Como desinflamar o corpo?

Neste artigo, vou te explicar os 7 fatores principais responsáveis pela inflamação no seu organismo e o que você pode fazer ainda hoje para desinflamar o seu corpo naturalmente.

Prefere ouvir o podcast? É só dar o play!

Alergia alimentar, intoxicação por metais pesados e sistema imunológico reativo são algumas das causas mais comuns para a inflamação do organismo.

Existe sim a predisposição genética, mas o nosso estilo de vida faz toda a diferença. Então, no artigo de hoje, eu vou te responder uma pergunta muito comum que eu recebo: como desinflamar o corpo?

E vou te explicar os 7 fatores principais responsáveis por esse processo de inflamação e o que você pode fazer ainda hoje para desinflamar o seu corpo naturalmente.

A visão do Ayurveda sobre inflamação

No Ayurveda, a gente tem várias maneiras de entender a inflamação. Mas sem dúvida nenhuma é uma condição que está na base de várias doenças que a gente vê hoje em dia, desde depressão até problemas cardíacos.

Para desinflamar o corpo, você precisa considerar que esse problema é gradual, ele não aparece do dia para a noite. Ou seja, você vai inflamando seu corpo com o acúmulo de maus hábitos, como uma alimentação inadequada ou sedentarismo, por exemplo.

A inflamação em si não é negativa, ela é uma proteção. É como se o nosso corpo estivesse sendo agredido e, para combater essa agressão,  ele reage com a inflamação.

Alergia alimentar, intoxicação por metais pesados e sistema imunológico reativo são algumas das causas mais comuns para a inflamação do organismo. Existe sim a predisposição genética, mas o nosso estilo de vida faz toda a diferença.

Quando você vai acumulando maus hábitos, o seu corpo passa a viver em um estado de inflamação crônica. Isso pode gerar dor, cansaço, indisposição, sono excessivo, inchaço, constipação e uma série de outros problemas.

Quando a inflamação é crônica, isso significa que o corpo já está há tanto tempo sofrendo, que ele não fica gritando em desespero, como com os processos agudos, mas ele está quase resignado, embora não esteja feliz de verdade.

Um grande engano que as pessoas cometem é pensar que só quem está acima do peso, por exemplo, tem um corpo inflamado. A gordura em excesso é sim uma das causas de inflamação, mas não é a única.

As pessoas magras podem sim estar com o corpo inflamado. Por exemplo, em muitas pessoas magras, o intestino pode não funcionar corretamente. E o intestino constipado é uma das maiores causas de inflamação na visão do Ayurveda. 

Outro exemplo são as pessoas que não ingerem ou não absorvem corretamente os nutrientes. Nesses casos, a inflamação leva à falta de energia, irregularidade na menstruação, dificuldade de raciocínio, entre vários sintomas.

O que faz o seu corpo inflamar?

Quer saber o que faz com que o seu corpo inflame? Então deixa eu te contar os 7 fatores principais responsáveis por esse processo inflamatório:

1. Falta de oxigênio no corpo

O primeiro fator é a falta de oxigênio no corpo. Eu sempre digo para os meus pacientes que a gente tem um volume respiratório de mais ou menos 5 litros nos pulmões. Mas a maior parte das pessoas só utiliza um terço disso.

E sem oxigênio na quantidade adequada, as células não conseguem funcionar como deveriam. Quem diria que algo tão simples como respirar fundo pudesse impactar profundamente a sua saúde, não é?

2. Alergias alimentares

Outro fator que pode deixar seu corpo inflamado são as alergias alimentares. Não estou falando só de quando a pessoa ingere um alimento e tem uma reação imediata, mas também de quando essa alergia se manifesta vários dias depois. No Ayurveda, isso é um sinal claro de má digestão, que é a base do problema inflamatório.

3. Microbiota desequilibrada

O terceiro fator que pode fazer com que o seu corpo inflame é a microbiota desequilibrada. Ingerir alimentos saudáveis, in natura, ricos em fibras, como frutas e legumes, pode ser uma solução para essa questão. Aqui, o papel de uma boa nutricionista pode ser fundamental para te ajudar a entender o impacto da sua alimentação na sua saúde.

4. Toxinas

As toxinas são a quarta causa para as inflamações no organismo. Elas podem estar nas panelas, em produtos de beleza, plásticos e até mesmo nos alimentos.

Muitas vezes, o excesso de toxinas no corpo acontece pelo consumo e absorção exagerada dessas substâncias. Um exemplo é o consumo de peixes que podem estar contaminados com mercúrio, chumbo e outros metais pesados.

Você come um alimento todo contaminado, aí isso acaba sobrecarregando o organismo. Um fator agravante aqui é a dificuldade do corpo em se livrar de algumas dessas toxinas, o que promove um acúmulo, como é comum no caso dos metais pesados. 

5. Modo de preparo das refeições

O modo de preparo das refeições também interfere no processo inflamatório do organismo e é o quinto fator responsável pelo processo inflamatório. Atualmente é muito fácil comer em restaurantes e pedir comida em casa, por isso nem sempre a gente sabe exatamente como aquele alimento foi preparado e com quais ingredientes.

6. Consumo de alimentos pró-inflamatórios

A gente já sabe que alimentos ultraprocessados, como os embutidos, são muito inflamatórios, assim como alguns tipos de óleos refinados. Além disso, alguns alimentos são considerados pró-inflamatórios por causa da ação deles no nosso corpo.

Mesmo pra quem não tem intolerância, os lácteos são considerados por muitos pesquisadores como alimentos que podem favorecer a inflamação. Isso não é só pela presença da lactose, que pode dificultar a digestão de pessoas com intolerância, mas também pela presença da caseína.

