Pular para o conte√ļdo

Como tratar ansiedade com Ayurveda

Por Matheus Macêdo

O Brasil √© o pa√≠s com maior √≠ndice de transtorno de ansiedade do mundo. Cerca de 19 milh√Ķes de pessoas sofrem com essa doen√ßa no pa√≠s e quase 100% dos meus pacientes dizem que t√™m ansiedade, depress√£o ou os dois.

Diante disso, pensando em te ajudar a entender melhor o que é ansiedade, como identificar e tratar essa doença de acordo com a perspectiva do Ayurveda, escrevi este artigo.

Para tanto, usei como referências o National Institute of Mental Health РNIMH, o United Kingdom National Health Service РNHS e a Mayo Clinic.

O que é transtorno de ansiedade?

A primeira coisa que voc√™ precisa entender √© que existe um n√≠vel normal de ansiedade. A sua capacidade de antecipar o futuro, a sua habilidade de reagir a situa√ß√Ķes inesperadas, o frio na barriga ao lidar com situa√ß√Ķes estressantes s√£o fen√īmenos absolutamente naturais na vida.

O transtorno de ansiedade, por sua vez, gera preocupação e medo intensos, excessivos e persistentes. Essas três palavras são importantes para você entender o que é, de fato, o transtorno de ansiedade.

Além disso, quando uma pessoa tem uma crise de ansiedade, ela tem pensamentos obsessivos a respeito de determinada coisa. Ela não consegue se desconectar de uma sensação de perigo iminente.

Esses sentimentos acabam interferindo nas suas atividades diárias, eles prejudicam sua rotina e são difíceis de controlar. Eles são desproporcionais ao perigo real que a pessoa está passando e podem durar muito tempo.

Esses elementos são fundamentais para você começar a entender o transtorno de ansiedade.

A nova classificação do DSM-5

O Manual de Diagnóstico Estatístico de Doenças Mentais РDSM-5 é a referência na categorização das doenças mentais. Na versão anterior, o DSM-4, existiam três categorias:

  • transtorno de ansiedade;
  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • trauma e transtornos relacionados ao estresse.

A atualização do DSM-5 dividiu essas três categorias de modo que agora elas são tratadas de forma separada. Dessa maneira, o transtorno de ansiedade passou a ser definido pelo conjunto das seguintes doenças:

  • transtorno de ansiedade de separa√ß√£o: quando a pessoa sente ansiedade por estar separada de outra;
  • mutismo seletivo: quando a pessoa n√£o tem qualquer problema de fala, mas fica impedida de se expressar verbalmente pela ansiedade;
  • fobia espec√≠fica: s√£o fobias derivadas de algumas doen√ßas;
  • fobia social: s√£o altos n√≠veis de ansiedade e medo quando a pessoa est√° em situa√ß√Ķes p√ļblicas, com a preocupa√ß√£o de ser julgada ou estar exposta √† opini√£o alheia;
  • transtorno de p√Ęnico: p√Ęnico de ir m√©dico, de avi√Ķes, de situa√ß√Ķes diversas;
  • agorafobia: medo de lugares e situa√ß√Ķes que podem te fazer sentir presa ou desamparada;
  • transtorno de ansiedade generalizada: preocupa√ß√£o excessiva com quest√Ķes consideradas cotidianas, como sa√ļde, dinheiro, fam√≠lia, etc.

Quais s√£o os sintomas comuns de ansiedade?

Dentre os sintomas mais comuns de ansiedade, est√£o nervosismo, inquietude, tens√£o, sensa√ß√£o de perigo iminente, desgra√ßa ou p√Ęnico. Al√©m disso, aumento da frequ√™ncia card√≠aca, hiperventila√ß√£o, suor excessivo, tremores, sensa√ß√£o de fraqueza e cansa√ßo.

Problemas de concentra√ß√£o tamb√©m podem surgir, assim como ins√īnia, altera√ß√Ķes gastrointestinais, incapacidade de controlar a preocupa√ß√£o e profecia auto-realiz√°vel pelo medo da ansiedade acabar sendo gatilho para uma crise de ansiedade.

