Alimentação ayurveda: o que é, principais benefícios e como fazer

Os que me acompanham há um tempo sabem que estou sempre falando sobre a importância de estar conectado com o seu próprio corpo e em perfeito equilíbrio.

Aqui no Vida Veda, praticamos Ayurveda de acordo com os textos mais antigos dessa ciência, chamados de Samhitas — e uma forma que eu encontrei de sistematizar todo esse conhecimento foi desenvolver os 4 Pilares da Saúde: alimentação, sono, movimento e silêncio.

Esses pilares funcionam como uma roda de um carro e devem agir em conjunto. Ou seja, se um deles não está bom, a sua saúde também não está e, como consequência, o seu corpo não está em equilíbrio.

No Ayurveda, a sua saúde começa pelos alimentos que você ingere e, neste artigo, o meu foco será falar justamente sobre o primeiro pilar: a alimentação.

Afinal, quais são os benefícios da alimentação ayurveda e como efetivamente construir uma vida com mais energia, saúde e vitalidade através dos alimentos? Continue lendo para entender melhor!


A lógica da alimentação ayurveda

Você já ouviu a frase “você é o que você come”? No Ayurveda, entendemos, na verdade, que você é o que absorve daquilo que você come.

Vou explicar melhor: segundo o Ayurveda, agni é a sua capacidade de digerir alimentos, absorvê-los e assimilar os nutrientes através do equilíbrio da mente. Quando o agni está em equilíbrio, os nutrientes necessários são absorvidos e é possível sentir uma sensação de leveza (corpo e mente).

Por outro lado, se o seu agni não está bom o suficiente, a sua capacidade digestiva e a harmonza também não estará. Talvez você esteja se perguntando: Mas Matheus, como prestar atenção nesses detalhes?

Pois bem, a lógica da alimentação ayurvédica está na autopercepção. Depois que você come determinada fruta, como você se sente? E após o almoço? Você está realmente com fome ou é emocional?


O segredo de uma alimentação saudável

Basicamente, além de se preocupar com a qualidade dos alimentos que você está ingerindo, preocupe-se também com o agni, escolhendo a quantidade e a frequência adequada que fazem bem para o seu corpo.

Lembra dos textos Samhitas que falei no início do artigo? Uma das inúmeras frases importantes dos livros é: “Força, saúde, longevidade e vitalidade dependem de agni”. Percebe a dimensão da auto-avaliação?

Costumo falar aos meus pacientes sobre a importância de comer três vezes ao dia: café da manhã, almoço e jantar — é o que chamo de ciclo de alimentação com três refeições. A partir disso, é possível digerir todos os alimentos de maneira adequada, sem excessos e sem comer industrializados.

Leia mais: Dosha no Ayurveda: O que São, Características e Importância


Benefícios da alimentação ayurvédica

A alimentação no Ayurveda está diretamente relacionada com o autoconhecimento, trabalhando com as individualidades de cada indivíduo e criando uma consciência alimentar. Quando colocada em prática, melhora a digestão e equilibra a sua saúde física, mental e emocional e espiritual.

É a partir dela que fazemos questionamentos sobre o que estamos consumindo: eu estou preservando a minha saúde através da alimentação? 

Na nutrição ayurveda, são consumidos alimentos naturais e pouco processados, ricos em vitaminas, fibras e minerais essenciais para o nosso organismo.

Quando nos dedicamos à alimentação na medicina ayurveda, ajudamos também o nosso corpo na prevenção de diversas doenças, como diabetes, pressão alta e obesidade. De forma geral, a prática possui caráter preventivo e terapêutico. 


Como colocar a nutrição ayurveda em prática?

Antes de te apresentar algumas dicas básicas para colocar a nutrição ayurveda em prática, vou dar alguns passos para trás e falar sobre as seis estações básicas no Ayurveda.

São elas:

  • Shishira: final do inverno;
  • Vasanta: primavera;
  • Grishma: verão;
  • Sharad: outono;
  • Hemanta: início do inverno.

Essas mudanças influenciam tanto os ciclos maiores da natureza quanto o nosso próprio  corpo, alterando os nossos doshas e até mesmo o equilíbrio. E por que estou falando disso?

Porque o Ayurveda apresenta a importância de se adaptar para cada estação e suas condições climáticas — inclusive a alimentação.

A mudança não deve ser radical: uma semana antes e uma semana depois do início da nova estação, mude gradativamente a sua rotina alimentar. Esse período de transição é o que chamamos de Rtusandhi em sânscrito, traduzido para o português como “a junção das estações”.

Basicamente, é através dos alimentos que vamos refrescar ou aquecer o nosso corpo, eliminando as toxinas e entrando em perfeito equilíbrio (você se lembra do agni? A digestão dos alimentos é essencial também em todas as estações do ano!).

A primeira etapa, portanto, é entender o ritmo do seu corpo. Como ele reage com cada alimento? Como as estações do ano influenciam na sua saúde e mente? A consciência alimentar é o caminho para cura.

No Ayurveda, reforçamos a importância de ouvir o seu próprio corpo. Por isso, preste atenção nas suas manifestações de fome e emocional!

Atente-se também para a qualidade das comidas que você está colocando para dentro do seu corpo. Falo sempre para os meus pacientes a importância da comida de verdade, ou seja, fresca e orgânica, trazendo sempre uma maior concentração de nutrientes.

Os chás ayurvédicos também são muito bem-vindos na alimentação, compostos de ervas e especiarias estabelecidas de acordo com o tipo de dosha.

No vídeo a seguir, falo com mais detalhes sobre a escolha dos alimentos. Então, assista!


Conclusão

Aprender a se observar é um dos princípios para colocar a alimentação ayurveda em prática. Portanto, tenha paciência consigo mesmo e siga em frente!

Lembre-se que saúde é LIBERDADE!


Aproveite e compartilhe este artigo com seus familiares e amigos!

Um grande abraço,

Vd. Matheus Macêdo

3 comentários em “Alimentação ayurveda: o que é, principais benefícios e como fazer”

  1. Amo a cada passo disso tudo com tanta simplicidade e intensa complexidade que na busca e observações… segue ao encontro à saúde e bem estar do interior e exterior…
    Maravilha tentar compreender e viver passo a passo desfrutando da essência perfeita de cada indivíduo na sua integridade da Vida !!!
    Gratidão profunda 💎💎💝💝

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vida Veda Logotipo