Início » O que é Ayurveda?

O que é Ayurveda?

O Ayurveda está se popularizando cada vez mais no Brasil, mas ainda vemos muitas confusões sobre essa medicina milenar. Neste artigo, quero te explicar o que é o Ayurveda de acordo com os livros clássicos. 

Por Matheus Macêdo

O que o Ayurveda não é

Muitas pessoas me procuram para falar de dieta, alimentação, tratamentos para doenças crônicas, massagens, terapias, óleos… Também me procuram para perguntar qual é aquela erva indiana mágica que nos deixa bem dispostos, com a saúde boa e muita imunidade.

Por isso, antes de falar o que essa ciência é, acho interessante começarmos pelo que ela não é. O Ayurveda não é só a prescrição de ervas, teste do dosha, dicas ou receitas milagrosas que resolvem todos os problemas de saúde.

Ayurveda também não é uma prática mística, não é uma religião e, sendo assim, não conflita com outras religiões — ou seja, não importa a sua crença, você pode estudar Ayurveda e se tratar com essa medicina.

Ayurveda
Ayurveda é um sistema médico, que não segue nenhuma religião e pode ser um método para qualquer um (Unsplash/Lisa Hobbs)

Definição de Ayurveda

Em sânscrito, ayu significa vida e veda significa conhecimento. Assim, a definição de Ayurveda é, simplesmente, “a ciência da vida”.

Se Ayurveda significa “ciência da vida”, como ela se organiza? Trata-se de um sistema científico de medicina elaborado ao longo de milhares de anos, que foi codificado em textos clássicos chamados Samhitas.

Os Samhitas foram revisados, criticados e comentados ao longo dos anos por médicos, que na Índia são chamados de vaidyas. Esses textos clássicos foram compostos por hipóteses formuladas sobre a vida humana que foram testadas e transmitidas de geração a geração.

Samhitas

O Caraka Samhita é um dos mais importantes samhitas do Ayurveda e esse mesmo livro explica que a vida nada mais é que a junção de quatro elementos fundamentais: sharira, corpo físico; indriya, os órgãos dos sentidos; sattva, a capacidade cognitiva, a mente; e atma, aquilo que não pode ser visto — aquilo que você é.

Então, a vida é o seu corpo, seus sentidos, sua capacidade cognitiva e aquilo que você é por trás desses três elementos. Você, na perspectiva do Ayurveda, é a consciência que observa o corpo, os órgãos dos sentidos e sua capacidade cognitiva. Essa junção é a vida.

A delimitação do Ayurveda é muito clara: estudamos o conhecimento acerca da vida humana. Podemos até estudar animais e plantas, mas sempre com foco na prevenção e no tratamento de doenças humanas.

O Sushruta Samhita, livro de dois mil anos atrás, diz que se você quer entender o que é uma vida saudável e uma vida não saudável, o que é uma vida boa ou ruim, você precisa estudar Ayurveda. Esse estudo é fundamental porque aprender o que faz bem e o que faz mal nos dá poder de escolha. O que vou comer? Quanto tempo preciso dormir? O que meu corpo está pedindo agora? Será que estou bem com essa determinada situação? Quando sabemos o que faz bem, optamos por isso — ou investigamos o que existe dentro de nós que está sabotando o nosso bem-estar. 

Ashtanga Hrdayam

Já o Ashtanga Hrdayam, outra obra clássica ayurvédica, começa agradecendo a todo este conhecimento, compilado, testado e melhorado ao longo dos anos por muitos médicos ayurvédicos. Ele diz algo como: “Tenho acesso a este conhecimento porque outros vaidyas passaram-no adiante, por isso eu agradeço e honro meu papel nesta cadeia de transmissão”. O conhecimento ayurvédico traz saúde, felicidade, bem-estar e precisa ser compartilhado — porque quem o recebeu também se torna responsável por passá-lo adiante.

É por isso que compartilho informações diariamente em todas as redes do Vida Veda, que tem como principal missão a divulgação da medicina ayurvédica em português. O Ayurveda tem uma grande capacidade de tratar o sofrimento humano, curar doenças e mudar a sua vida para muito melhor.

No Brasil, o Ayurveda é uma das práticas integrativas e complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Além disso, essa medicina milenar tem ganhado cada vez mais adeptos que buscam a prevenção e tratamentos de doenças crônicas. Internacionalmente, é um sistema de medicina reconhecido pela ONU por sua importância e eficácia.

Ayurveda: medicina indiana tradicional
O Ayurveda é uma medicina tradicional indiana, revisada por pares a milênios, através de livros clássicos, os Samhitas (Pexels/ George Sharvashidze)

Ayurveda é para todo mundo?

O Ayurveda é para qualquer pessoa que quer se conhecer melhor, que procura entender como funciona seu corpo, seus órgãos dos sentidos, sua mente e a si mesma. O Ashtanga Hrdayam vai além: ele diz que o Ayurveda não oferece só saúde, mas prosperidade e abundância material. Como o Ayurveda ensina sobre a sua própria vida, você aprende quais são as armadilhas da sua mente, as coisas que podem acontecer ao longo do caminho que geram sofrimento, confusão ou que podem gerar doenças. 


 O Ayurveda é uma medicina que se integra facilmente à medicina moderna. O Ayurveda tem mais de quatro mil anos e a medicina moderna, menos de 200. Quando observamos as duas, percebemos que o corpo humano ainda é o mesmo nesses quatro mil anos. Por isso o Ayurveda consegue ser tão certeiro. Imagina quão benéfico seria para a humanidade se combinarmos todo esse conhecimento angariado ao longo de milênios com as inovações tecnológicas da medicina moderna.


 O Ayurveda é absolutamente prático, e eu espero que você saia deste texto refletindo sobre a junção dos elementos da vida e sobre quais aspectos você poderia desenvolver mais. Quais dores gostaria de deixar de sentir? Quais aspectos da sua vida precisam de atenção agora?

Caso você queira se aprofundar nos elementos essenciais da medicina ayurvédica, recomendo que você se inscreva no nosso curso gratuito A Essência do Ayurveda. É 100% online e você não paga nada para participar. Aguardo você nessa jornada!

*Este artigo foi publicado também na Revista Vida Simples. 

Marcações:

2 comentários em “O que é Ayurveda?”

  1. Gratidão por compartilhar seus conhecimentos! Estou conhecendo o vv tem poucos dias e já estou gostando muito! Me motivando a estudar a ayurveda!

  2. Raquel Andreia de Freitas Fernandes Aleixo Jesus

    Boa noite Dr. Matheus,
    Gostaria de aprender a Essência do Ayurveda.
    Quero cumprir a minha missão e divulgação da Medicina Ayurvédica para um mundo melhor no Universo.

    Agradeço a vossa atenção.
    Cumprimentos,
    Raquel Aleixo Jesus. 🙏 🦋

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *