Pular para o conteúdo

Brahma Muhurta: o impacto deste período divino na nossa saúde

Quem me acompanha por aqui ou nas redes sociais sabe que estou sempre falando sobre os Samhitas, os textos mais antigos do Ayurveda e a minha maneira preferida de aprender sobre essa ciência milenar.

Os três Samhitas principais são o Charaka Samhita, Sushruta Samhita e o Ashtanga Hrdayam e, neles, você tem total autonomia para explorar e praticar o Ayurveda.

Neste artigo, quero falar um pouco sobre o segundo capítulo do Ashtanga Hrdayam, o livro mais recente entre os três, cujo conteúdo principal é a rotina diária do ser humano. Mais especificamente, vou falar um pouco mais sobre o conceito do Brahma Muhurta, um período no qual devemos acordar de acordo com o Ayurveda. Acompanhe a leitura!


Afinal, o que é Brahma Muhurta?

O segundo capítulo do Ashtanga Hrdayam fala assim:

ब्राम्हे मुहुर्त उत्तिष्ठॆत्

brāmhe muhurta uttiṣṭhet

Traduzindo para o português, “As pessoas deveriam acordar no Brahma Muhurta.” 

Mas Matheus, e o que é Brahma Muhurta?

Eu explico: de acordo com o Ayurveda, Muhurta é uma unidade de tempo que equivale a 48 minutos. Dessa forma, o nosso dia de 24 horas tem 30 muhurtas, sendo 15 entre o nascer e o pôr do Sol e 15 entre o pôr do Sol e o nascer do Sol.

Brahma Muhurta, portanto, corresponde a 2 períodos de 48 minutos como um intervalo de tempo antes do nascer do Sol. Se o Sol nasce às 6h, por exemplo, o Brahma Muhurta começa às 4h24 e termina às 5h12 da manhã.

O capítulo 2 do Ashtanga Hrdayam apresenta o Dinacharya, que são as rotinas diárias que você deveria seguir para ser saudável. E, seguindo esse conceito, o Dinacharya diz que o ser humano deveria acordar antes do nascer do Sol para realmente viver o dia, considerando principalmente que o ser humano é um bicho naturalmente diurno.

Mas é importante prestar atenção na sua rotina: eu não estou falando que você que trabalha no período da noite e precisa desse emprego deve acordar antes do Sol nascer. Talvez você possa até mesmo estar chegando em casa do serviço nesse horário.

O importante é atentar-se para o sono, um dos 4 Pilares da Saúde e que exige bastante atenção em todas as fases da vida. Por isso, antes de começar a aplicar os conceitos do Ashtanga Hrdayam, questione-se: como posso readaptar a minha rotina para uma vida mais saudável?


O que fazer no Brahma Muhurta?

Ok, você acordou no Brahma Muhurta, mas o que fazer depois disso?

De acordo com o Ashtanga Hrdayam, capítulo dois, a primeira etapa após acordar nesse intervalo de tempo é o momento de auto-observação. 

Acordou cansado? Talvez você precise de mais horas para dormir mais cedo. Algum problema na digestão? Talvez a sua alimentação não esteja adequada. Aqui, a etapa é totalmente dedicada para o autoconhecimento.

O capítulo ainda prescreve rotinas físicas importantes, como:

  •  Dañtadhāvana (higiene bucal);
  • Añjana (aplicação de colírios nos olhos);
  • Nāvana ou Pratimarsha Nasya (aplicação de óleo nas narinas);
  • Kavala (bochecho com óleos ou decocções), entre outros.

Além disso, o capítulo de Dinacharya também apresenta práticas essenciais conhecidas como Sadvrtta ou Swasthavrtta. Aqui, a ideia é muito mais ética e moral, como respeitar o próximo, manter uma atitude positiva, respeitar outros seres vivos, entre outros.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:


O impacto do Brahma Muhurta na nossa saúde

De fato, uma rotina matinal pode dar o tom do resto do seu dia e mudar completamente a sua saúde.

Mas me sinto na obrigação de reforçar que não basta apenas acordar cedo. Acordar cedo deve ser, na verdade, uma consequência de dormir cedo e dormir o suficiente. Portanto, se você possui ou está vivendo uma rotina intensa que não te permite dormir cedo, talvez nesse momento o Brahma Muhurta não seja uma prática adequada.

Eu sei que o dinacharya não é necessariamente algo fácil de se fazer, mas é a partir dele que você tem mais saúde e longevidade. 

Para entender melhor como o Brahma Muhurta e outros conceitos básicos do Ayurveda funcionam, eu te convido para o Curso Gratuito A Essência do Ayurveda 2.0 

Nele, falo com mais detalhes sobre as rotinas diárias recomendadas por essa ciência milenar em quatro aulas exclusivas!



Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Vd. Matheus Macêdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email