Pular para o conteúdo

O que faz um Terapeuta em Ayurveda? 

A medicina Ayurveda é uma das formas mais antigas e abrangentes de Medicina Tradicional do mundo, com raízes que remontam há milhares de anos na Índia.

No Brasil, a medicina Ayurveda vem ganhando cada vez mais destaque ao longo do tempo, sendo hoje uma das Práticas Integrativas e Complementares reconhecidas e praticadas em todo o território nacional. 

Neste cenário, os atores responsáveis pela aplicação e propagação deste conhecimento são os Vaidyas e os Terapeutas em Ayurveda que atuam como elos nessa cadeia de conhecimento milenar, honrando a mestres e gurus que vieram antes deles.

Essa reverência aos precursores desta prática é uma parte essencial da cultura Ayurveda. 

É, portanto, através de práticas validadas há milênios, que terapeutas e vaidyas atuam como agentes fundamentais para a promoção de saúde, fornecendo ferramentas eficazes para a prevenção das doenças e tratamento de patologias.  

Vaidyas e terapeutas são tão essenciais que listam entre uma das quatro pernas do tratamento em Ayurveda no livro Ashtanga Hrdayam, um dos textos clássicos mais recentes do Ayurveda que data aproximadamente 1.500 anos.

O livro, em sua primeira sessão, chamada Sutrasthana, em seu primeiro capítulo, lista também todas as qualidades que um Vaidya deve ter. 

E quais são as características essenciais de um bom profissional em Medicina Ayurveda? 

As Quatro Características

Para uma prática em medicina Ayurveda eficaz e de qualidade, é essencial que Vaidyas e Terapeutas possuam quatro características fundamentais: 

  1. Conhecimento da Ciência Médica: Inclui uma compreensão sólida da teoria, registrada nos Samhitas (referências clássicas). 
  1. Eficiência no Estudo: Os textos clássicos devem ser estudados ampla e profundamente. Quando aliados aos conhecimentos adquiridos pelos ensinamentos de mestres e professores, formam uma base sólida para a execução da prática. 
  1. Experiência Prática: O conhecimento prático é crucial. Faz-se necessário a observação e a participação em atendimentos, rotinas e procedimentos terapêuticos para que se entenda profundamente como eles funcionam na prática. 
  1. Ser Exemplo: Vaidyas e Terapeutas não apenas devem “dar exemplos”, e sim “serem o exemplo”. Essa é uma base importante para uma boa prática do Ayurveda. Faz-se necessário atenção para o manejo de suas próprias emoções, buscando sempre clareza mental e condutas éticas não somente em seu trabalho, mas em sua vida. 

As Habilidades Necessárias 

Para uma prática sólida, eficaz e segura, elementos essenciais no cuidado em saúde de um indivíduo, é importante que Terapeutas e Vaidyas possuam duas habilidades básicas essenciais: realizar diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. 

Capacidade de Diagnosticar (Nidana)

É a capacidade de identificar a doença e o paciente, incluindo a compreensão de alterações que ocorrem no organismo antes que a doença se manifeste (sintomas prodrômicos), as origens e mecanismos que causam as alterações (patogênese da doença), e o raciocínio clínico para descartar outras possíveis condições similares que podem causar sintomas parecidos ao paciente (diagnóstico diferencial). 

O diagnóstico em Ayurveda não se limita a identificar os sintomas da doença.

Envolve uma análise profunda da patogênese da doença, considerando como ela se desenvolveu (desequilíbrio dos doshas) e, principalmente, características relativas ao indivíduo acometido pela patologia naquele momento: constituição biofísica, características climáticas do local onde vive, estações do ano, entre outros aspectos.

Para saber mais sobre o que são doshas e seu papel no desenvolvimento das doenças, clique aqui.

Capacidade de Tratar (Cikitsa)

Além do diagnóstico, terapeutas e vaidyas da medicina Ayurveda devem ser capazes de desenvolver e administrar tratamentos eficazes para o paciente.

Isso envolve a eliminação da causa do problema (nidana parivarjana) e a aplicação de terapias como shamana e shodhana. 

Deve-se lembrar que uma das características da Medicina Ayurveda é o reconhecimento de que cada ser humano é único, cada qual com suas características físicas, emocionais e contextos de vida diferentes entre si.

Dessa forma, o cuidado proposto para cada pessoa é único e individualizado, onde o foco não se concentra no tratamento da doença, e sim do ser humano que por ela é acometido. 

Além disso, o paciente desempenha um papel ativo em seu próprio tratamento, seguindo as orientações do Vaidya e fazendo as mudanças necessárias em sua vida para promover a cura.

Se o Vaidya é a primeira das quatro pernas do tratamento em Ayurveda, o paciente é mais um dos quatro fatores. 

Abordagens Terapêuticas em Medicina Ayurveda 

Uma vez realizado o diagnóstico da condição patológica que acomete um indivíduo, terapeutas e vaidyas, utilizando-se de seus conhecimentos adquiridos e de experiência com a prática clínica, identificam as melhores formas de tratamento para o ser humano acometido pelo problema de saúde.

As referências clássicas utilizadas há milênios fundamentam a prática destes profissionais para a utilização de três abordagens terapêuticas: 

  • Eliminar a Causa do Problema (Nidana Parivarjana): Envolve a identificação e a remoção da causa subjacente da doença, permitindo que o corpo se cure naturalmente. 
  • Shamana Cikitsa: Shamana refere-se à terapia de “apaziguamento” (ou pacificação) dos doshas que levaram ao desiquilíbrio e provocaram as manifestações da doença, através de técnicas de tratamentos específicos utilizados para aliviar os sintomas e restaurar o equilíbrio no corpo. 
  • Shodhana Cikitsa: Shodhana compreende um conjunto de terapias utilizadas “expulsar” do corpo o dosha agravado que levou ao desenvolvimento do desequilíbrio corporal com consequente desenvolvimento da doença do indivíduo. Estas terapias devem ser realizadas sob supervisão de Vaidyas e Terapeutas habilitados, em locais próprios e adequados aos procedimentos necessários.  

Como se tornar um Terapeuta em Ayurveda? 

A prática da medicina Ayurveda deve ser pautada e enraizada nas tradições desta forma de medicina. Desta maneira, para se tornar um terapeuta Ayurveda é fundamental que haja dedicação aos estudos e conhecimento prático em Medicina Ayurveda. 

Desde 2022 o Vida Veda oferece o Vidyalaya, uma formação extensa e profunda que contempla durante o período de formação todos os conhecimentos e desenvolvimento de habilidades necessárias para a formação de um Terapeuta em Ayurveda de excelência. 

Em nossa formação, o estudante é estimulado desde o início do curso ao desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a prática clínica do terapeuta em Ayurveda, através do Grupo de Estudos de Casos Clínicos (GECC).

Nesta atividade, estudantes em formação e profissionais já formados se reúnem para discutirem abordagens de diagnóstico e tratamento de casos clínicos reais, sob supervisão do Vaidya Matheus Macêdo. 
 
Quer fazer parte deste grupo e se tornar um terapeuta em Ayurveda de excelência? Ou você já é terapeuta, e quer aperfeiçoar seus conhecimentos?
Junte-se à nós e faça parte da família Vida Veda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email