Pular para o conteúdo

Prevenção de Doenças e Manutenção da Saúde para o Ayurveda

Saúde que vai além do corpo físico

A medicina Ayurveda é um corpo de conhecimento científico que visa levar o ser humano para o seu verdadeiro estado de saúde, que inclui não somente a saúde do corpo físico, mas também da mente e das emoções. Sendo assim, ao buscar auxílio por meio desse conhecimento, o indivíduo se apropriará não somente de um corpo livre de doenças mas, principalmente, de um estado de plenitude em que ele se sentirá contente e feliz.

Para o Ayurveda, se o ser humano sente-se infeliz, então ainda há algo a ser feito para restaurar a saúde completa desse ser. E é nesse caminho que seguem aqueles que praticam os conceitos dessa medicina milenar.

Pensando que o ser humano está inserido em um contexto que muda constantemente, que não é algo fixo, rígido e que influencia diretamente no funcionamento do organismo, não era de se espantar que dentro das práticas ayurvédicas encontraríamos condutas específicas que fizessem com que o ser humano acompanhasse essas mudanças de forma a minimizar possíveis impactos para o funcionamento de todo o seu organismo.

Dessa forma, essas condutas que, para o Ayurveda fazem parte da rotina diária daqueles que buscam ser realmente saudáveis, traduzem o conceito de Svasthavṛtta, que seria aquilo que hoje conhecemos como prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Svasthavṛtta – Prevenção de Doenças e Manutenção da Saúde

Diferentemente do que muitos pensam sobre prevenção, o conceito de Svasthavṛtta vai muito além de realização de exames de rotina. Um dos significados da palavra svastha é saúde e a palavra vṛtta se traduz como prática, conduta, procedimento. Sendo assim, Svasthavṛtta está relacionado a tudo aquilo que mantém a saúde em dia e que, consequentemente, vai prevenir o corpo de doenças. Sua ênfase está em adotar hábitos adequados diariamente, com a implementação de uma rotina que considere práticas apropriadas para os períodos diurno e noturno, bem como práticas de uma rotina sazonal.

Muito se fala sobre saúde hoje em dia, mas ao pararmos para analisar o que isso, de fato significa, é possível perceber o quanto, muitas vezes, temos uma ideia equivocada sobre o que é estar saudável. Sem compreender realmente o que isso significa, ou ao se ter somente um recorte dessa compreensão, é esperado que muitas pessoas sigam uma vida inteira doentes e infelizes acreditando que são deveras saudáveis apesar de dependerem de medicamentos para desempenhar tarefas básicas do dia-a-dia, como ter disposição para se exercitar, digerir alimentos, fazer cocô, dormir, ter relações sexuais, bons relacionamentos consigo e com os outros e assim por diante.

Mas, afinal, o que quer dizer saúde?

O conceito de saúde pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.

Já em um dos textos clássicos mais antigos e importantes do Ayurveda, o Charaka Samhita (Caraka Saṃhitā), no verso 4 do capítulo 9 da sessão denominada Sutrāsthāna, encontramos o seguinte: “saúde e doença são definidas como felicidade e sofrimento respectivamente”.

Com base nessas definições, fica mais fácil perceber que estar verdadeiramente saudável vai além de cuidar de um corpo físico. É considerar outros fatores que, nos dias de hoje, acabam sendo fortemente negligenciados e esquecidos diante das inúmeras tarefas que precisam ser executadas, tarefas essas que parecem ocupar os primeiros lugares da lista de prioridades de muitas pessoas, mas que, analisando bem, talvez não fossem tão importantes assim, visto que são muitas vezes responsáveis por grande parte dos distúrbios gerados na saúde atualmente.

Enquanto não houver consciência daquilo que é realmente importante e daquilo que não deveria ser tão priorizado, dificilmente haverá um espaço para que a saúde, de fato, aconteça.

Apenas a prevenção de doenças torna um indivíduo saudável?

