Como ter mais energia?

Se você já falou algo como “eu acordo cansado”, “nunca tenho energia à noite” ou “queria ter mais disposição”, saiba que é possível mudar esse cenário! Com alguns ajustes no seu cotidiano, fica muito mais simples ter qualidade de vida e ânimo para aproveitar os seus dias da melhor forma possível. Então, leia este post e saiba como ter mais energia! 

Quer ter acesso ao conteúdo em vídeo? Assista!

COMO TER MAIS ENERGIA? | Vida Veda Responde #4

O que fazer para ser saudável e ter mais energia

Para falar sobre saúde e melhora na qualidade da saúde, é preciso falar sobre um conceito básico ayurvédico: Trayopastambha. Em resumo, este conceito se refere aos três pilares de uma vida saudável! 

  • Ahara = comida/alimentação saudável
  • Nidra = sono adequado
  • Brahmacharya ou abrahmacharya = comportamento, conduta, alinhamento com sua moral e respeito a si mesmo (muitas vezes lido estritamente como abstinência ou atividade sexual)

Seguindo esses três pontos fundamentais, você passa a ter mais energia, ou seja, a seguir uma rotina com mais saúde e a viver melhor.

Aqui no Vida Veda, você já deve ter ouvido falar dos 4 Pilares da Saúde

  1. Alimentação saudável;
  2. Sono adequado; 
  3. Movimento inteligente 
  4. Silêncio – meditação ou uma prática de autoconhecimento.

Alimentação e sono: os dois primeiros pilares para ter mais energia e saúde

O primeiro Pilar da Saúde é a alimentação saudável. Isso significa, em primeiro lugar, nutrir seu corpo das vitaminas e nutrientes que ele precisa para desempenhar suas funções metabólicas e de se proteger contra invasores externos ou desequilíbrios. Além da preocupação com a qualidade da alimentação, também precisamos compreender melhor nossa capacidade digestiva (que chamamos de agni no Ayurveda), para escolher a quantidade e a frequência adequada na ingestão dos alimentos.

Assim, quando entendemos o propósito por trás de fazer boas escolhas alimentares, até o processo se torna mais fácil. Afinal, todos buscamos nos sentir bem e com disposição.

O segundo Pilar da Saúde é o sono adequado, se resume a dormir a quantidade de horas que o seu organismo precisa com a qualidade devida. Algumas pessoas precisam dormir mais, outras pessoas precisam dormir menos. Em geral, uma média de 7h a 8h de sono costuma se adaptar a quase todas as pessoas, mas é só você que terá essa resposta exata sobre o melhor período.

De fato, muitas vezes o sono é subestimado. Há quem durma todas as noites menos de 5h, e isso, sem dúvida, é prejudicial, uma vez que o corpo, para ter energia, precisa do repouso que só o sono noturno garante. Não é possível viver bem e ter vitalidade na rotina se você sofre com insônia, por exemplo. Você precisa acordar pela manhã se sentindo bem disposta, pronta para viver o dia com vigor. Assim, a noite de sono restauradora é indispensável! 

Movimento e silêncio

O terceiro Pilar da Saúde é o movimento. Costumo dizer que é preciso ser um movimento inteligente, ou seja, uma atividade que te faça bem, que te dê muito prazer. Além de ser divertido, escolha uma prática de movimento que te faça suar, mesmo que um pouquinho. Não basta você fazer uma atividade qualquer, sem ânimo ou entusiasmo. Assim, tenha certeza de que esse movimento, além de ser diário, seja também divertido para você.

O quarto Pilar da Saúde é o silêncio. De forma simples, silêncio é sinônimo para mim de presença. Isso pode tomar a forma de uma prática de meditação, de auto-observação, de autoconhecimento. Não importa se é yoga, se você faz uma oração ou segue outra crença. O essencial é praticar a observação profunda sobre quem você é de verdade. Com certeza essa prática, livre de julgamento, faz parte de um processo saudável de vida, em que você passa a ter mais energia por estar com mais conexão consigo mesma e com tudo aquilo em que acredita.

Como ter mais energia aplicando os 4 Pilares da Saúde

Quando você se sentir com indisposição, e a saúde parecer andar mal, considere analisar com carinho cada um dos 4 Pilares da Saúde. Dessa forma, é possível identificar pequenos ajustes necessários para que você tenha mais energia e disposição para viver o melhor dos seus dias.

Os 4 Pilares da Saúde são como as quatro rodas de um carro: se um deles não está bom, o equilíbrio da sua saúde também não estará. Assim, observe sua rotina, a qualidade do seu sono, os alimentos que ingere, o movimento que faz ou que não fez por alguma razão. Não esqueça, também, do silêncio, talvez o Pilar mais necessário em tempos de rotinas agitadas e tanta ansiedade.

No fim das contas, o que realmente importa na vida é viver bem e com saúde, não é mesmo?

A Chave para cuidar da sua saúde

Deixe-me então te mostrar como você pode atuar de forma prática para melhorar um dos 4 Pilares da Saúde. Vou te dar aqui 3 dicas para ter mais energia, ao melhorar seu Pilar do Sono.

A primeira delas tem a ver com o seu horário para acordar. Por conta da rotina, possivelmente você tem uma ideia de que horas deve estar em pé. Então, calcule as horas de sono com base nesse horário: determine a hora de dormir considerando a hora de acordar. Pense assim: para dormir X horas (considere aqui sua quantidade ideal de horas), que horas você precisa ir se deitar todas as noites? Você tem hora para acordar, não tem? Então também precisa ter hora para dormir. Fez sentido?

A segunda dica para ter uma noite de sono adequada é a seguinte: uma hora antes do horário em que você determinou que vai se deitar, limite ou evite totalmente o contato com equipamentos eletrônicos. Isso tem uma razão simples: os eletrônicos emitem radiação e luz. Nosso corpo evoluiu para entender que, enquanto há luz, ainda é dia. Quando o sol se põe, o organismo começa a associar que é hora de se preparar para descansar e regula os hormônios para que sintamos sono e possamos relaxar. Quando há luzes e estímulos, esse processo não acontece de forma pertinente e suficiente para adormecermos e descansarmos com qualidade.

Por isso, uma boa ideia é optar por atividades mais analógicas, como uma leitura, uma conversa com alguém… algo que não prejudique sua higiene noturna.

Por fim, a terceira dica é fazer uma rotina de relaxamento, como uma meditação ou oração, 15 minutos antes do horário de dormir. Com certeza esse hábito vai indicar ao corpo que o horário é de relaxamento e de se desligar dos agito do dia. Esse hábito também tem o potencial de melhorar a qualidade do seu sono, interferindo diretamente na qualidade da sua mente. Lembre-se: o estado da sua mente antes de dormir interfere diretamente na qualidade da sua mente ao longo do sono.

Mais qualidade de vida com Ayurveda

Os conceitos fundamentais do Ayurveda podem ajudar você a ter mais energia e a viver melhor. Quer conhecer de forma gratuita como essa medicina natural milenar pode ser útil para melhorar sua qualidade de vida? Baixe aqui o E-book gratuito Ayurveda!

Abraços e lembre-se sempre: saúde é liberdade!

Matheus

1 comentário em “Como ter mais energia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.