Pular para o conteúdo

Observação do corpo e manutenção da saúde – como alcançar o equilíbrio?

Mariana Poiato - Bióloga e monitora dos cursos "Fundamentos do Ayurveda" e "A Chave"

Saudações estudantes de Ayurveda!
Já sabemos que Ayurveda é uma ciência ancestral que estuda a saúde do ser humano de forma integral, também entendemos que a sabedoria do Ayurveda se fundamenta em várias teorias e princípios, para que possamos avaliar o ser humano como um todo, inserido em um contexto.

Com base nestes conhecimentos, hoje vamos entender como a observação do corpo, realizada diariamente, pode auxiliar na sua busca por mais saúde!

Se você está começando agora, pode saber mais sobre Ayurveda clicando aqui

De acordo com essa filosofia médica milenar, quando um indivíduo está saudável:

  • o corpo apresenta aspectos da digestão adequados;
  • bom funcionamento dos órgãos dos sentidos

(percebe calor e frio, tem visão, audição, olfato e paladar funcionando normalmente);

  • apresenta os ciclos de sono e vigília regulados;
  • possui a vida e a mente agradáveis e
  • se sente feliz

Para conquistar essa “saúde plena” temos uma valiosa dica logo no segundo capítulo do Aṣṭāṅga Hṛdayam.

O livro que utilizamos como base para o curso Fundamentos do Ayurveda, do Vida Veda é o Aṣṭāṅga Hṛdayam, de Vagbhata.
No capítulo do Dinacarya que estão descritas as rotinas diárias para manutenção da saúde, śarīra cinta é a primeira das atividades que devemos fazer, logo depois de acordar.

A.H.Su. 2/1.2 – “Considerando a condição de seu corpo”

Śarīra cinta (em sânscrito) ou a observação do corpo (em tradução para o português) é uma das bases mais importantes dentro das rotinas de cuidado diário do Ayurveda. Podemos, através dessa ferramenta de observação, entender como podemos agir para alcançar o estado de saúde.

Ao praticar esta auto-observação logo que se toma consciência de um novo dia, é possível determinar possíveis desequilíbrios no nosso corpo e mente e também perceber alterações em relação ao dia anterior, na digestão, nos sentimentos, se temos algum incômodo, perceber que ainda não digerimos certas emoções ou entender se estamos ansiosos com alguma novidade, etc.

Devido ao agitado estilo de vida contemporâneo que estamos inseridos, podemos não perceber alterações sutis e demorar para tomar alguma atitude de mudança de rota, ou mesmo não tomar esta atitude a tempo.

Ao perdermos a comunicação e o entendimento das sensações corporais estamos expostos aos mais variados tipos de sofrimento. Para o Ayurveda, o sofrimento é o mesmo que estar doente.

Ca.Su. 9/4 – Qualquer distúrbio no equilíbrio dos dhatus é conhecido como doença e o contrário, o estado de equilíbrio é considerado saúde. Saúde e doença também são definidas como felicidade e sofrimento, respectivamente.

Como podemos alcançar o equilíbrio nos dias atuais?

O equilíbrio (estado de saúde) é individual e é necessário autoconhecimento para alcançá-lo.

Não precisamos nos assustar nem começar a seguir todas as tabelas de rotinas diárias para iniciar este cuidado do nosso corpo, menos ainda precisamos mudar totalmente a vida, de forma radical… Vamos começar pela observação do corpo.

Conheça as Rotinas de dinacarya aqui nos artigos do Vida Veda

Todos os dias quando acordamos temos a nova chance de analisar essas medições e sensações corporais e tentar entender, por meio da observação do corpo, o estado que nos encontramos, o que precisamos fazer ou deixar de fazer para alcançar um ponto de equilíbrio.

O corpo humano é um sistema em que, mesmo com oscilações internas ou do meio externo, trabalha para se manter em um equilíbrio dinâmico. Ao trazer esta compreensão para observação da nossa saúde, podemos entender como se dá a constante busca pelo equilíbrio.

Por onde começamos a observação?

Antes de pular da cama, pare um momento para perceber seu corpo, como se ele estivesse iniciando, você pode começar por algumas perguntas como estas:

  • Logo ao acordar, você tem um tempo para perceber como está o clima?
  • Percebe se dormiu bem, se está com algum desconforto no corpo?
  • Você se levanta e elimina seus malas (excretas) com regularidade diária?
  • Percebe se seu corpo conseguiu completar a digestão da noite anterior?
  • Você está com fome ou sede quando acorda?
  • Você acorda cansada?
  • Já se perguntou quantas horas de sono te deixariam descansada?
  • Entre as estações, você percebe se modifica sua rotina de exercícios ou de alimentação?

Depois de observar essas situações, você pode começar a planejar cuidados com os quatro pilares da sua saúde, como por exemplo:

  • Uma noite melhor de sono, cuidando do ambiente, para que o sono seja restaurador. Talvez você precise de mais um pouco de sono naquele dia. Se você acordou e ainda se sente cansada, por exemplo, pode investigar se as horas de sono foram suficientes e, se for possível, descansar um pouco mais;
  • Poderia inserir alterações na alimentação, como um jantar mais leve, ou mais cedo;
  • Modificar seu café da manhã de acordo com suas necessidades daquele momento;
  • Pensar em uma atividade de movimento diária adequada para sua rotina.

Com observações sobre você e como se sente diariamente, você se manterá sempre atualizada sobre seu corpo e sua saúde

Agora precisamos unir estas informações e começar a observação da nossa realidade com mais atenção

Os sentidos são nosso modo de conhecer e experimentar a realidade. A mente e o corpo humanos são instrumentos imperfeitos para a completa cognição da realidade.

  • Alguns animais por exemplo enxergam muito mais cores que nós, outros ouvem sons que não ouvimos, alguns podem se camuflar e ainda existem animais com sonares e antenas!

Chegamos a algumas conclusões:

A mente humana depende dos órgãos dos sentidos, mas estes são limitados por natureza; Então nossa percepção da realidade é limitada, mesmo se estiver em perfeito estado e for utilizada ao máximo.

Algumas vezes tomamos atitudes sem perceber o motivo real – se é um hábito automático, se é uma necessidade ou algo fisiológico. Com a rotina de observação diária, podemos nos habituar a entender o novo ambiente que acordamos a cada dia.

Cada dia, cada estação, cada ano que passa somos outras pessoas, mudamos em muitos sentidos, mudamos com cada interação, com pessoas, objetos, animais e ambientes.

O Ayurveda, através dos Samhitas, nos mostra que devemos perceber a cada manhã o que precisamos para estarmos conscientes no momento das escolhas do dia a dia. Essa percepção vem da observação do corpo, logo ao acordar em cada novo dia.

O primeiro passo é a observação de quem é você neste momento e como está seu ambiente, depois é agir de acordo com o que precisa para manter o seu equilíbrio.

Pode não ser tão fácil começar, mas logo percebemos que é o início de uma jornada para nos sentirmos mais saudáveis e felizes.

Você pode ter acesso gratuito ao curso A Essência do Ayurveda e entender melhor como começar a estudar Ayurveda!

E este também é um artigo para você levar para sua vida prática, então vou deixar aqui o link do curso A Chave.

Nele você encontra dicas de como aplicar os conhecimentos do Ayurveda no seu dia a dia, na prática, através dos 4 Pilares da Saúde.

Se quiser deixe um comentário ou dúvida sobre esse artigo e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email