Quando procurar um profissional de sa√ļde para tratar a ansiedade?

Voc√™ deve procurar um profissional de sa√ļde quando:

  • voc√™ est√° preocupada demais e isso est√° interferindo no seu trabalho, seus relacionamentos e na sua sa√ļde de forma geral;
  • quando voc√™ n√£o consegue controlar o medo e a ansiedade por conta pr√≥pria;
  • se voc√™ tem ansiedade, depress√£o ou medo conjugado com uso de drogas e/ou √°lcool;
  • voc√™ acha que a ansiedade tem base org√Ęnica;
  • se voc√™ tem planejamento ou pensamento suicida.

Quais s√£o as causas do transtorno de ansiedade?

Existem causas médicas, como doenças cardiovasculares, que geram taquicardia e acarretam em ansiedade.

Tamb√©m podem gerar transtorno de ansiedade doen√ßas como diabetes, hipertireoidismo, dist√ļrbios respirat√≥rios, abuso ou abstin√™ncia de drogas, excesso de caf√© ou √°lcool.

Al√©m disso, dor cr√īnica, problemas absortivos, enxaqueca, fibromialgia e tumores raros tamb√©m podem ativar o sistema simp√°tico e, como consequ√™ncia, dar essa sensa√ß√£o de ansiedade.

E os fatores de risco para a ansiedade, quais s√£o?

O primeiro de todos é o trauma. Se você passou por uma situação traumática, não é incomum que desenvolva transtorno de ansiedade. Outro fator de risco é o estresse causado por alguma doença, como artrite reumatoide ou fibromialgia, por exemplo.

Ac√ļmulo de estresse no dia a dia tamb√©m pode gerar ansiedade. Por isso, profissionais de sa√ļde, seguran√ßa e resgate, por exemplo, podem desenvolver transtornos de ansiedade em decorr√™ncia do trabalho.

Quem tem a personalidade mais estressada ou ansiosa, já têm predisposição para esse tipo de transtorno, assim como pessoas com alguns transtornos mentais.

Al√©m disso, quest√Ķes heredit√°rias ou gen√©ticas tamb√©m influenciam na ansiedade. Por isso, √© importante observar se o ambiente no qual voc√™ est√° inserida n√£o gera esse tipo de sentimento em voc√™.

Por fim, abuso de drogas e álcool também podem levar a um quadro de ansiedade excessiva.

Complica√ß√Ķes poss√≠veis da ansiedade

Existem in√ļmeras complica√ß√Ķes poss√≠veis da ansiedade. Por exemplo, depress√£o, uso indevido de subst√Ęncias, dist√ļrbios digestivos e impulso de isolamento social.

Al√©m destes, podem surgir problemas nos relacionamentos interpessoais, afetando a vida pessoal e profissional. A m√° qualidade de vida e at√© o suic√≠dio tamb√©m s√£o poss√≠veis complica√ß√Ķes do transtorno de ansiedade.

Prevenção e tratamento da ansiedade na medicina moderna

Na medicina moderna, o tratamento da ansiedade passa pela indicação de terapia, dentre elas a TCC РTerapia Cognitivo-Comportamental.

Também podem ser indicados alguns remédios, como benzodiazepínicos e betabloqueadores. Além destes, os ansiolíticos podem ser indicados pelo médico responsável pelo caso.

Já na prevenção, a recomendação é evitar o uso de álcool, drogas e tabagismo; reduzir o consumo do café e praticar atividades físicas.

– Leia tamb√©m: O que fazer quando a ansiedade ataca? Confira algumas recomenda√ß√Ķes

E no Ayurveda, qual é o tratamento para a ansiedade?

Na perspectiva ayurvédica, para entender como tratar a ansiedade, é preciso olhar os sintomas. Isso porque, ao analisar os sintomas, você vai saber se eles são físicos ou mentais. E este é o grande diferencial do tratamento da ansiedade de acordo com o Ayurveda.

Os doshas que mais desequilibram no processo de ansiedade s√£o o Vata dosha no corpo e o Rajas dosha na mente.

Sabendo disso, o primeiro passo para o tratamento da ansiedade por meio do Ayurveda é o que chamamos de nidana parivarjana, ou seja, eliminar a causa do problema.

