7 hábitos diários para mudar a sua vida

hábitos para mudar de vida

Por Matheus Macêdo

No Ayurveda, a gente tem preceitos fundamentais sobre o que você deveria fazer todos os dias. Essas rotinas são chamadas de dinacharya — din significa dia e charya significa rotina.

Mas hoje não vou fazer isso. Vou fugir dos clássicos ayurvédicos para compartilhar com você o que eu vejo e faço que faz total diferença na minha própria vida.

Vou compartilhar hábitos que eu considero absolutamente transformadores e que eu acredito que, se você começar a praticar, também vai transformar completamente a sua saúde e a sua vida.

Se você é nerd, anota e compartilha com quem pode se beneficiar dessas dicas também.

Hábito 1. Meditação

O primeiro hábito que eu acredito que você deve adotar hoje mesmo é a meditação. Eu comecei a meditar com 15 anos e nunca mais parei.

Quando medita, você se reconecta com quem você é de verdade. E este é o primeiro passo para você transformar outros hábitos.

Você pode até me dizer “mas Matheus, eu não sei meditar, não consigo meditar, é muito difícil meditar”.

E eu te respondo que meditar é prática. No primeiro dia, pode ser bastante difícil. No segundo, vai ser um pouquinho menos. Em 30 dias, você vai perceber que já melhorou muito sua prática de meditação. 

Então, se você nunca meditou e quer começar, recomendo baixar o aplicativo gratuito Insight Timer. Eu disponibilizei um curso gratuito de 30 dias de introdução à meditação lá. 

Praticando todos os dias, você vai aprender como estabelecer uma prática sólida de meditação.

A segunda ferramenta que você pode usar para começar a meditar é o canal do Vida Veda no Telegram. De segunda a sexta-feira, eu entro ao vivo Às 7h30 para o Projeto Dinacharya.

São de 10 a 20 minutos de meditação guiada em tempo real para você aprender a meditar onde quer que esteja.

Hábito 2. Ler mais

Não conheço ninguém que me inspire muito que não tenha um hábito forte de leitura. Por isso, minha segunda dica de hábitos diários que você deve ter para mudar a sua vida é começar a ler mais.

A leitura é absolutamente fundamental porque ela te traz perspectiva, te ensina a ver as coisas sob diversos pontos de vista. Ela também contribui para a sua comunicação interpessoal e para que você saiba como se relacionar com o mundo.

Sou um leitor voraz. Por isso, quando chego em qualquer lugar, a primeira coisa que eu faço é buscar livros.

Leio ou escuto uns 6 livros ao mesmo tempo, porque cada livro tem uma dinâmica diferente.

Estou sempre lendo Charaka Samhita, o Ashtanga Hrdayam e os demais clássicos ayurvédicos. Mas também leio sobre negócios, empreendedorismo, startups e ritmos do mercado financeiro, por exemplo. Você não precisa ler vários livros ao mesmo tempo, nem precisa gostar dos mesmos assuntos que eu, mas encontre suas paixões e leia livros a respeito.

A leitura desperta a curiosidade e te faz buscar sempre mais conhecimento.

Hábito 3. Nutrir os 4 pilares da saúde

Quando comecei este artigo, a proposta era listar 7 hábitos. Mas não quis ocupar metade da lista com os 4 Pilares da Saúde, por isso, compilei essa dica aqui.

O terceiro hábito diário que você precisa para mudar a sua vida é praticar os 4 Pilares da Saúde, que são: alimentação, sono, movimento e silêncio. Eles têm que estar na sua vida, não tem jeito.

Você precisa prestar atenção na qualidade do que você come e na qualidade do seu movimento. Você pratica atividades físicas todos os dias? Não só de segunda a sexta-feira, mas todos os dias mesmo?

O sono é outra coisa que você não pode deixar de lado. Afinal, a qualidade do seu sono afeta uma série de processos metabólicos no seu corpo.

Por fim, o silêncio é a sua habilidade de efetivamente parar e só observar o que está acontecendo neste instante. O silêncio não é igual à meditação. A meditação é uma ferramenta para o silêncio. Silêncio é a sua capacidade de ter presença.

Se você quiser saber mais sobre os 4 pilares da saúde, no YouTube do Vida Veda tem muito conteúdo sobre isso.

Outra forma de se aprofundar nos 4 pilares da saúde é fazendo o curso 4P1 Online. São 32 horas de curso, nas quais você vai aprender o que são os 4 Pilares da Saúde e como aplicá-los na sua vida.

Hábito 4. Escrever um diário

O quarto hábito diário que eu acredito que você tem que ter para mudar a sua vida é escrever um diário.

Resisti muitos anos a escrever um diário porque eu realmente gosto de escrever. E todas as vezes que sentava para escrever alguma coisa, acabava levando meia hora. Então, no dia seguinte, pensava: “caraca, não vou escrever hoje, pois vai levar muito tempo”.

Mas em 2009 tive uma ideia mudou totalmente minha perspectiva sobre diários. Então, criei um método próprio e desde então meu diário tem sido alimentado diariamente.

