Pular para o conteúdo

O que é nasya e qual sua importância no Ayurveda?

Se você me acompanha há algum tempo, sabe que o Ayurveda está baseado em uma tríade de procedimentos: nidana parivarjana, shamana chikitsa e shodhana chikitsa, ou panchakarma.

As duas últimas categorias, shamana e shodhana chikitsa, se subdividem em várias outras terapias, dentre elas, o nasya.

A palavra nasya deriva da raiz nas, que significa nariz. Ou seja, nasya é um conjunto de terapias aplicadas no nariz, cujo objetivo é nutrir, pacificar ou expulsar os doshas da região da cabeça, garganta e ombros.

Pronta para continuar? Então vamos entender o que é nasya e qual a importância dessa terapia dentro do Ayurveda!

O que é nasya?

Nasya é um procedimento terapêutico que consiste na instilação de óleo ou preparados herbais nas narinas, a fim de pacificar ou expulsar os doshas na região supraclavicular, ou seja, das clavículas para cima.

Essa região tem predomínio de kapha dosha que, quando desequilibrado, sozinho ou em conjunto com vata dosha, pode gerar problemas como constipação nasal, rinite, sinusite e enxaqueca, entre outros.

Quando essa região é afetada por vata ou pitta dosha, podem ocorrer inflamação na garganta, dor de ouvido, queda de cabelo e até paralisia nos ombros, entre outros desequilíbrios.

Diante disso, quando há um desequilíbrio, a via mais próxima para eliminar os doshas em excesso é o nariz, chamado nas ou nasika, em sânscrito. 

A etimologia da palavra nasya vem da mesma raíz, nas, portanto, nasya é aquilo que é relativo ao nariz.

Quais são os tipos de nasya?

De acordo com o Ashtanga Hrdayam (A.H.Su.20:1), existem três tipos de nasya:

  • virechana nasya: expulsa os doshas agravados;
  • brmhana nasya: nutre a região acima da clavícula;
  • shamana nasya: pacifica os doshas agravados.

Virechana nasya

Também conhecido como shirovirechana ou nasya karma, consiste na expulsão dos doshas da região supraclavicular. Para tanto, é necessário processar o óleo com outros medicamentos, como pastas, decocções de plantas, mel, sal, entre outros.

O shirovirechana deve ser utilizado quando há um agravamento muito intenso dos doshas, o que conhecemos como bahu dosha.

Algumas das situações em que o nasya karma é empregado, são: dores de cabeça; distúrbios oftalmológicos; tumores; epilepsia; rinite e doenças da garganta.

Brmhana nasya

O brmhana nasya é utilizado para nutrir a região acima da clavícula, visando, especialmente, pacificar o agravamento de vata dosha.

Os principais ingredientes são suco de carne misturado com extratos de plantas, resinas e gomas.

Alguns dos desequilíbrios que podem ser tratados com esse tipo de nasya são: dores de cabeça geradas por vata dosha agravado; secura no nariz, boca e garganta; perda da voz; enxaqueca; e dificuldades da fala, entre outros.

Shamana nasya

O shamana nasya, por sua vez, é indicado em casos de descoloração da pele da face, manchas azuladas na face e doenças dos olhos e cabelos. Neste caso, é recomendado o uso do suco de carne, do leite ou até mesmo de água.

Marsha nasya e pratimarsha nasya

Também podemos classificar o nasya de acordo com a quantidade de óleo utilizado na terapia.

O pratimarsha nasya é aquele indicado no dinacharya, isto é, nas rotinas diárias do Ayurveda. Neste caso, duas a três gotas de óleo em cada narina são suficientes.

O intuito do pratimarsha nasya é nutrir a região da cabeça e aliviar os doshas que estejam levemente agravados.

Já o marsha nasya é aquele que faz uso de maior quantidade de óleo e pode ter a função tanto de pacificação quanto de expulsão dos doshas

Sua aplicação é terapêutica, visando tratar algum desequilíbrio. Portanto, não deve ser feito sem acompanhamento de um terapeuta Ayurveda qualificado ou um vaidya (médico ayurvédico).

Quando aplicar nasya?

Como tudo no Ayurveda, existe um momento correto para fazer a aplicação do nasya.

De acordo com o dosha agravado:

  • Manhã: para pacificar kapha dosha;
  • Meio-dia: para pacificar pitta dosha;
  • Noite: para pacificar vata dosha.

Agora, se você está fazendo o nasya apenas para manutenção da saúde, precisa prestar atenção às estações e ao tempo:

  • Manhã: durante o outono e a primavera;
  • Meio-dia: durante o inverno;
  • Noite: durante o verão e quando há sol na estação chuvosa.

Quando o nasya é contraindicado?

Como todo procedimento terapêutico, o nasya também possui contraindicações. E é fundamental que todo profissional de Ayurveda conheça essas limitações para não aplicar uma terapia de forma equivocada.

De acordo com o Ashtanga Hrdayam (A.H. Su. 20:11-12), não deveriam realizar nasya:

  • pessoas que consumiram ou pretendem consumir em breve água, vinho, venenos artificiais ou gorduras;
  • quem acabou de comer;
  • pessoas que acabaram de tomar banho ou pretendem tomar banho logo;
  • quem passou por raktamokshana (terapia de venessecção);
  • pessoas que têm rinite aguda;
  • mulheres que acabaram de dar à luz;
  • pessoas com dispneia ou tosse;
  • quem passou por vamana, virechana ou basti recentemente.

Além disso, crianças com menos de 7 anos e pessoas com mais de 80 anos não deveriam fazer marsha nasya, apenas o pratimarsha nasya.

Quais são os benefícios de fazer nasya?

Depois de ter lido tudo isso, você pode estar pensando:

— Ok, Matheus, mas por que eu deveria fazer nasya todos os dias? Ou por que eu deveria passar por um nasya karma?

Bom, o nasya karma vai tratar um desequilíbrio sério dos doshas no seu corpo, mais especificamente, na região da cabeça, garganta e ombros. 

Após o procedimento, a pessoa percebe maior clareza dos órgãos dos sentidos e os srotas ou canais de circulação dos doshas, totalmente liberados.

Já a oleação diária das narinas pode trazer maior clareza para os órgãos dos sentidos, uma pele mais firme na sua face e uma compleição mais saudável. Além disso, ajuda a prevenir os cabelos brancos.

Como você pode ver, o Ayurveda é um sistema de medicina integrativo, que visa não só o tratamento de doenças, mas, principalmente, a prevenção delas. E o nasya é uma das formas de manter a sua saúde de forma simples e bastante eficaz.

Mas, se você chegou até este artigo porque é profissional de saúde ou pretende abraçar esta profissão em breve, é bom saber que o Ayurveda traz uma série de outras possibilidades de tratamento que podem somar à sua prática clínica.

Essas terapias são abordadas em profundidade no Vidyalaya, a nossa Formação em Ayurveda e Saúde Integrativa. Para saber mais detalhes sobre ela, basta acessar a página da formação.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email