O interessante é que na visão do Ayurveda, o leite é mesmo um alimento pesado para a digestão e você lembra que eu já disse algumas vezes que a digestão é a base desse problema aqui na perspectiva do Ayurveda.

O mesmo vale para o glúten e para as farinhas brancas. Inclusive, eu fiz uma live com a nutricionista Denise Carreiro, que eu chamei de “a melhor live de nutrição que você já viu” e vou colocá-la aqui embaixo para você assistir:

7. Sono de má qualidade

Para terminar, o sétimo fator responsável por gerar inflamação é a nossa rotina de sono. A desinflamação do corpo também é feita durante o sono, por isso é essencial ter uma higiene do sono adequada. Não sabe como fazer isso? Dá uma olhada nesse outro vídeo aqui embaixo. Nele, eu te dou três dicas para ter uma boa noite de sono.

“Matheus, já tô com meu corpo inflamado, e agora?” calma que eu vou te explicar.

Como desinflamar o corpo?

No Ayurveda, existem três etapas para o tratamento. O primeiro deles se chama nidana parivarjana e significa eliminar a causa do problema.

Para desinflamar o corpo, você precisa primeiro buscar a causa da inflamação e eliminar ela da sua vida. Se você consome alimentos pró-inflamatórios, pode substituí-los pelos alimentos anti-inflamatórios. Se você tem uma rotina de sono ruim, pode melhorar o seu pilar do sono, como eu já te expliquei.

A segunda etapa do tratamento ayurvédico é o que a gente chama de shamana chikitsa. No caso do corpo inflamado, existe um acúmulo de toxinas mal digeridas no organismo, que a gente chama de ama.

Esse ama pode bloquear o fluxo natural dos doshas, prejudicar ainda mais a digestão e gerar um monte de problemas. Então uma alimentação que fortaleça o poder da digestão, assim como remédios promotores da digestão podem ser usados aqui.

Alguns exemplos clássicos do Ayurveda são o chamado trikatu, um preparado de 3 pimentas, e o amapachak vati, uma cápsula que tem como base temperos de potência quente que promovem a digestão dessas toxinas pelo corpo.

Se você não sabe o que comer para desinflamar o corpo, aqui vão algumas dicas de alimentos e especiarias que podem fazer parte do seu cardápio: cúrcuma, gengibre, alho, romã, frutas vermelhas, linhaça, chia, entre outros.

A prática de atividades físicas também é fundamental para quem quer desinflamar o corpo. Então, se você ainda não pratica atividades físicas diariamente, pode começar com 30 minutos diários.

Caso você queira conhecer o mundo incrível do yoga, o Vida Veda tem um canal de yoga no Instagram e no Youtube. Além disso, temos uma escola de yoga onde você pode praticar.

A terceira etapa do tratamento ayurvédico seria o shodhana chikitsa, que é como um detox, quando a gente expulsa os doshas agravados do corpo.

A importância dos 4 Pilares da Saúde para desinflamar o corpo

Não sei se você percebeu, mas antes de pensar no que tomar para desinflamar o corpo, você precisa olhar com carinho para três pilares essenciais: a alimentação, o sono e o movimento. Mas sem presença, sem auto-observação, você não consegue colocar os outros três em prática. Por isso, eu chamo esses 4 elementos de 4 pilares da saúde.

E para te ajudar a começar a olhar para esses pilares com mais atenção e ter uma vida mais saudável, quero te dar um presente: o Planner dos 4 pilares da saúde.

Com ele, você pode acompanhar os seus 4 pilares da saúde — alimentação, sono, movimento e silêncio — a cada estação, definindo metas e objetivos e comemorar as suas conquistas.

É só clicar no banner que eu vou deixar aqui embaixo e fazer o download de graça. É um super presente que a gente produziu para te ajudar a ter mais saúde.

Se você gostou desse conteúdo, aproveita para compartilhar ele com mais pessoas. E se quiser receber conteúdos como esse diretamente no seu e-mail, aproveita para assinar a nossa newsletter.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

14 comentários em “Como desinflamar o corpo?”

  1. Mateus, sou terapeuta Ayurveda!
    Mais na verdade apreendi muito com você 🥰
    Um curso de formação em terapeuta Ayurveda com você deve ser maravilhoso.
    Deus abençoe 🙌🙏

    1. Olá, Gislene! O curso de Formação em Ayurveda está chegando! 2022 vem com tudo e a gente espera te encontrar por lá =)
      Gratidão pelo carinho!

        1. Olá, Magaly! Vamos lançar a Formação em Ayurveda em março. Posso colocar seu email na lista de interessados? Assim que abrirem as inscrições a gente te informa todos os detalhes =)

    1. Olá, Ana! Segundo a perspectiva ayurvédica, cada pessoa é única. Sendo assim, é preciso que você passe por uma consulta personalizada para que entender o porquê do surgimento do lúpus no seu caso específico.

  2. Perfeito! Estou cuidando da alimentação que resultou num sono melhor sem interrupções, falta atividade física e auto observação, seguirei nesse sentido. Gratidão!

  3. Bom dia,

    Existe previsão para o VidaVeda passar a ter o curso de formação para Terapeuta Ayurveda? Se sim, para quando o seu início? Se não, vocês possuem indicações de escolas para formação de Terapeuta Ayurveda em Portugal?

    Gratidão pela partilha

    1. Olá, Elaine!

      A Formação em Ayurveda do Vida Veda será lançada no ano que vem. A partir de fevereiro já começaremos as matrículas =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.