Pular para o conteúdo

Agni no Ayurveda: o que é, tipos e como melhor o seu poder digestivo

“Força, saúde, longevidade e vitalidade dependem de agni”. Essa frase não é minha, é do Caraka Samhita, um dos livros mais antigos do Ayurveda e que traz, de forma bastante direta, qual é a importância do agni para a manutenção da saúde de qualquer pessoa.

Quando a gente fala de agni no Ayurveda, costuma associar com a capacidade de digerir alimentos. Ou seja, de colocar um brócolis na sua boca, mastigar, engolir e processar esse brócolis até que ele se torne você.

Mas de maneira mais ampla, agni é a sua capacidade de pegar alimentos, sentimentos, ideias, pensamentos, emoções, enfim, tudo o que é externo, e transformar em quem você é.

E hoje a gente vai explorar um pouco mais essa capacidade de transformação do seu organismo. 

Continue a leitura e confira:

  • – O que é agni, afinal?
  • – Agni é a base de tudo
  • – Quais são os tipos de agni segundo o Ayurveda?
  • – Doshas e digestão segundo o Ayurveda
  • – Como melhorar a sua digestão de acordo com o Ayurveda
  • – Conclusão sobre agni no Ayurveda

Prefere ouvir o podcast? É só dar o play!

O que é agni, afinal?

Na prática do Ayurveda, agni está relacionado com a sua capacidade de transformação de elementos externos em internos.

Quando você consome um alimento, ele é quebrado em partículas cada vez menores e transformado ao longo de diversos processos até que o seu corpo seja capaz de absorver esse alimento em forma de nutrientes e expulsar o que não for usado por meio das suas excretas.

Esses elementos que são absorvidos servem para nutrir o seu corpo, para que ele se mantenha saudável. Mas a qualidade dessa nutrição está diretamente relacionada com a qualidade das bebidas e comidas que você consome e também com a sua capacidade de digerir esses alimentos.

Isso quer dizer que, mesmo que você tenha uma alimentação saudável, se o seu agni não está saudável, seu corpo vai deixar de obter os nutrientes que precisa. E isso pode levar a doenças.

E é a partir dessa observação que o Charaka Samhita, o texto mais clássico do Ayurveda, afirma que a sua saúde depende de um agni equilibrado. E tudo isso começa nas suas células. Quer dizer, o agni é a base de tudo.

Agni é a base de tudo

Todas as nossas células só se multiplicam a partir da nutrição. Então, a célula bem nutrida pode se multiplicar, realizar suas funções adequadamente e, inclusive, se regenerar. E já deve estar óbvio para você, mas acho que vale a pena enfatizar aqui que quanto melhor é a qualidade dessa nutrição, mais saudável é o corpo que você constrói.

— Ah, Matheus, então é daí que vem a frase “você é o que você come”!

Sim. Essa frase fala sobre o quão importante é a alimentação. Mas quando alguém fala “você é o que você come”, isso sugere que o alimento que você ingere se transforma no seu corpo. Ou seja, a saúde do seu corpo depende da qualidade do alimento que você come e nada mais.

Mas a verdade é que, na perspectiva do Ayurveda, você não é apenas o que você come, mas sim o que você digere e absorve do que você come. E nesse processo entre comer, digerir e absorver, existe algo fundamental: o agni, a sua digestão.

Colocando em termos práticos, imagine que você vai comer uma maçã. Se a sua digestão está ruim, você não vai conseguir digerir a maçã direito.

E aí existem dois caminhos para essa maçã mal digerida: o primeiro é sair do seu corpo sem ser absorvida. O segundo é essa maçã mal digerida ficar parada no seu organismo, o que a gente chama de “ama” no Ayurveda. O ama, então, bloqueia o fluxo natural dos doshas, causando uma série de desequilíbrios na sua fisiologia.

Mas esse é um assunto para outro vídeo. Hoje eu quero falar só de agni com você. E para dar um passo a mais nesse tema, vamos falar sobre quais são os tipos de agni segundo o Ayurveda?

Quais são os tipos de agni segundo o Ayurveda?

De acordo com o Charaka Samhita, existem treze tipos de agni e eles são divididos em três categorias: jatharagni, bhutagni e dhatvagni.

Jatharagni é o principal tipo de agni e é o responsável pela digestão dos alimentos no seu trato intestinal mesmo. Normalmente, quando a gente se refere a agni, está falando de jatharagni, ou seja, o fogo digestivo.

O segundo tipo de agni é o bhutagni, ou seja, o agni responsável por transformar os alimentos digeridos em elementos químicos essenciais que constituem o nosso corpo, que a gente chama de panchamahabhutas.

O termo “panch” significa “cinco”, “maha” significa “grande” e “bhuta” significa elementos, aqui. Portanto, nós temos cinco agnis que processam os cinco elementos primordiais da natureza:

  • – nabhasa ou akasha (espaço);
  • – vayu (ar);
  • – tejas ou agni (fogo);
  • – apya ou jala (água);
  • – prthvi (terra).

A terceira categoria de agni é dhatvagni, ou seja, o agni dos tecidos. Cada tecido do seu corpo tem um agni próprio, responsável por transformar os nutrientes em alimento para os tecidos.

