Pular para o conteúdo

Ayurveda: ciência ou religião?

Afinal, o Ayurveda (Āyurveda, em transliteração do sânscrito) é uma religião ou um sistema de medicina? Se for uma medicina, é indiana ou universal? Tire agora suas dúvidas sobre essa ciência milenar chamada Ayurveda.

Vivemos hoje em dia em uma sociedade dual, que tem o hábito de rotular coisas e pessoas como “alto ou baixo”, “gordo ou magro”, “bonito ou feio”, “rico ou pobre”, “esquerda ou direita”, “claro ou escuro” etc. As coisas devem ser de um jeito ou de outro. Se for de um jeito, não pode ser do outro. Esse conceito dualista também se aplica à ciência e religião: fé e fato não se misturam. Se você tem fé (religião) em algo, é porque não há fatos (ciência). Se você tem fatos, a fé é desnecessária. Assim, a nossa sociedade dual coloca a ciência e religião em dois lados opostos. Mas por que não uni-las? E é nesse cenário que eu venho aqui trazer um pouco de esclarecimento sobre o Ayurveda.

Onde surgiu o Ayurveda?

O Ayurveda é um sistema de medicina que surgiu na Índia há mais ou menos 5 mil anos como sendo parte de um corpo de conhecimento muito antigo chamado “Vedas”.

Foto de Martin Jernberg na Unsplash

Os Vedas foram divididos em quatro partes, ou livros, que falavam sobre mantras, canções, rituais e feitiços. Este último (feitiços) incluía conhecimento de anatomia, fisiologia e cirurgia, citando “médicos celestiais”. E é neste cenário onde o Ayurveda se encontra, como um “sistema de conhecimento de saúde e vida”.

Então o Ayurveda é uma religião?

Primeiro precisamos saber o que você entende como “religião”. A palavra “religião” deriva do latim religare, que significa religar, voltar a ligar. Quando se fala em religião, estamos falando em ligar o ser humano novamente a Deus. E para se ligar a Deus, você não precisa necessariamente de uma instituição religiosa, percebe? Você pode se ligar novamente a Deus através da meditação, do yoga e até do Ayurveda. Portanto, o Ayurveda não faz parte de uma instituição religiosa, ele não segue dogmas, mandamentos, nada disso. Você pode ser um praticante de qualquer sistema religioso (cristianismo, budismo, xintoísmo, hinduísmo, islamismo etc.) e, ainda assim, praticar Ayurveda.

E o Ayurveda também é ciência?

O Vd. Matheus Macêdo costuma dizer que o Ayurveda “é um sistema científico de medicina baseado em diretrizes clínicas e elaborado ao longo de milhares de anos e que foi codificado em textos clássicos chamado de Samhitas (Saṃhitās). Os Saṃhitās foram revisados, criticados e comentados ao longo dos milênios por médicos, que na Índia são chamados de vaidyas, tirando conclusões a respeito da vida e da saúde humana.

Ou seja, após a humanidade ter tido acesso a esse conhecimento, o Ayurveda vem sendo praticado e revisado por estes vaidyas (médicos ayurvédicos) ao longo desses cinco mil anos, curando pessoas por meio do conhecimento de anatomia, fisiologia e cirurgia. Então sim, o Ayurveda também é uma ciência medicinal.

O que o Ayurveda trata?

Podendo tanto ser usado como práticas de saúde preventiva bem como para curar doenças, o Āyurveda possui um total de oito especializações, que em sânscrito são chamadas de ashtanga (aṣṭāṅga, em sânscrito transliterado) ondeaṣṭa” significa “oito” e “aṅga” significa “divisão, que envolvem tratamento de corpo, mente e espírito de crianças à idosos.

Mas então o Ayurveda é indiano?

Se pensarmos que o Ayurveda é uma ciência da natureza, ela não teve um início, ninguém a inventou em laboratório em algum lugar da Europa ou da Ásia. Ela faz parte da vida, desde a Criação do Cosmos.

Reza a lenda que esse conhecimento chegou à humanidade por meio de uma divindade chamada Indra (o deus dos sentidos, de acordo com a cosmogonia hindu) que o transmitiu para o sábio indiano Ātreya Punarvasu. E em um belo dia, Ātreya Purnavasu estava sentado perante seus estudantes, revelando a todos os ensinamentos do Ayurveda enquanto todos os outros redigiam, começando ali a escreverem os Saṃhitās (livros ayurvédicos). Parece papo de nerd, né?

Imagem de Dean Moriarty por Pixabay

Se você me perguntar se o Ayurveda surgiu na Índia, eu diria que sim. Mas se você me perguntar se ele é indiano, ele possui uma nacionalidade, eu afirmaria que não. Sendo o Ayurveda uma ciência da natureza, ele é global, sem limitações geográficas.

Resumo da ópera

Você não precisa se converter ao hinduísmo para praticar Ayurveda. Você também não precisa ter nascido na Índia, tampouco viajar para lá, para praticar o Ayurveda.

Esse conhecimento milenar não possui barreiras geográficas nem religiosas; ele é um conhecimento de todos para todos. Ayurveda é o estudo da vida do ser humano. Se você fechar seus olhos e ficar perante um ser humano, você não saberá dizer se ele é negro ou branco, se ele é alto ou baixo, homem ou mulher, feio ou bonito, brasileiro ou indiano. Você saberá que ele é apenas um ser humano como você. Quando apagamos das nossas crenças todos esses rótulos, percebemos que, na verdade, somos todos iguais.

Por onde começar a aprender mais sobre a história do Ayurveda?

Para aprender mais sobre a origem do Āyurveda, inscreva-se no nosso curso Vidyalaya – A Formação em Ayurveda e Saúde Integrativa do Vida Veda.

A Formação em Ayurveda e Saúde Integrativa do Vida Veda traz um currículo inspirado no BAMS – Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica para que você tenha acesso a um conteúdo completo, que vai te preparar para atuar no segmento de Medicina Ayurveda de forma segura e sem dogmas.

Para saber mais sobre o curso ou como se inscrever, mande um email para [email protected].

Por Rodrigo Raposo, coordenador pedagógico do Vida Veda e monitor de História do Ayurveda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email