos do Ayurveda e começar a implementar algumas práticas na sua rotina podem ser muito úteis para a manutenção do seu nível de saúde e bem-estar. 

O Ayurveda entende que o corpo humano tem a tendência de se desequilibrar, pois é um sistema complexo que recebe influências do ambiente externo, portanto, vive através de um delicado equilíbrio da fisiologia corporal.

O Conceito de equilíbrio dinâmico da saúde

Uma das bases do Ayurveda é que a saúde é alcançada através de um equilíbrio dinâmico da fisiologia corporal. Essa medicina milenar, compreende as características variáveis do nosso corpo como derivando de unidades fisiológicas que interagem para manter o equilíbrio da saúde física. Essas unidades são chamadas de doshas. 

Cada indivíduo possui uma combinação única de doshas que influencia suas características físicas, mentais e emocionais. Ao compreender essas individualidades, podemos identificar os desequilíbrios e tomar medidas para restaurar a harmonia dos doshas corporais e mentais e manter a boa saúde diariamente e a cada período da vida. 

Entenda a importância do estudo dos doshas para o Ayurveda clicando aqui. No curso Fundamentos do Ayurveda, você poderá conhecer os doshas e entender as bases que sustentam este modo de compreender a fisiologia do corpo humano. 

Você já se perguntou quando foi a última vez em que se sentiu saudável?

Desde que comecei a estudar Ayurveda, comecei também a observar as sensações de bem-estar e mal-estar do meu corpo. 

Com o entendimento, reflexão e a prática dos princípios do Ayurveda em nosso dia a dia, podemos alcançar uma vida mais equilibrada e saudável, contribuindo para nossa longevidade e consequentemente para o bem-estar de todos ao nosso redor. 

O Ayurveda sugere uma variedade de práticas e rotinas que, ao implementar em nossas vidas, conseguimos nos observar com mais qualidade e entender nossos processos corporais e mentais durante os dias, as estações do ano e em cada fase da vida.  

Conheça as rotinas diárias propostas pelo Ayurveda e saiba como podem te beneficiar na busca por mais saúde.

Mas qual o diferencial da ciência Ayurveda?

Em sânscrito, Ayurveda significa “A Ciência da Vida”. Portanto, não se trata apenas de um sistema de cura de doenças, mas explica o conceito dos antigos sábios acerca da constituição do universo e como viver em harmonia com ele. O estudo e aplicação do Ayurveda promovem uma melhora na forma de pensar em saúde e qualidade de vida e escolhas de vida mais apropriadas para cada indivíduo. 

Ayurveda é uma ciência milenar, com livros escritos há milênios!

Os antigos textos do Ayurveda, conhecidos como Samhitas são fontes valiosas de sabedoria que podem ser aplicadas a diversos desequilíbrios que afetam nossa saúde. Este valioso conhecimento está disponível nos textos clássicos que tem muita credibilidade e milênios de confirmação. 

Mas pode não ser muito simples entender e adaptar para nossa realidade o que está escrito (em sânscrito) nestes livros tão antigos.

Conheça os Samhitas

Traduzindo os fundamentos do Ayurveda para os dias atuais

No curso Fundamentos do Ayurveda, temos o privilégio de aprender os conceitos que fundamentam esta ciência com o professor Vd. Matheus Macêdo, que estudou com mestres renomados e trabalhou nas melhores clínicas e hospitais de Ayurveda. 

Através da leitura dos originais, ele decodificou e traduziu para os dias atuais de forma contextualizada o olhar ayurvédico para nosso estilo de vida contemporâneo. 

O “Fundamentos do Ayurveda” é um curso baseado no Ashtanga Hrdayam, um livro de medicina geral, com recomendações de conduta, receitas de remédios e instruções para terapias, que faz parte da Grande Trindade ou Brhat Trayi (em sânscrito), os livros mais influentes do Ayurveda.
Através do curso “Fundamentos do Ayurveda” você pode aprender sobre as práticas de cuidado e manutenção da saúde recomendadas pelo Ayurveda com base nos princípios desta ciência ancestral.

