Cuidados com a saúde na primavera: 8 dicas essenciais do Ayurveda

Rinite, bronquite, conjuntivite, sinusite… Algumas dessas inflamações surgem no seu corpo para indicar que a primavera está chegando? Saiba que não é preciso ser assim! Com certeza você pode sentir que a estação das flores chegou sem perder a energia e a vitalidade tendo alguns cuidados com a saúde na primavera

Como aproveitar essa estação sem tantos problemas? O que o Ayurveda fala sobre a saúde nessa época do ano? Continue lendo e entenda mais da relação entre o Ayurveda e a saúde na primavera. 

Ayurveda e as estações

No Ayurveda, temos seis estações básicas: 

  • Shishira: final do inverno 
  • Vasanta: primavera 
  • Grishma: verão 
  • Sharad: outono 
  • Hemanta: início do inverno 

De fato, as estações não começam exatamente num dia e terminam em outro. Assim, há um período de transição entre elas, e nosso corpo vai se adaptando às condições climáticas.

No período de, mais ou menos, uma semana antes e uma semana depois do início da estação específica, você deve ir mudando gradativamente as rotinas, isto é, deixando aos poucos as rotinas da estação anterior e começando as rotinas da próxima estação. 

Esse período de transição, em sânscrito, é chamado de Rtusandhi, que significa “a junção das estações”. 

Antes da primavera, a estação é o inverno. Nesse caso, o que acontece com o corpo e com os doshas no inverno? 

O Kapha dosha aumenta. Ao contrário de Vata e Pitta, que se expandem quando agravam, o Kapha dosha endurece, por causa das características desse dosha, como a oleosidade, por exemplo. 

Se você não conhece os doshas, assista a este vídeo.

Para entender o que acontece com Kapha dosha no inverno, pense em um pote de óleo de coco. Em temperatura ambiente, o óleo de coco é mais espesso. Mas, se você coloca na geladeira, ele endurece. Quando você esquenta o óleo ou a temperatura do ambiente está mais alta, o óleo de coco fica líquido. Então, é mais ou menos isso que acontece com o Kapha dosha.

Como no fim do inverno a temperatura do ambiente está bem mais fria, em vez de de agravar/expandir, o Kapha dosha endurece. Quando vamos nos encaminhando para a primavera e a temperatura aumenta, o Kapha, que se solidificou no inverno, se liquefaz. Ou seja, ele se espalha pelo nosso corpo, potencialmente criando alguns problemas. 

Problema comum da primavera: redução do Agni

O Agni é nossa capacidade digestiva. 

A redução da capacidade digestiva pode gerar muitas doenças. Dessa forma, para evitar que isso aconteça, o Kapha dosha precisa ser controlado. E uma das formas de fazer isso é com o Panchakarma, isto é, uma espécie de desintoxicação ayurvédica.

Entre as cinco modalidades de terapia do Ayurveda, a mais indicada para o tratamento de Kapha dosha é chamada de Vamara Karma, a êmese terapêutica. 

Para entender sobre panchakarma, assista a este vídeo

Outra maneira de controlar o agravamento de Kapha na primavera é seguir as recomendações do terceiro capítulo do Ashtanga Hrdayam, texto clássico do Ayurveda de mais ou menos 1.500 anos de idade. 

No capítulo 3, o texto aborda o Rtucharya, as rotinas sazonais que você deveria adotar para ter uma vida mais saudável. 

Com base neste capítulo, vou te dar oito dicas essenciais do Ayurveda para os cuidados com a saúde na primavera.

1. Consuma alimentos leves 

Conforme o Kapha vai se liquefazendo no corpo, a digestão enfrenta dificuldades. Por isso, mudar a alimentação é importante para facilitar a digestão. Aliás, prefira alimentos mais secos, para compensar o excesso de umidade circulando pelo corpo. 

Além disso, prefira alimentos cozidos em vez de alimentos crus, porque são mais fáceis de digerir. 

Outro ponto é evitar os sabores doces e azedos. Se você quer conhecer mais sobre a questão dos sabores no Ayurveda, assista a este vídeo

2. Alimentos que fortaleçam a digestão

Mais um cuidado com a saúde na primavera é consumir alimentos que fortaleçam o Agni, ou seja, o seu poder digestivo. 

Alimentos com sabor picante são uma boa opção, assim como chás que estimulem a digestão, como de gengibre. 

3. Não dormir durante o dia

Esta é uma importante recomendação dos Samhitas ayurvédicos. Afinal, o sono diurno prejudica a digestão e, também, pode agravar o Kapha dosha.

Por isso, evite os cochilos durante o dia e cuide do seu sono noturno, um cuidado com a saúde que você verá logo abaixo.

4. Dormir em locais agradáveis

Com clima mais quente e as pessoas mais ativas, pode ser que seu sono fique prejudicado na primavera. Por isso, procure dormir em locais agradáveis, sempre em silêncio, para preservar o seu templo do sono.

Aliás, se você tem problema de insônia ou precisa de ajuda para melhorar o seu sono, assista a este vídeo.

5. Praticar atividades físicas

Ter uma prática ativa de exercícios é uma estratégia essencial para manter o Kapha sob controle. Uma vez que a atividade física faz parte das rotinas diárias do Ayurveda, a recomendação é que todos os dias, sem falta, o movimento esteja presente.

6. Massagens fortes

Como o Kapha se acumulou durante o inverno e, na primavera, começa a se liquefazer, é uma recomendação dos Samhitas ayurvédicos que você faça massagens mais fortes, como drenagem linfática, por exemplo.

Você também pode procurar um bom terapeuta ayurvédico que faça Udwartana, isto é, um tipo de massagem com pós-medicados. Sem dúvida, isso vai ajudar a eliminar a oleosidade do corpo

7.  Presença

Para ter cuidados com a saúde na primavera ou em qualquer outra estação do ano, você precisa ter presença. Entendendo seu momento presente, fica mais fácil ouvir os sinais do seu corpo e entender do que ele precisa em cada momento.

Na primavera, costumamos ter menos fome, um sinal de que nosso Agni está mais fraco e precisa de uma alimentação diferenciada. Também há a tendência de ficarmos mais dispostos, com energia. Isso indica que é preciso ter mais movimento. 

8.  Aproveitar a primavera

Por fim, a última dica para ter uma primavera mais feliz é aproveitar este momento único do ano. Os textos clássicos do Ayurveda orientam que todos se cerquem de pessoas queridas, tenham passatempos agradáveis e se conectem com a natureza. 

Assim, a qualidade de vida é melhor, consequentemente, sua saúde também. 

Essas foram algumas dicas para ter cuidados de saúde na primavera. Mas há muito mais! 

Certificado nos Fundamentos do Ayurveda

Se você quer navegar pelo conhecimento ayurvédico com segurança e de forma prática, conheça o curso Certificado nos Fundamentos do Ayurveda, com todas as ferramentas necessárias para ter uma vida mais saudável. 

Se você quer navegar pelo conhecimento ayurvédico com segurança e de forma prática, conheça o curso Certificado nos Fundamentos do Ayurveda, com todas as ferramentas necessárias para ter uma vida mais saudável. 

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.