De acordo com o Ayurveda, para o corpo estar saudável, além do indivíduo se sentir bem e feliz, ele precisa ter um bom apetite, uma digestão fácil e apropriada, uma eliminação de fezes, urina e flatos adequados, ter leveza no corpo, sentidos regulados, adormecer e acordar em tempo apropriado e uma vida e mente agradáveis. Aqui é possível perceber o quanto essa definição, cunhada há milhares de anos, não difere daquela criada pela OMS em 1946 e vai além da prevenção das doenças.

Adquirir isso tudo é possível por meio de uma das premissas mais importantes dentro de Svasthavṛtta, conhecida em sânscrito como sharira cinta (śarīra cinta), ou, em português, a observação do corpo.

Uma das primeiras práticas recomendadas no capítulo 2 do Ashṭanga Hrdayam (Aṣṭāṅga Hṛdayam), a escritura mais “novinha” do Ayurveda, no capítulo que fala sobre as rotinas diárias, sharira cinta te possibilita perceber as necessidades do corpo naquele exato momento e trabalhar para proporcionar a esse corpo aquilo de que ele precisa.

Ao praticar a auto-observação, é possível determinar possíveis desequilíbrios que possam estar sendo manifestados e atuar logo nos primeiros sinais, antes que a doença se instale. Infelizmente, devido ao agitado estilo de vida presente na rotina da maioria da população hoje em dia, a conexão com o corpo acabou sendo perdida e perceber que há algo de errado ficou somente para situações em que o problema se agravou demais e o corpo já não está mais aguentando.  

Dinacharya (Dinacaryā) – Práticas de Rotina Diária para Prevenção de Doenças e Manutenção da Saúde

Para prevenir doenças, manter a saúde em dia e evitar que o corpo chegue a um estado extremo, que pode significar uma cura mais difícil e, em alguns casos até impossível, seguir uma rotina de cuidados diários conforme indicado em Svasthavṛtta é fundamental.

Iniciar o dia observando o corpo e percebendo as mudanças que ele sofre a cada dia, inclusive ao longo do mesmo dia, com a influência do ciclo circadiano (mudança nas funções biológicas ao longo das 24 horas do dia que acompanha a luz do sol), das estações e de tudo aquilo que se passa ao seu redor, nos possibilita direcionar nossas ações de forma totalmente consciente para manter esse corpo saudável.

Identificar se, ao acordar, esse corpo está mais leve ou pesado, se a digestão do que foi ingerido na noite anterior aconteceu de forma eficaz, se a noite de sono foi suficiente e restauradora, se a eliminação das excretas está apropriada, se há nesse corpo alguma rigidez, se ele está precisando de mais ou menos hidratação, de um pouco de movimento, de algum tipo de alongamento, se a mente está agitada pedindo por mais silêncio… isso tudo faz parte de uma rotina que prioriza o funcionamento natural e saudável de todo esse sistema que nos mantém vivo, uma vez que para executar todas as tarefas do dia-a-dia e ser um indivíduo completo e feliz inevitavelmente a gente vai precisar de um corpo, não é mesmo?

Os benefícios da prevenção das doenças e manutenção da saúde – Svasthavṛtta

Para concluir, além dos benefícios de se prevenir doenças e manter a saúde em dia seguindo os preceitos básicos de Svasthavṛtta, é possível adquirir uma maior longevidade, uma mente mais calma e serena e um corpo e sentidos muito mais fortes e nutridos, nos proporcionando uma vida que realmente valha a pena ser vivida ao máximo!

Saúde está na base de todos os atos virtuosos da vida. É somente por meio dela que conseguimos obter aquilo que queremos e necessitamos, como: segurança, prazer, felicidade e, principalmente, uma vida completamente livre de limitações e sofrimento.

Portanto, que tal começar agora a praticar esses conceitos e garantir uma existência muito mais feliz? Topa?

Saúde e felicidade a todos!

Por Juliana Ferreira, monitora de Svasthavṛtta

1 comentário em “Prevenção de Doenças e Manutenção da Saúde para o Ayurveda”

  1. Ivana Vieira de Melo

    Quero tornar minha digestão melhor e acabar com meu refluxo. Não aguento mais viver com remédio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email