Portanto, se você tem ansiedade por causa de uma doença, precisa tratar a doença primeiro. Não vai adiantar meditar no alto das montanhas dos Himalaias, porque a raiz do problema precisa ser o foco principal do tratamento.

O segundo ponto da terapia no Ayurveda, é o shamana chikitsa, quer dizer, tratar o dosha que está desequilibrado. Por exemplo, se o Vata dosha está agravado, o melhor shamana chikitsa é a oleação com óleo de gergelim. Alimentos de sabor doce, azedo e salgado também ajudam a apaziguar Vata dosha.

Caso as duas alternativas anteriores não surtam resultado, a terceira opção é fazer shodhana chikitsa, ou seja, terapia de purificação ou o famoso panchakarma.

No caso de Vata dosha agravado, o melhor shodhana chikitsa √© o basti karma. Agora, se √© Rajas que est√° agravado, existem tr√™s op√ß√Ķes de terapia para os doshas da mente: dhi (discernimento), dhairya (coragem) e atmadivijnana (conhecimento de quem voc√™ √©).

Resumindo, o tratamento da ansiedade de acordo com o Ayurveda envolve três etapas: identificar os sintomas; identificar o dosha agravado e aplicar a terapia adequada correspondente.

‚ÄúMas Matheus, como saber qual dosha est√° agravado e qual terapia aplicar?‚ÄĚ

Bom, para você saber exatamente qual dosha está agravado e qual terapia aplicar, precisa se aprofundar no Ayurveda. E é justamente isso que eu faço no curso Fundamentos do Ayurveda.

Nele, voc√™ aprende quais s√£o os doshas e como eles influenciam o corpo e a mente. Tamb√©m descobre quais s√£o os tratamentos poss√≠veis para cada um deles e muitos outros conhecimentos que v√£o te levar a entender melhor como essa medicina milenar √© capaz de te ajudar a ter mais sa√ļde e qualidade de vida.

Espero que você tenha gostado do artigo e que ele tenha te ajudado a compreender como tratar ansiedade com Ayurveda. E se quiser ir além desta leitura, te convido a assistir à live que fiz sobre o tema no YouTube no Vida Veda:

Abra√ßos e lembre-se sempre: SA√öDE √Č LIBERDADE!

Matheus

2 coment√°rios em “Como tratar ansiedade com Ayurveda”

  1. Boa tarde Dr Matheus, me interessei muito pelo assunto. J√° estou te seguindo e assistindo suas lives maravilhosas desde a pandemia, e me identifiquei muito c meu estilo de vida e com o que acredito. Por√©m n√£o sei se no momento fa√ßo um investimento de entrar na comunidade vida veda ou se pago uma consulta com um m√©dico que exerce essa medicina para tentar ser mais breve meu caminho!!!√Č que foi no come√ßo da pandemia q minha filha surtou c crise de p√Ęnico, hj ela est√° c 22 anos. N√£o comia; s√≥ dizia que ia morrer de Covid e tive que acabar dormindo junto c ela v√°rias noites.Eu desesperada acabei consultando uma psiquiatra on-line, que era o que tinha dispon√≠vel no momento e hj ela est√° tomando rem√©dio psiqui√°trico. Se por acaso ela passa nervoso com alguma coisa, acaba vomitando e como j√° teve pagastrite fico extremamente preocupada.
    Realmente não sei se compro seu curso para poder ajudá-la. Meu sonho seria consultar c vc, mas sei que está com uma vida extremamente corrida e seria bem impossível. Vc saberia de alguém para indicar que exerce a medicina ayurvédica aqui em Campinas que realmente pudesse ajudá- la?

  2. Sa√ļde √© liberdade e estou presa na minha ansiedade. Estou vendo rvacopnhamdo tudo que tem dispon√≠vel nas redes sociais. E estou dando os primeiros passos na Ayurdveda
    Torso para eu mesma sair dos primeiros passos .
    Assisto o projeto 0800 e o projeto Dina chaia.as 7:30
    OBRIGADA por estes ensinamentos t√£o preciosos.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email