Pular para o conteúdo

O que são Sharira Kriya e Rachana?

Quase sempre quando uma pessoa se aproxima do Ayurveda, a primeira coisa em que ouve falar é dosha. É pouco provável que você tenha chegado até aqui sem ter ouvido falar de vata, pitta e kapha. Mas você sabe de onde eles vêm? Onde se estuda sobre doshas dentro do Ayurveda? Pois bem, é sobre isso que eu vou falar aqui.

Sharira Kriya

Muito se fala sobre doshas, mas o que poucas pessoas sabem é que para melhor entendê-los, é preciso dar um passo atrás e compreender primeiro a que se refere o termo Sharira Kriya

Sharira, um dos muitos termos em sânscrito que utilizamos no estudo do ayurveda – e eu juro que com o tempo fica mais fácil 🙂 -, significa literalmente “aquele que está sujeito à desintegração”, mas aqui no nosso contexto, significa apenas “corpo”. Já Kriya significa “ação”. Sharira Kriya, portanto, são as ações do corpo, ou simplesmente, fisiologia.

Então, enquanto disciplina, Sharira Kriya é o estudo detalhado dos processos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, incluindo todas as funções corporais, como a digestão, circulação, respiração, excreção, entre outros. E é aqui que os doshas se inserem, pois em linhas gerais, são os princípios fisiológicos que regem todos esses processos. 

Rachana

Rachana, por outro lado, significa anatomia e envolve o estudo da estrutura e composição do corpo, incluindo os sistemas esquelético, muscular, circulatório, respiratório, digestivo, nervoso, entre outros. Rachana fornece informações sobre a forma, localização, características e a relação entre os diferentes componentes do corpo humano.

Qual é a importância de se estudar Sharira Kriya e Rachana?

Assim já começamos a entender como é superficial um conhecimento que seja baseado pura e simplesmente nos doshas sem um entendimento de Sharira Kriya, que é parte essencial do estudo da medicina Ayurveda e inclui uma compreensão profunda dos processos dinâmicos que ocorrem no corpo para manter a saúde.

O estudo de Sharira Kriya e Rachana é fundamental para a prática do Ayurveda, pois fornecem as bases para a compreensão dos processos corporais e auxiliam no diagnóstico de doenças e na prescrição de tratamentos adequados. Através da análise dos processos de Sharira Kriya, os médicos no Ayurveda, chamados vaidyas, ou no contexto brasileiro, os terapeutas em Ayurveda podem avaliar o estado de saúde do indivíduo, identificar onde há desequilíbrios dos doshas e propor intervenções terapêuticas apropriadas para trazer o equilíbrio de volta do corpo.

Da mesma forma, o estudo de Rachana permite aos vaidyas e terapeutas em Ayurveda identificar a estrutura e a relação entre os órgãos e sistemas do corpo, ajudando a diagnosticar doenças e a prescrever tratamentos adequados ao paciente.

O Ayurveda oferece uma abordagem holística para a compreensão do corpo humano, reconhece a interconexão entre os diferentes sistemas e funções corporais e enfatiza a importância de manter o equilíbrio para a saúde ideal.

Onde estudar sobre esse tema?

Eu não sei se você sabe mas, dentro do Vida Veda, estudamos Ayurveda de acordo com os Samhitas, que são textos muito antigos que podem datar de até 5000 anos atrás. Esses livros compilam todo o conhecimento observado e testado ao longo desses milhares de anos e que seguem sendo praticados até os dias de hoje.

São muitos os Samhitas dedicados ao Ayurveda, mas dentre eles, três se destacam tão fortemente que são chamados de Grande Trindade ou Brhat Trayi em sânscrito. São eles o Charaka Samhita, o Sushruta Samhita e o Ashtanga Hrdayam.

Além desta, temos também a “trindade menor”, outra trilogia de importantes textos ayurvédicos, mas para hoje basta que você saiba que eles são subdivididos em volumes chamados Sthanas e que cada um do Brhat Trayi tem um Sharira Sthana, volume dedicado ao estudo dos processos acima citados.

Mas, embora haja esse volume específico sobre o tema, o assunto como um todo é abordado desde o início dos livros. Sendo assim, os Samhitas são, por excelência, a referência de estudo não só destas disciplinas, mas do Ayurveda em si.

Então, se você está pretendendo estudar por conta própria, este é o caminho.

Se quiser saber mais sobre esses Samhitas, clique aqui!

O caminho mais fácil

Isto tudo posto, vale lembrar que os textos são originalmente escritos em sânscrito e que lidamos apenas com traduções, em geral em inglês, o que pode dificultar o estudo para muitas pessoas, fora que não há nada como estudar com um bom professor e que as trocas proporcionadas por um estudo em grupo são inestimáveis, o que nos leva para o caminho mais fácil, um curso de formação!

Qualquer que seja o curso escolhido por você, certifique-se de que ele tenha uma boa disciplina de Sharira Kriya e Rachana, pois agora você já sabe da importância desta base sólida onde seu conhecimento poderá se assentar.

E no Vida Veda?

O Vidyalaya, curso de Formação em Ayurveda e Saúde Integrativa do Vida Veda, é um desses casos, pois, tem o módulo desta disciplina logo no primeiro ano e que inclusive serve como pré-requisito para diversos outros módulos dos anos subsequentes.

Outra grande vantagem do Vidyalaya é que você poderá ter acesso a todo esse conhecimento apresentado de forma didática pelo próprio Vd. Matheus, mesmo que você não queira se comprometer com uma formação de anos para se tornar um terapeuta. A plataforma U+ permite que o conteúdo seja acessado em um plano de assinatura, assim você fica por ali pelo tempo que achar necessário para absorver todos os conteúdos que te interessarem.

Caso você tenha gostado do assunto mas acredite que não é o seu momento para se aprofundar tanto, fique por aqui, que logo logo traremos mais sobre esses conteúdos para o blog.

Nos vemos em breve:)


Sabrina Natalini – Cientista social e monitora do módulo de Sharira Kriya e Rachana no Vidyalaya.

8 comentários em “O que são Sharira Kriya e Rachana?”

  1. Avatar
    Samuel branco monteiro

    Muito bem explicado, deixa de forma clara a importância de se entender as bases do conhecimento.

  2. Avatar
    Vitórya Christina Figueroa de Souza

    Um texto muito significativo, pois conseguiu transmitir uma ideia mais contextual do que significa o termo Sharira Kriya e, assim, pôde contribuir para a aprendizagem deste assunto.
    Parabéns! 💚

  3. Avatar

    Caraca! Quanta informação importante que não se ouve falar, realmente quando se fala em ayurveda no meio do yoga o que se sabe é sobre Doshas, amei conhecer essas ciências!

    Excelente artigo, Sabrina!
    Obrigada e parabéns 🙏🏽

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email