Pular para o conte√ļdo

Cuidados com a sa√ļde na primavera: 8 dicas essenciais do Ayurveda

Rinite, bronquite, conjuntivite, sinusite‚Ķ Algumas dessas inflama√ß√Ķes surgem no seu corpo para indicar que a primavera est√° chegando? Saiba que n√£o √© preciso ser assim! Com certeza voc√™ pode sentir que a esta√ß√£o das flores chegou sem perder a energia e a vitalidade tendo alguns cuidados com a sa√ļde na primavera

Como aproveitar essa esta√ß√£o sem tantos problemas? O que o Ayurveda fala sobre a sa√ļde nessa √©poca do ano? Continue lendo e entenda mais da rela√ß√£o entre o Ayurveda e a sa√ļde na primavera.¬†

Ayurveda e as esta√ß√Ķes

No Ayurveda, temos seis esta√ß√Ķes b√°sicas: 

  • Shishira: final do inverno 
  • Vasanta: primavera 
  • Grishma: ver√£o 
  • Sharad: outono 
  • Hemanta: in√≠cio do inverno 

De fato, as esta√ß√Ķes n√£o come√ßam exatamente num dia e terminam em outro. Assim, h√° um per√≠odo de transi√ß√£o entre elas, e nosso corpo vai se adaptando √†s condi√ß√Ķes clim√°ticas.

No per√≠odo de, mais ou menos, uma semana antes e uma semana depois do in√≠cio da esta√ß√£o espec√≠fica, voc√™ deve ir mudando gradativamente as rotinas, isto √©, deixando aos poucos as rotinas da esta√ß√£o anterior e come√ßando as rotinas da pr√≥xima esta√ß√£o. 

Esse per√≠odo de transi√ß√£o, em s√Ęnscrito, √© chamado de Rtusandhi, que significa ‚Äúa jun√ß√£o das esta√ß√Ķes‚ÄĚ. 

Antes da primavera, a esta√ß√£o √© o inverno. Nesse caso, o que acontece com o corpo e com os doshas no inverno? 

O Kapha dosha aumenta. Ao contr√°rio de Vata e Pitta, que se expandem quando agravam, o Kapha dosha endurece, por causa das caracter√≠sticas desse dosha, como a oleosidade, por exemplo. 

Se você não conhece os doshas, assista a este vídeo.

Para entender o que acontece com Kapha dosha no inverno, pense em um pote de óleo de coco. Em temperatura ambiente, o óleo de coco é mais espesso. Mas, se você coloca na geladeira, ele endurece. Quando você esquenta o óleo ou a temperatura do ambiente está mais alta, o óleo de coco fica líquido. Então, é mais ou menos isso que acontece com o Kapha dosha.

Como no fim do inverno a temperatura do ambiente est√° bem mais fria, em vez de de agravar/expandir, o Kapha dosha endurece. Quando vamos nos encaminhando para a primavera e a temperatura aumenta, o Kapha, que se solidificou no inverno, se liquefaz. Ou seja, ele se espalha pelo nosso corpo, potencialmente criando alguns problemas. 

Problema comum da primavera: redução do Agni

O Agni √© nossa capacidade digestiva. 

A redução da capacidade digestiva pode gerar muitas doenças. Dessa forma, para evitar que isso aconteça, o Kapha dosha precisa ser controlado. E uma das formas de fazer isso é com o Panchakarma, isto é, uma espécie de desintoxicação ayurvédica.

Entre as cinco modalidades de terapia do Ayurveda, a mais indicada para o tratamento de Kapha dosha √© chamada de Vamara Karma, a √™mese terap√™utica. 

Para entender sobre panchakarma, assista a este vídeo

Outra maneira de controlar o agravamento de Kapha na primavera √© seguir as recomenda√ß√Ķes do terceiro cap√≠tulo do Ashtanga Hrdayam, texto cl√°ssico do Ayurveda de mais ou menos 1.500 anos de idade. 

No cap√≠tulo 3, o texto aborda o Rtucharya, as rotinas sazonais que voc√™ deveria adotar para ter uma vida mais saud√°vel. 

Com base neste cap√≠tulo, vou te dar oito dicas essenciais do Ayurveda para os cuidados com a sa√ļde na primavera.