De acordo com o Ayurveda, a gente tem sete dhatus ou tecidos que sustentam o corpo. Cada um deles tem um metabolismo específico. Os tecidos do corpo são:

  1. rasa;
  2. rakta;
  3. mamsa;
  4. medo;
  5. asthi;
  6. majja;
  7. shukra.

Aí basta adicionar a palavra agni do lado de cada um deles que você tem o nome do agni de cada um. fácil, né?

Como você pode ver, a capacidade digestiva, segundo a medicina ayurvédica, não está limitada ao seu sistema digestivo. Ela está em todo o corpo. E quando existe qualquer desequilíbrio em um desses agnis, você pode ter problemas digestivos e absortivos, o que pode levar ao desequilíbrio dos doshas.

Doshas e digestão segundo o Ayurveda

Resgatando um pouco do que a gente falou até aqui, se você tem um problema de digestão, isso pode gerar desequilíbrios nos doshas.

Você pode perceber esses desequilíbrios observando a intensidade da sua digestão no dia a dia e, a partir daí, buscar maneiras de equilibrar o seu agni e, claro, os doshas.

Para isso, o Ayurveda classifica a digestão em quatro padrões, de acordo com a predominância dos doshas no agni:

  • – Quando existe uma influência de vata dosha na digestão, a gente chama isso de vishamagni. Vishama significa “irregular”, então às vezes vai ser mais rápida, às vezes mais lenta, às vezes normal;
  • – Quando existe uma influência de pitta dosha na digestão, a gente chama isso de tikshnagni. Tikshna significa intenso e sugere que a digestão está muito forte e acelerada, o que pode causar muita sede e fome. esse padrão muito intenso de digestão também pode afetar os tecidos do corpo, porque depois que o agni termina com a comida, ele pode seguir em frente e digerir os tecidos;
  • – Quando existe uma influência de kapha dosha na digestão, a gente chama isso de mandagni. Essa é a digestão mais lenta. quando a pessoa tem mandagni, pode sentir peso no estômago, sensação de estufamento e demora para perceber que a digestão foi feita;
  • – O quarto tipo de digestão é aquele em que todos os doshas estão equilibrados. Ele é chamado de samagni. Sama significa equilibrado, ou seja, é a digestão ideal de qualquer pessoa saudável.

Sabendo de tudo isso, o mais natural é você levantar a mão agora e me perguntar como melhorar a sua digestão de acordo com o Ayurveda.

Como melhorar a sua digestão de acordo com o Ayurveda

Bom, de forma simples e direta, a qualidade da sua digestão ou do seu agni deriva do seu estilo de vida. E a alimentação, é claro, tem uma forte influência sobre isso.

Se você mantém uma alimentação saudável, seu agni tende a ser mais equilibrado. Mas, se você costuma comer alimentos gordurosos, com pouca qualidade nutricional ou que são pró-inflamatórios, seu agni fica prejudicado. Por isso, o primeiro passo para ter uma boa digestão de acordo com o Ayurveda é observar a qualidade dos alimentos que você ingere.

– Leia também: Alimentação Ayurveda: o que é, principais benefícios e como fazer

O segundo ponto que você precisa considerar para ter uma boa digestão é a equação frequência x quantidade. Se você come várias vezes ao dia, sem dar tempo de o seu organismo digerir as refeições direito, seu poder digestivo vai ficar prejudicado.

Imagine que seu agni é uma fogueira. Com a quantidade certa de lenha, essa fogueira se mantém acesa para sempre. Mas se você for colocando mais e mais lenha sem necessidade, o fogo apaga. O mesmo acontece com a sua digestão.

Se você reduz a frequência das refeições, também tem que observar a quantidade de alimento a cada refeição, para garantir que o seu corpo tenha a quantidade de nutrientes suficiente para gerar a energia que você precisa para fazer as suas tarefas do dia a dia, mas sem sobrecarregar o seu corpo com mais comida do que ele pode digerir. Então a quantidade de comida que você coloca no seu prato também influencia na qualidade da sua digestão.

– Leia também: Quantas refeições você deveria fazer por dia?

Conclusão sobre agni no Ayurveda

Esses eram os pontos mais importantes que eu queria compartilhar com você sobre agni e digestão de acordo com o Ayurveda.

É claro que esse conhecimento vai muito além do que eu te contei aqui, por isso, se você ficou interessada em aprender mais sobre a importância da digestão no Ayurveda e como melhorar o seu processo de digestão de forma natural, eu recomendo que você faça o Certificado nos Fundamentos do Ayurveda.

Nele, você encontra as bases que precisa para navegar o conhecimento do Ayurveda com segurança e aplicá-lo no seu dia a dia sem erros.

São 21 horas de conteúdo online onde você vai se aprofundar nos doshas, dhatus e malas; na importância da digestão; nos tratamentos segundo o Ayurveda e, como não poderia deixar de ser, nas rotinas diárias e sazonais que você deveria adotar para ter uma vida mais saudável.

Para conhecer o Certificado nos Fundamentos do Ayurveda é só clicar no banner que eu vou deixar aqui embaixo.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

Banner para Certificado nos Fundamentos do Ayurveda

1 comentário em “Agni no Ayurveda: o que é, tipos e como melhor o seu poder digestivo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email