Pular para o conteúdo

Vata Dosha: o que é, características e importância

O capítulo 1 do Ashtanga Hrdayam, o livro mais famoso dos Samhitas e escrito há mais de 1500 anos, diz que existem cinco doshas: os doshas do corpo (Vata, Pitta e Kapha) e os doshas da mente (Rajas e Tamas).

Quando estão equilibrados, esses doshas dão sustentação ao nosso organismo e mantêm saúde e longevidade. Por outro lado, quando estão desequilibrados, a sua saúde pode ficar comprometida.

No Ayurveda, entendemos o conceito de saúde dinâmica e não estática, e por isso é tão importante compreender sobre a oscilação de um dosha no organismo. Basicamente, se você respira, digere, metaboliza ou se move, é por causa dos doshas.

Neste artigo, vou focar no Vata Dosha, aquele que tem relação com o movimento e é responsável por todos os órgãos do nosso corpo. Continue lendo para saber mais:

  • – Quem é o Vata Dosha?
  • – O que o Vata Dosha faz no seu corpo?
  • – Desequilíbrio do Vata Dosha

Quem é o Vata Dosha?

Como eu sempre digo para os meus alunos, precisamos começar com as informações básicas para entender um assunto mais extenso: basicamente, todos os doshas (do corpo ou da mente) possuem características específicas, classificadas no Ayurveda como gunas.

Conhecer todas essas características, portanto, é fundamental para que você entenda o conceito da saúde dinâmica e o que pode aumentar ou diminuir cada dosha no seu corpo.

Então, quais são os gunas do Vata Dosha? São eles:

  • – Secura;
  • – Leveza;
  • – Frio;
  • – Aspereza;
  • – Sutileza;
  • – Movimento.

Essa é basicamente a identidade do Vata Dosha e, se você pretende aprimorar o seu conhecimento no Ayurveda, é essencial que você saiba de cor todas essas características.

O que o Vata Dosha faz no seu corpo?

Mas engana-se quem pensa que basta só decorar os gunas do Vata Dosha. É importante entender também o que cada característica dessa pode fazer com o seu corpo.

Como eu falei no início deste artigo, o Vata está relacionado com o movimento do nosso corpo e o capítulo 11 do Ashtanga Hrdayam fala muito sobre isso quando expõe as funções básicas do Vata Dosha:

  • – Entusiasmo;
  • – Inspiração e expiração;
  • – Iniciar os impulsos fisiológicos do corpo humano;
  • – Perseverança;
  • – Todas as atividades do corpo.

Faz sentido pra você? Em resumo, tudo isso depende de um bom funcionamento de Vata Dosha no nosso organismo.

Desequilíbrio do Vata Dosha

Lembra quando eu disse que o Ayurveda entende a saúde como algo dinâmico e não estático? É porque estamos em constante movimento e, quando essas variações são pequenas, os doshas se alteram mas logo logo voltam ao seu estado normal.

A grande questão é quando o dosha se desequilibra e permanece nesse estado.

O Vata, por exemplo, é o dosha responsável por todos os nossos órgãos e o nosso corpo só funciona com base nele. E aí você pode estar se perguntando, o que acontece comigo quando esse dosha está desequilibrado?

No geral, situações de estresse, doenças, insônia, problemas de saúde específicos e rotina irregular são algumas das questões que estão relacionadas com o desequilíbrio do Vata Dosha.

Mas Matheus, como colocar tudo isso em ordem?

O primeiro passo para encontrar esse equilíbrio é observar o seu corpo e nutri-lo com o que ele realmente precisa. Você precisa criar essa consciência de como os seus hábitos e comportamentos influenciam a sua saúde.

No Ayurveda, existem três partes de tratamento que podem te ajudar:

  • Nidana parivarjana: a primeira parte em que você remove a causa do problema. O que está desequilibrando os doshas? Qual rotina você pode alterar?
  • Shamana chikitsa: a segunda parte é o tratamento dos doshas agravados, sem removê-los do corpo. Dependendo da situação, existem vários alimentos e remédios que podem contribuir;
  • Shodhana ckihitsa: a terceira e última parte em que acontece a retirada das toxinas do corpo. Em casos de Vata agravado que causam insônia, por exemplo, podemos usar o panchakarma que são oleações para o fim desse desequilíbrio.

– Leia também: Os 10 piores hábitos para sua saúde

Mas mais importante que tratar esse problema, é evitar que ele aconteça novamente. Uma forma que eu encontrei de simplificar esse conceito e ajudar os meus pacientes e alunos foi criar os 4 Pilares da Saúde, uma forma prática para você construir uma vida mais saudável através da alimentação, sono, movimento e silêncio

A verdade é que o Ayurveda pode beneficiar a saúde de todo mundo de forma prática e simples. E se você quiser se aprofundar no assunto, te convido a assinar o curso gratuito a seguir:

Banner para Certificado nos Fundamentos do Ayurveda

Abraços e lembrem-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Vd. Matheus Macêdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email