1. Consuma alimentos leves 

Conforme o Kapha vai se liquefazendo no corpo, a digest√£o enfrenta dificuldades. Por isso, mudar a alimenta√ß√£o √© importante para facilitar a digest√£o. Ali√°s, prefira alimentos mais secos, para compensar o excesso de umidade circulando pelo corpo. 

Al√©m disso, prefira alimentos cozidos em vez de alimentos crus, porque s√£o mais f√°ceis de digerir. 

Outro ponto é evitar os sabores doces e azedos. Se você quer conhecer mais sobre a questão dos sabores no Ayurveda, assista a este vídeo

2. Alimentos que fortaleçam a digestão

Mais um cuidado com a sa√ļde na primavera √© consumir alimentos que fortale√ßam o Agni, ou seja, o seu poder digestivo. 

Alimentos com sabor picante s√£o uma boa op√ß√£o, assim como ch√°s que estimulem a digest√£o, como de gengibre. 

3. N√£o dormir durante o dia

Esta é uma importante recomendação dos Samhitas ayurvédicos. Afinal, o sono diurno prejudica a digestão e, também, pode agravar o Kapha dosha.

Por isso, evite os cochilos durante o dia e cuide do seu sono noturno, um cuidado com a sa√ļde que voc√™ ver√° logo abaixo.

4. Dormir em locais agrad√°veis

Com clima mais quente e as pessoas mais ativas, pode ser que seu sono fique prejudicado na primavera. Por isso, procure dormir em locais agradáveis, sempre em silêncio, para preservar o seu templo do sono.

Ali√°s, se voc√™ tem problema de ins√īnia ou precisa de ajuda para melhorar o seu sono, assista a este v√≠deo.

5. Praticar atividades físicas

Ter uma prática ativa de exercícios é uma estratégia essencial para manter o Kapha sob controle. Uma vez que a atividade física faz parte das rotinas diárias do Ayurveda, a recomendação é que todos os dias, sem falta, o movimento esteja presente.

6. Massagens fortes

Como o Kapha se acumulou durante o inverno e, na primavera, começa a se liquefazer, é uma recomendação dos Samhitas ayurvédicos que você faça massagens mais fortes, como drenagem linfática, por exemplo.

Voc√™ tamb√©m pode procurar um bom terapeuta ayurv√©dico que fa√ßa Udwartana, isto √©, um tipo de massagem com p√≥s-medicados. Sem d√ļvida, isso vai ajudar a eliminar a oleosidade do corpo

7.  Presen√ßa

Para ter cuidados com a sa√ļde na primavera ou em qualquer outra esta√ß√£o do ano, voc√™ precisa ter presen√ßa. Entendendo seu momento presente, fica mais f√°cil ouvir os sinais do seu corpo e entender do que ele precisa em cada momento.

Na primavera, costumamos ter menos fome, um sinal de que nosso Agni est√° mais fraco e precisa de uma alimenta√ß√£o diferenciada. Tamb√©m h√° a tend√™ncia de ficarmos mais dispostos, com energia. Isso indica que √© preciso ter mais movimento. 

8.  Aproveitar a primavera

Por fim, a √ļltima dica para ter uma primavera mais feliz √© aproveitar este momento √ļnico do ano. Os textos cl√°ssicos do Ayurveda orientam que todos se cerquem de pessoas queridas, tenham passatempos agrad√°veis e se conectem com a natureza. 

Assim, a qualidade de vida √© melhor, consequentemente, sua sa√ļde tamb√©m. 

Essas foram algumas dicas para ter cuidados de sa√ļde na primavera. Mas h√° muito mais! 

Certificado nos Fundamentos do Ayurveda

Se voc√™ quer navegar pelo conhecimento ayurv√©dico com seguran√ßa e de forma pr√°tica, conhe√ßa o curso Certificado nos Fundamentos do Ayurveda, com todas as ferramentas necess√°rias para ter uma vida mais saud√°vel. 

Se voc√™ quer navegar pelo conhecimento ayurv√©dico com seguran√ßa e de forma pr√°tica, conhe√ßa o curso Certificado nos Fundamentos do Ayurveda, com todas as ferramentas necess√°rias para ter uma vida mais saud√°vel. 

Abra√ßos e lembre-se sempre: SA√öDE √Č LIBERDADE!

Matheus

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email