Pular para o conte√ļdo

Carambola faz mal? Um olhar sob a perspectiva Ayurvédica

Por Matheus Macêdo

Originária do Sudeste Asiático, a carambola é uma fruta de formato estrelado com sabor agridoce que foi introduzida no Brasil em 1817, no estado de Pernambuco.

Devido ao clima do Nordeste brasileiro, ela passou a ser produzida em vários estados e a fazer parte da imensa variedade de frutas que nós temos disponíveis no Brasil.

Mas, h√° quem diga que carambola faz mal. Se voc√™ quer tirar essa d√ļvida, ent√£o continua comigo. Vou te contar se voc√™ tem que parar de comer carambola ou n√£o.

A resposta é sim, carambola faz mal

Se você já ficou chateada logo de início e quer parar a leitura por aqui, tudo bem. Mas eu te aconselho a ficar e entender porque carambola faz mal.

E existem dois motivos principais para isso:

Carambola faz mal porque é muito rica em oxalato

Oxalato, ou √°cido ox√°lico, √© uma subst√Ęncia encontrada em diversos alimentos, dentre eles, a carambola. Quando √© consumido, ele acaba sendo excretado pelo corpo na urina. E, nesse processo, pode gerar res√≠duos que podem se depositar nos seus rins, gerando as famosas pedras nos rins ou c√°lculos renais.

Se voc√™ comer uma carambola, vai ter problema? Talvez sim, mas provavelmente n√£o. 

Depende se o seu organismo j√° est√° com sobrecarga de oxalato e se as suas fun√ß√Ķes renais est√£o saud√°veis.

Vale lembrar que o oxalato também é encontrado na beterraba, na linhaça, tomate, espinafre e laranja, por exemplo, mas a concentração nas carambolas é bastante considerável.

E se você já tem algum tipo de problema renal, tem que ter atenção redobrada com o consumo de carambola. Aliás, eu diria até para você eliminar ela da sua dieta, só por segurança.

Isso porque a carambola não tem tantos nutrientes ou vitaminas que justifiquem você correr esse risco. Outras frutas, legumes e verduras podem substituí-la facilmente.

Carambola faz mal porque tem uma neurotoxina

A carambola tem um neurotoxina, uma subst√Ęncia que √© t√≥xica para o seu sistema nervoso, chamada caramboxina (acredite se quiser).

De acordo com um estudo da USP – Universidade do Estado de S√£o Paulo, essa toxina √© capaz de levar pacientes com insufici√™ncia renal cr√īnica a √≥bito. Isso porque o rim desses pacientes √© incapaz de filtrar a toxina.

Ent√£o, a caramboxina cai na corrente sangu√≠nea e chega ao sistema nervoso central, podendo levar a sintomas como convuls√Ķes, agita√ß√£o mental, coma e at√© a morte.

Outros sintomas menos graves s√£o solu√ßo, n√°usea, v√īmito, dores abdominais, fraqueza, dispn√©ia e hipertens√£o, dentre outros.

Se você não viu minha live sobre o assunto, aproveita e assiste agora:

E o que o Ayurveda fala sobre a carambola?

Na verdade, a carambola n√£o √© muito utilizada no Ayurveda at√© onde eu sei, embora ela seja muito comum na √ćndia. Existem at√© estudos que apontam que ela pode ser usada no tratamento de algumas doen√ßas, como por exemplo, s√≠ndrome do intestino irrit√°vel.

E, se você acompanha a leitura do Ashtanga Hrdayam, que eu realizo toda quarta-feira ao meio-dia do horário de Brasília, sabe que até mesmo os piores venenos podem ser usados como medicamento, desde que usados da maneira certa.

Nesse sentido, a carambola tamb√©m pode ser usada em casos de febre, dor de garganta, asma, tosse, dor de cabe√ßa cr√īnica e inflama√ß√Ķes da pele.

Estudos fitoquímicos e farmacológicos indicam que o extrato da folha, frutos e raízes da caramboleira possuem saponinas, flavonóides, alcalóides e taninos, que contêm propriedades antioxidantes e curativas.

Al√©m disso, a carambola tem propriedades anti-inflamat√≥rias e antimicrobianas. E tamb√©m pode ser usada para aliviar sintomas de √ļlceras.

Comer carambola ou n√£o?

Como voc√™ pode ver, a carambola √© uma fruta contradit√≥ria. Ao mesmo tempo em que oferece diversos benef√≠cios para tratamentos espec√≠ficos, ela tamb√©m pode causar s√©rios danos √† sa√ļde. Por isso, √© importante que voc√™ conhe√ßa as propriedades dos alimentos e como eles agem no seu corpo.

E o ponto de partida é entender o que te faz bem e o que te faz mal. Isso é simples, é só você observar como seu organismo reage depois de se alimentar.

O segundo passo √© entender com mais profundidade quais s√£o as caracter√≠sticas de cada alimento que podem te fazer bem ou n√£o. Assim, voc√™ pode escolher sozinha o que comer e o que n√£o comer para ter uma boa sa√ļde.

Esse √© o foco principal do curso O Poder das Ervas, que est√° dispon√≠vel no Nilaya, a Comunidade do Vida Veda. Neste curso, eu trago sempre um alimento muito consumido por todo mundo, como c√īco, coentro, jasmim, linha√ßa, dentre outros, e abordo suas propriedades de acordo com o Ayurveda.

Então, se você quiser se aprofundar mais nesses alimentos e no que eles têm a te oferecer, te convido a conhecer o Nilaya РA Comunidade do Vida Veda.

Abra√ßos e lembre-se sempre: SA√öDE √Č LIBERDADE!

1 coment√°rio em “Carambola faz mal? Um olhar sob a perspectiva Ayurv√©dica”

  1. NAIR DE OLIVEIRA BASTOS LENTULIUS

    Bom dia! Eu aconselho a ningu√©m comer CARAMBOLA, pois hoje sou renal cr√īnica gra√ßas a essa fruta, vcs podem ate n√£o acreditar , mas √© a mais pura verdade! Venho aqui contar meu relato: em 2016 comi muita carambola, qdo digo muita foram umas 7 no total de uma s√≥ vez e era das maiores, na √©poca n√£o sabia dos perigos da toxina da mesma! Uma semana depois come√ßaram alguns sintomas, mas n√£o atentei, passados um m√™s e pouco e passei muito mal e fui no hospital, la eu ja estava con icter√≠cia e os sintomas, fui internada , minha fun√ß√£o renal estava nas alturas e comecei a fazer hemodi√°lise, aconteceu v√°rias coisas… Fiz HD durante um ano e 5 meses, hj estou em estado conservador! Tem muita hist√≥ria nesse per√≠odo! So fiz um resumo, por isso pe√ßo que tenham muito cuidado com os exessos.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email