Como se prevenir contra o câncer de mama com os 4 Pilares da Saúde?
Por Vd. Matheus Macêdo e Rodrigo Raposo
O que é o Outubro Rosa?
O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Esse movimento, popularmente conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90 e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero.
Durante o mês de outubro é promovida a conscientização sobre essas doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
Os exames preventivos de diagnóstico precoce do câncer são muito importantes não somente para mulheres, mas para homens também (apesar de raro, homens também podem desenvolver câncer de mama).
O que é o câncer de mama?
É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.
Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.
Como perceber o câncer de mama?
Prevenção precoce, exames de rotina, acompanhamento médico são muito importantes.
O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.
Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
Como perceber o câncer de mama ainda no início?
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.
O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que a mulher não tenha sintomas!
É muito mais sobre mudanças de hábito
As campanhas de conscientização do Outubro Rosa são muito importantes e ajudam a salvar muitas vidas.
Porém, apenas ficar focada nas campanhas do Outubro Rosa não basta, pois os exames precoces não impedem o surgimento do câncer de mama. Eles apenas detectam de forma precoce um câncer, um tumor que já está presente ali.
Sempre digo às minhas pacientes que a melhor e mais eficaz maneira de prevenção de um câncer é a mudança de hábitos de vida. E quando o assunto é mudar de hábitos, quanto antes você começar, melhor.
Quais hábitos uma pessoa deveria mudar?
E que hábitos são esses que uma pessoa poderia melhorar? Eu sempre recomendo uma prática alimentar mais de acordo com as necessidades individuais da pessoa, assim como práticas físicas e um sono adequado.
Eu gosto de chamá-los de pilares porque eles sustentam a saúde humana, assim como a fundação de um edifício. E da mesma forma que acontece com a nossa saúde, se os pilares de um edifício estiverem fracos, ele corre o risco de desabar.
Vamos falar então sobre cada um desses pilares de forma mais aprofundada:
1 l Sono
Esse é o pilar mais negligenciado pelas pessoas. Acredite quando eu digo que vale muito a pena buscar uma qualidade de sono melhor.
Você sabia, por exemplo, que o impacto das luzes nos olhos à noite aumenta a prevalência de câncer de mama, além de atrapalhar a produção de melatonina, um hormônio fundamental para garantir um sono de qualidade?
Por isso, é recomendado limitar a exposição a equipamentos eletrônicos à noite.
2 l Movimento
Quando o assunto é o Pilar do Movimento, recomendamos, de forma geral, a prática de atividades físicas que gerem cansaço e suor (40 – 60 min. de atividade moderada a intensa, diariamente).
Além do suor, costumo dizer para minhas alunas que o movimento deve ser uma atividade divertida. Quer dizer, se você não gosta de academia, procure algo diferente para nutrir esse pilar da sua saúde. Dançar, nadar ou praticar esportes coletivos estão entre as opções que eu recomendo experimentar.
3 l Alimentação
Não tem como falarmos de saúde sem olharmos para a nossa alimentação, não é mesmo?
E neste quesito, existem alimentos que podem ajudar você a prevenir o surgimento de um câncer e existem aqueles que podem desencadear o problema.
Que alimentos recomendo evitar?
Alguns alimentos, como os lácteos (tudo aquilo que é derivado de leite), por exemplo, podem aumentar a prevalência de câncer de mama e próstata.
Têm estudos que relacionam os hormônios presentes no leite da vaca com um possível desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.
As aminas heterocíclicas derivadas das carnes e ovos, quando submetidas a altas temperaturas (assar e fritar), também podem tornam-se cancerígenas.
O que sugiro comer para reduzir as chances de um surgimento de câncer?
O consumo de alimentos frescos, in natura, como brócolis, cenoura, tomate, uva ajudam a prevenir vários tipos de câncer.
Costumo sugerir às minhas pacientes e alunas para priorizarem alimentos orgânicos. Porém, é melhor consumir vegetais não orgânicos do que alimentos processados e ultraprocessados.
4 | Silêncio
E por fim, o último pilar da saúde: o silêncio. O hábito diário de meditação controla seu nível de irritabilidade, que pode ser outro fator gerador de câncer.
Se a pessoa desde cedo se compromete a fazer mudanças graduais de hábitos em sua vida, cuidando dos 4 pilares da saúde e respeitando seu corpo, ela estará honrando o Outubro Rosa todos os dias do ano e reduzindo drasticamente as chances de ter câncer de mama e outros tipos também.
Próximos passos
Se você ainda tem dúvidas de como cuidar dos 4 pilares da saúde, nós temos um curso chamado A Chave, onde você vai aprender as ferramentas que precisa para dominar os 4 Pilares da Saúde e ter mais energia e mais disposição no seu dia a dia. Para conhecer esse e outros cursos do Invicta, a nossa Plataforma de Desenvolvimento Pessoal, basta entrar em vidaveda.org/invicta
Um grande abraço e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!
Adorei !!! Muito Grata!!! Muito “Claro” “limpo” o Artigo , muito Didático, de fácil Entendimento, Agora ….Vamos por em Prática , Informação é Tudo !!! 👏👏👏👏