Pular para o conteúdo

Cuidados durante a primavera – Rtucharya (Ṛtucaryā)

Todo mundo que estuda Ayurveda sabe que essa ciência possui práticas de cuidados diários, conhecidas como dinacharya (dinacaryā), com o objetivo de manter a saúde e o bem-estar em dia, não é mesmo?

Porém, você sabia que além dos cuidados que temos de ter com a nossa saúde no dia-a-dia, o Ayurveda também traz condutas específicas que devem ser adotadas em cada estação do ano?

Essas condutas, chamadas de Rtucharya, têm o intuito de manter o corpo saudável mesmo com as alterações do clima que sofremos ao longo do ano, sensacional, não é mesmo?

Nesse artigo, você entenderá a importância dessas práticas e quais cuidados devem ser tomados durante a primavera (ou vasanta, em sânscrito), essa estação linda que acontece no hemisfério sul nos meses de setembro a dezembro.

Mas, afinal, o que é Rtucharya?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é, de fato, Rtucharya e porque esse conceito é essencial para manter um corpo saudável sempre.

A palavra rtu, em sânscrito, quer dizer estação, época ou período, enquanto charya (ou caryā), quer dizer atividade, conduta, comportamento.

Sendo assim, Rtucharya significa condutas para cada estação ou, resumindo, condutas sazonais.

Para entendermos bem a finalidade por trás de cada prática recomendada pelo Ayurveda durante as estações do ano, precisamos levar em conta algo impossível de ser desconsiderado que impacta não só nós, seres humanos, mas todo os seres vivos.

Algo que chamamos de kala, ou o tempo!

Entendendo mais sobre kala

De acordo com um dos textos clássicos do Ayurveda, o Susruta Samhita, na sessão Sutrasthana, capítulo 6, kala é onipotente, não tem princípio, meio ou fim.

A origem e a destruição dos seres vivos, as anormalidades e excelência de todas as substâncias dependem de kala.

O tempo é inegavelmente algo que impacta diretamente no desenvolvimento da vida. É por meio dele que a vida acontece e deixa de acontecer.

O tempo causa alterações atmosféricas que afetam não só o nosso reino, mas também o mundo vegetal, animal e mineral.

Algumas mudanças ocasionadas pelo efeito do tempo são benéficas para o desenrolar da vida, enquanto outras podem ser bastante prejudiciais para a saúde de todos os sistemas.

As influências do tempo

Ao considerar a importância do tempo para a manutenção da saúde, algo que estudamos muito dentro de Svasthavrtta (entenda mais sobre Svasthavrtta aqui), é possível perceber uma série de fatores influenciados por essa potência chamada kala!

Desse modo, para se ter uma ideia, o tempo nos diz o que comer, quando comer e de que maneira comer! Olhem só a relevância que ele tem sobre nós!

É ele quem nos ajuda a consumir um alimento colhido no momento certo, na hora mais adequada do dia, preparado de uma forma que realmente beneficie o nosso corpo, na quantidade ideal conforme a nossa fome e dando o período e as condições ideias para que o nosso corpo faça a digestão, a metabolização e a transformação do que foi ingerido.

Além disso, ele também influencia no funcionamento dos doshas no nosso corpo!

Portanto, quando seguimos as condutas sazonais sugeridas pelo Ayurveda, é possível vivenciar essas mudanças naturais que acontecem ao longo do tempo sem que o corpo humano sofra negativamente com os impactos que elas podem causar à nossa saúde, respeitando, assim, as necessidades de cada organismo em cada momento e potencializando o funcionamento dessa máquina incrível que é esse corpo.

As estações do ano no Ayurveda – cuidados durante a primavera

Ao longo do ano, aqui no ocidente, estamos acostumados a lidar com quatro estações.

Porém, além dessas quatro, o Rtucharya nos traz dois outros tipos de estações com base naquilo que ocorre na Índia, o berço da medicina Ayurveda.

