Quando você me vê falando sobre Ayurveda, geralmente abordo os problemas que são relacionados ao público adulto, mais especificamente, as mulheres. Isso porque este é o público que eu mais atendo em consultório e que compõe a maioria dos nossos cursos.
Mas não significa que o Ayurveda não tenha toda uma área dedicada ao tratamento para crianças e adolescentes.
Do nascimento até meados dos 12 anos, a pessoa está na fase da infância. E a área que se ocupa da saúde das pessoas nesta fase é chamada de kaumarabrthya ou bala chikitsa. Portanto, podemos considerar que kaumarabrthya é a pediatria ayurvédica.
A partir dos 12 anos de idade, o Ayurveda considera que a pessoa está em uma fase chamada youvana ou madhyama avastha. Isto é, a adolescência.
Neste caso, a pessoa já pode receber todos os cuidados que o Ayurveda prevê para qualquer pessoa, resguardadas as devidas proporções em relação a matra (dosagens), bala (força) e agni (poder digestivo) entre outros fatores.
Mas quando pensamos em saúde mental na infância e adolescência, os mesmos tratamentos aplicados às pessoas adultas podem ser usados no tratamento das crianças e adolescentes. A diferença é que elas precisam de uma orientação maior por parte de seus cuidadores.
Crianças e adolescentes têm problemas com saúde mental?
Se você acompanha notícias com regularidade, já deve ter percebido que a frequência com que crianças e adolescentes vêm sendo diagnosticados com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), TEA (Transtorno de Espectro Autista), entre outros transtornos mentais. E isso tem levado a uma maior conscientização sobre esses desequilíbrios.
Em contrapartida, é bastante comum acharmos que crianças e adolescentes não passam por estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima ou burnout, por exemplo, que também são considerados transtornos mentais que podem afetar consideravelmente a vida delas.
Inclusive, pela primeira vez na história, o índice de crianças e adolescentes com ansiedade superou o de adultos no Brasil. Um claro sinal de alerta para pais e cuidadores.
Mais preocupante ainda é o aumento dos casos de suicídio entre crianças de 10 a 14 anos, especialmente entre as meninas.
Quando trago esses dados, não é para te assustar, mas para alertar sobre a importância de cuidar da saúde mental na infância e adolescência.
E como a minha especialidade é o Ayurveda, vou te dar algumas dicas de como essa ciência milenar pode ajudar na busca por maior equilíbrio mental entre crianças e adolescentes.
Como cuidar da saúde mental de crianças de adolescentes
A infância é uma fase de descobertas, na qual as crianças precisam ter liberdade para experimentar e criar coisas. Elas também precisam de abertura para expressar seus sentimentos e emoções, sem julgamentos.
Já na adolescência, as transformações físicas, emocionais e psicológicas ganham mais destaque. É quando vemos uma tentativa maior de independência e autoafirmação.
E aqui, as três terapias da mente — dhi, dhairya e atmadivijñana — podem fazer muita diferença.
Dhi: ensinando o discernimento para crianças e adolescentes
A palavra dhi, em sânscrito, pode ser traduzida como inteligência, entendimento ou sabedoria. No Ayurveda, costumamos usá-la no sentido de discernimento.
De forma simples, discernimento é saber compreender o que é certo ou errado. E uma das funções de pais e cuidadores é justamente essa: ensinar o que é certo e errado.
Mas este conceito vai além das questões sociais, como não roubar, não xingar o colega da escola ou desrespeitar os mais velhos.
O discernimento também tem a ver com saber estabelecer limites. Por exemplo, uma criança deve saber discernir que outras pessoas não podem tocá-la em determinadas partes de seu corpo.
Um adolescente também precisa saber discernir entre o que é bom ou ruim para ele, como indivíduo. Ou seja, pode ser que o pai ache o máximo o filho ir para uma escola de futebol, mas pode ser que o filho queira ficar em casa lendo e praticando yoga.
Ensinar — e respeitar — esse tipo de discernimento pode poupar muito sofrimento para crianças e adolescentes.
Dhairya: trabalhando a coragem e a ação
A palavra dhairya tem vários significados, entre eles, constância, ousadia e estabilidade. Eu costumo chamar de coragem. Mas que coragem é essa?
A coragem de tomar decisões a partir do discernimento que se tem. Voltando ao exemplo do adolescente que não quer jogar futebol, dhairya seria dizer ao pai como se sente em relação a essa expectativa.
E a resposta, é claro, deveria vir em forma de compreensão e entendimento. Por isso, cuidar da saúde mental de crianças e adolescentes também exige que pais e cuidadores mantenham a sua própria saúde mental em dia.
Atmadivijñana: treinando o autoconhecimento e a auto-observação
A terceira terapia da mente, segundo o Ayurveda, é atmadivijñana ou conhecimento de quem você é de verdade.
Então, quando a criança fala “meu pai”, “minha mãe”, “meu caderno”, “meu videogame”, “meu corpo”, “minha voz”, ela deveria começar a desenvolver o entendimento de que todas essas coisas são dela, mas não são ela, em essência.
— Ah, Matheus, mas como isso pode ajudar uma criança ou adolescente?
Quando uma criança ou adolescente sofrer bullying na escola, por exemplo, ela terá segurança suficiente para saber que aquilo que está sendo dito sobre ela não é verdade.
Com o tempo, ela também conseguirá compreender que qualquer violência que ela tenha sofrido, seja verbal, física ou psicológica, não é culpa dela. E isso fará toda a diferença no seu crescimento e desenvolvimento.
Quanto mais cuidarmos da saúde mental na infância e adolescência, mais adultos saudáveis nós teremos na sociedade. E esse cuidado hoje com certeza vai trazer impactos positivos para as próximas gerações.
Esse pensamento de longo prazo é o que mantém o Ayurveda vivo até hoje e o que me permitiu compartilhar um pouco dessa sabedoria milenar com você.
Mas é claro que essa jornada não termina por aqui. Por isso, quero te convidar a dar mais um passo na sua caminhada rumo a uma vida mais equilibrada e saudável.
No Invicta, nosso curso prático de Ayurveda, você encontra ferramentas simples e fáceis de aplicar no seu dia a dia e que podem ser compartilhadas com a família toda. Acesse o nosso site e venha ser uma formiguinha de fogo!
Abraços e lembre-se sempre: Saúde é Liberdade!
Matheus
Quanta alegria ver um pouquinho da pediatria no VV. Obrigada meu querido. A pediatria é um mundo tao gigantesco e sendo tao negligenciado. Que muitos outros artigos eu possa ler por aqui.
É tao bom sentir o quentinho no coracao com essa leitura. Um xeirinho em todos.