Pular para o conteúdo

Manas Vijnana, o conhecimento sobre a mente no Ayurveda

Você já ouviu falar sobre Manas Vijnana? Sabe qual é a compreensão do Ayurveda sobre a mente? Se você quer saber mais sobre esse assunto continue a leitura, pois este é o primeiro de uma série de artigos sobre a mente na perspectiva do Ayurveda.

O conhecimento sobre a mente na perspectiva do Ayurveda

A base dos conhecimentos do Ayurveda está fundamentada na manutenção da saúde, na prevenção das doenças e nos seus tratamentos. Na perspectiva do Ayurveda, o ser humano é compreendido como um ser integral.

A mente, está localizada em Hrdaya, que significa “centro”. Esse centro pode ser traduzido como o cérebro ou o coração. Porém, o significado de Hrdaya neste contexto é bem mais amplo que um local anatômico específico: a mente está no centro do ser humano.

A divisão do indivíduo em corpo e mente é meramente pedagógica, pois na prática, a mente não está localizada em um local específico; está em todo corpo, em cada célula. Onde há corpo, há mente.

Os quatro elementos da vida de acordo com o Ayurveda

No Ayurveda, a vida é formada a partir da união de 4 elementos:

  1. Sharira: o corpo físico
  2. Indriya: os sentidos
  3. Sattva (Manas): a mente
  4. Atma: a consciência

De acordo com esta perspectiva, a vida só pode existir quando esses quatro elementos fundamentais existirem juntos. Ou seja, não existe vida se os quatro elementos não estiverem presentes.

O que é Manas Vijnana?

No Ayurveda, “Manas” se refere à mente, enquanto “Vijnana” se refere ao conhecimento. Portanto, “Manas Vijnana” é a parte do conhecimento que se destina ao estudo da mente humana e seu funcionamento.

Manas Vijnana envolve a compreensão da mente, suas características, influências e como ela afeta a saúde integral de uma pessoa.

A mente é uma parte essencial do ser humano, pois existe interconectada com o corpo, os sentidos e a consciência. Sendo assim, o conhecimento sobre a mente desempenha um papel central na manutenção da saúde e na prevenção das doenças.

As duas principais características de Manas

Manas tem duas características principais, que são: a sutileza (Anutvam) e a unicidade (Ekatvam).

A sutileza da mente pode ser compreendida como a capacidade da mente de permear qualquer lugar. Não é possível delimitar onde a mente começa ou termina.
A unicidade da mente pode ser compreendida como a característica de ser uma só, apesar de muito rápida. Essa característica torna impossível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.

“A mente parece ser múltipla em caráter devido às variações relacionadas à experimentação de seus objetos, à percepção dos objetos das faculdades sensoriais, à sua disposição e também ao seu contato com as qualidades Rajas, Tamas e Sattva. Mas, na verdade, não há multiplicidade da mente. Ela é única e apenas uma. Portanto, ela não motiva mais do que uma faculdade sensorial a cada vez; é por isso que todos os órgãos dos sentidos não estão ativos simultaneamente.”
Charaka Samhita, Sutrasthana, 8 [5]

As qualidades de Manas

No Ayurveda, Manas é composta por três qualidades (Gunas):

  1. Sattva: clareza
  2. Rajas: atividade
  3. Tamas: inércia

A qualidade Sattva é a natureza da mente, é o que propicia o estado de presença, portanto, não gera desequilíbrio.

Rajas é a qualidade de atividade, sendo fundamental em nossa vida. É a primeira qualidade que necessitamos ao iniciar o dia, pois precisamos de ação para despertar do sono.

Tamas é a qualidade da inércia, igualmente fundamental. Em diversos momentos do dia precisamos de uma pausa em nossas atividades e no final do dia não conseguiremos adormecer se essa qualidade não estiver presente.

O equilíbrio entre as qualidades da mente é fundamental para promover uma manutenção do estado de saúde.

Os Doshas de Manas

Dosha é aquilo que gera desequilíbrio. Portanto, Rajas e Tamas são os Doshas da mente.

Rajas, a característica de atividade da mente, se estiver em excesso é prejudicial para mente, como pode ser percebida, por exemplo, em casos de ansiedade. Leia mais sobre a ansiedade nos artigos: Como tratar ansiedade com Ayurveda e O que fazer quando a ansiedade ataca? Confira algumas recomendações.

Tamas, a característica de inércia da mente, em excesso pode ser associada a diversos desequilíbrios, como casos de depressão. Assista ao episódio do 0800 do Vida Veda: Como lidar com a depressão? com o Vd. Matheus Macêdo  e o psicólogo convidado Cremildo Chichongue.

Importância de Manas Vijnana

No Ayurveda, compreende-se que existem quatro tipos de vida: vida favorável ou saudável (Hitam Ayus), vida desfavorável (Ahitam Ayus), vida feliz (Sukham Ayus) e vida infeliz (Dukham Ayus)

A diferença entre uma vida feliz e uma vida favorável, é que uma vida feliz é percebida no nível pessoal, enquanto uma vida favorável é aquela em que a felicidade extrapola o nível pessoal e é extensiva ao nível coletivo.

A felicidade pode ser compreendida como um estado de espírito. No episódio Como desbloquear a felicidade? o Vd. Matheus Macêdo conta como às vezes aquilo que nos falta para sermos felizes é sabermos como “desbloquear” a nossa felicidade.

“Se a pessoa tem um desejo muito grande por uma vida longa e saudável; se quer conquistar uma vida ética e moral (Dharma), bens materiais (Artha), prazer físico e mental (Kama); e libertação de todo este sofrimento (Moksha); deve seguir com o maior cuidado, com a maior atenção, os ensinamentos propostos pela ciência do Ayurveda.”
Ashtanga Hrdayam, Sutrasthana, 1 [2]

Resumindo

Manas Vijnana pode ser compreendida como uma área de estudo no Ayurveda que se concentra na compreensão da mente humana, enfatizando sua conexão com o corpo, os sentidos e a consciência, e sua influência na saúde por meio de uma abordagem integral do ser humano e no entendimento da importância do discernimento, da determinação e do conhecimento do eu.

Se você quer conhecer mais sobre Manas Vijnana, siga acompanhando os artigos publicados no blog. O próximo artigo será sobre Como é o tratamento da mente no Ayurveda?

Rafaela Sousa
Monitora de Manas Vijnana no Vidyalaya.
Aprendiz de Ayurveda, Yoga, Vedanta e Psicanálise.

5 comentários em “Manas Vijnana, o conhecimento sobre a mente no Ayurveda”

  1. Avatar
    Maria de Jesus Marques Sales

    Gostei da clareza do artigo. Explicação direta e simples sobre nossa mente! Parabéns Rafaela Souza

  2. Avatar

    Com muita clareza e simplicidade(sem no entanto ser simples), descreveu o conceito de algo sempre complexo como é a mente humana. Parabéns Rafaela Souza🙏🏼👏🏻👏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email