Sendo assim, os textos clássicos nos mostram ações que devem ser adotadas ao longo de seis estações do ano, o que nos dá uma boa ideia de como agir com foco em cada clima que estamos experimentando no momento.

As estações do ano segundo o Ayurveda

As estações descritas nos textos clássicos duram dois meses cada e são, nessa ordem, o final do inverno (śiśira), a primavera (vasanta), verão (grīsma), estações das chuvas (varsā), conhecidas também como monções, outono (śarad) e o início do inverno, chamado de hemanta.

Cada uma dessas estações traz necessidades específicas que devem ser olhadas e cuidadas para que o nosso corpo se mantenha saudável e em equilíbrio.

Como mencionado anteriormente, vamos entender o que deve ser feito e o que não deve ser feito na estação de vasanta, a primavera

Vasanta – a primavera

A primavera acontece em um momento climático em que o sol está em direção ao norte da Terra. Esse período do ano, conhecido como Adana Kala ou Uttarayana, é um momento em que o sol está ficando cada vez mais quente.

Com esse aquecimento, a umidade do ambiente vai sendo absorvida e o vento vai ficando mais seco.

Na medida em que o sol vai se tornando mais quente, ele também vai começando a “roubar” o vigor e a força da terra e dos seres humanos, e é por isso que tendemos a nos sentir mais fracos e sem ânimo durante o calor.

Características da primavera

Na primavera, o vento sopra do Sul, os raios de sol são avermelhados e as árvores ficam cheias de cascas, folhas e flores.

Essa é uma estação muito bonita e a sugestão dos textos clássicos é que ela seja aproveitada ao máximo.

Nesse período, kapha dosha, que possui características pesadas e oleosas, que esteve acumulado no corpo durante a estação do inverno por causa do frio, começa a se liquefazer e se espalhar para o corpo devido aos raios do sol.

Dessa forma, o nosso agni, ou seja, o fogo digestivo, fica bastante impactado e condutas que melhorem a digestão devem ser reforçadas.

Algumas doenças relacionadas com kapha dosha, como alergias respiratórias, aumento de tecidos, letargia, fadiga, sonolência e problemas digestivos, são bastante comuns durante esse período, principalmente se continuamos adotando exatamente os mesmos hábitos que tínhamos durante o inverno, a estação anterior.

Evitando o aparecimento de doenças

Para evitar o aparecimento dessas condições, a indicação é de que a alimentação tenha uma predominância de alimentos mais leves, não tão oleosos e com sabores picantes e adstringentes. Além disso, deve-se evitar comidas muito pesadas com predominância dos sabores doce, azedo e salgado.

Além das indicações alimentares, você deveria fazer atividade física diariamente e o seu sono durante o dia deve ser evitado.

Os clássicos também sugerem que passemos os nossos dias felizes, na companhia de amigos, contando estórias em florestas ou jardins que possuam uma brisa fresca e com abundantes reservatórios de água em toda a volta, ouvindo os sons dos pássaros e admirando a beleza das árvores e flores. 

Seguindo essas condutas, certamente você terá um corpo muito mais saudável e disposto para aproveitar ao máximo tudo de bom que essa estação pode proporcionar a você!

Se quiser saber mais sobre condutas indicadas para as outras estações, você encontra a leitura do capítulo que fala sobre Rtucharya, o capítulo 3, do Sutrasthana do Astanga Hrdayam, toda disponível gratuitamente no canal Nerds Ayurveda do Vida Veda no YouTube.

Você também pode ouvir o resumo dessas leituras no meu podcast no Spotify para ouvir quando e quantas vezes quiser!

Beijos e boa saúde sempre!

Por Juliana Ferreira,
terapeuta Naturopata e monitora de Svasthavṛtta.

4 comentários em “Cuidados durante a primavera – Rtucharya (Ṛtucaryā)”

  1. Maria Cecilia Gomes

    Muito Interessante e esclarecedor o Artigo . Faz muito Sentido esses cuidados com a Nova Estação. Parabéns 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email