O curso une conceitos teóricos e práticos, mostrando as bases fundamentais da aplicação de cada técnica desta medicina, que está apoiada na importância da alimentação, prática regular de exercício físico, terapias naturais, uso de ervas medicinais, além de práticas de meditação e autoconhecimento. 

As terapias do Ayurveda abrangem: alimentação adequada com noções de sazonalidade, qualidade e sabores dos alimentos; rotinas diárias, noturnas e para cada estação do ano; questões de saúde reprodutiva; condutas para bem-estar físico e mental, controle de ansiedade e estresse bem como práticas de desintoxicação do corpo e da mente.

Tendo conhecimento sobre as práticas e condutas das terapias Ayurveda, temos a possibilidade de aplicar à nossa vida cuidados com: alimentação, sono, nível de atividade física e autoconhecimento. Você pode compreender o modo de pensamento ayurvédico e utilizar para melhorar sua qualidade de vida.

Conhecer outras maneiras de pensar em saúde pode ser muito enriquecedor para todas as outras áreas das ciências médicas. 

Se você se encantar e quiser seguir para a área de tratamentos ayurvédicos, ou já for um profissional da saúde, você já terá uma base sólida de conhecimento teórico e conseguirá navegar os princípios do Ayurveda para uma melhor prática clínica. 

Estudar Ayurveda e entender os fundamentos é acessível a qualquer pessoa que queira entender melhor a vida, a felicidade, o sofrimento humano e a sensação de bem-estar; refletir sobre quais aspectos da sua vida podem ser melhores e agir de forma prática e direta para estar mais feliz. 

Estudar Ayurveda é uma maneira eficiente e libertadora de tomar frente do cuidado da sua saúde, alcançando longevidade e qualidade de vida. 

No curso “Fundamentos do Ayurveda” você tem acesso online aos conhecimentos que fundamentaram a ciência do Ayurveda, com bases para entender o que essa ciência é, sua história, em que se apoia o tratamento ayurvédico; ferramentas para perceber seu bem-estar e para prevenir doenças; rotinas de auto cuidado e modos de ver a realidade da doença e do doente, além de conhecer as oito especialidades do Ayurveda. Você também poderá se familiarizar com o sânscrito e os termos mais utilizados nas terapias e tratamentos do Ayurveda. 

Com o conhecimento apoiado nos fundamentos do Ayurveda, você poderá começar a pensar em promoção de saúde, controle de doenças crônicas, melhora do estilo de vida e gerenciamento de estresse de forma autônoma e tomar as decisões que terão impacto na sua saúde de forma mais consciente e presente. 

Se você quiser ter bases sólidas de conhecimento da ciência do Ayurveda, junte-se às formiguinhas de fogo do Vida Veda pelo primeiro passo: o curso “Fundamentos do Ayurveda

5 comentários em “Fundamentos do Ayurveda e a prática do Ayurveda”

  1. Rafael Geovani Delaporta Sedemak

    Excelente publicação, soube expor com clareza e objetividade os fundamentos do ayurveda, demonstrando que trata-se de uma maneira milenar de cuidar do corpo, mente, saúde e estado de espírito. Atualmente nesse mundo tecnológico, globalizado e com inúmeras doenças surgindo é preciso paramos, refletimos e passamos a aprender nos preservar e nos cuidar.

  2. Lucas Barbosa Pauletti

    Excelente texto. Explicação fluida e com ótima didática para o entendimento do tema. Parabéns

  3. 👏👏👏 Gostei do Artigo , de Fácil entendimento , me “despertou” para Mais Aprendizado …. Gratidão 🙏🙏🙏

  4. Que leitura gostosa, precisa.
    Hoje vivemos um dia a dia muitas vezes agitado, as preocupações acabam por nos afastar de nós mesmos.
    Precisamos aprender a cuidar do que nos foi confiado, manter sempre a constância de corpo e mente.

  5. Que leitura gostosa, precisa.
    Hoje vivemos um dia a dia muitas vezes agitado, as preocupações acabam por nos afastar de nós mesmos.
    Precisamos aprender a cuidar do que nos foi confiado, manter sempre a constância de corpo e mente em equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email