Deixa eu te contar como foi isso. Eu estava morando em Grenoble, na França, para aperfeiçoar o meu francês. Comprei um moleskine (um caderninho pequenininho) e comecei a escrever uma linha por dia.

Isso mesmo, eu coloco o mês e, em cada linha, o dia daquele mês. Então, à noite, eu sento e escrevo uma linha sobre aquele dia. Só uma linha.

Por exemplo: no dia 05 de outubro de 2020, meu diário tem o seguinte: “Atenas, conserto iPhone, consulta, live.” É isso. Simples, né?

Meus ultimos 12 anos estão em dois caderninhos pequenos. Meus diários de uma frase. Já estou no segundo moleskine e quando encher faço outro. Neste que estou usando agora, a primeira entrada é de 2017.

Ele vai comigo para todo lado. E todo dia 31 de dezembro, criei um ritual: eu sento e leio meu ano que passou inteiro. Um ano são cerca de 20 páginas pequenas. Então, consigo revisitar o meu ano inteiro em menos de uma hora.

Vejo o que foi bom no ano e o que não foi, o que preciso fazer no próximo ano, como posso melhorar… Isso me dá perspectiva, porque de outra maneira, não lembraria de tudo o que aconteceu.

Hábito 5. Investir tempo de qualidade com quem você ama

Agora vou engrossar o caldo. O poder do artigo de hoje está nestes últimos três hábitos diários para mudar a sua vida. Presta atenção e anota.

A minha quinta dica para você é, todo dia, dedicar um pouco do seu tempo a alguém que você ama. Seja sua mãe, seu pai, irmão, irmã, amigo, amiga, namorado, namorada. Não importa.

Tempo de qualidade é estar com essa pessoa sem interferências. Ou seja, sem olhar o celular, sem responder email, sem ficar olhando para a televisão. Dedicando cada segundo a prestar atenção a essa pessoa.

Tempo de qualidade é uma das 5 linguagens do amor. Essas linguagens são as formas que utilizamos para expressar amor pelas pessoas e foram listadas pelo autor Gary Chapman. De acordo com esse autor, todo mundo valoriza estas 5 linguagens, mas cada pessoa prefere algumas em detrimento de outras.

Se você não conhece, vou te apresentar as 5 linguagens:

  • palavras de afirmação: são elogios ou reconhecimentos verbais sobre algo que a pessoa fez ou disse;
  • toque físico: abraço, aperto de mão, toque;
  • receber e dar presentes: pode ser algo feito à mão, como uma carta, um mimo;
  • tempo de qualidade: quando você senta com a pessoa e você demonstra amor simplesmente estando ali;
  • atos de serviço: quando você faz algo por outra pessoa, ajuda.

As minhas linguagens do amor preferidas são atos de serviço e tempo de qualidade. A que eu menos valorizo é receber e dar presentes. Qual é a linguagem do amor que você mais valoriza? Qual você menos valoriza? Deixa nos comentários pra eu saber.

Hábito 6. Fazer alguma coisa por outra pessoa

O sexto hábito diário que você deveria adotar para mudar a sua vida, de acordo com a minha perspectiva, é fazer, todos os dias, alguma coisa por outra pessoa.

Isso é um ato de serviço que eu procuro praticar todo santo dia. O Projeto 0800 é um ato de serviço, assim como o Projeto Dinacharya. Eu separo um tempo do meu dia para ajudar outras pessoas, da maneira que posso.

Então, se você vê alguém que precisa da sua ajuda, vai lá e ajuda. Pode ser uma pessoa procurando um endereço na rua, por exemplo. Ou convida alguém que precisa comer para almoçar.

Também é um ato de serviço ajudar quem você conhece a solucionar um problema ou resolver alguma pendência. Às vezes, apenas sentar e ouvir uma pessoa pode ser um grande ato de serviço.

O ato de servir tem que fazer parte da sua vida. Eu acredito que viver é servir, e não tem nada mais elevado, mais lindo, do que servir as outras pessoas. Esta é uma das atitudes mais nobres que você pode ter.

Você tem 365 dias por ano. Já pensou o potencial disso se você ajudar um pouquinho uma pessoa por dia? Agora imagina se todo mundo adotasse essa atitude? 

Hábito 7. Elogiar ou expressar gratidão por outro ser humano

Minha última dica para você hoje é: elogie ou expresse gratidão por outro ser humano diariamente. E mais: elogie de maneira específica.

O que isso significa?

Se você acha que uma pessoa está bonita porque a cor da roupa combina com os olhos dela, diga isso de forma específica. Se alguém serviu o almoço para você e o arroz está soltinho, igual ao da sua mãe, diga algo como “adorei a maneira com que você preparou este arroz. Ele me faz lembrar o arroz da minha mãe, soltinho”.

O segredo está em detalhar aquilo que mais te chamou a atenção. Até porque, o ato que você sentiu foi específico, então agradeça ou elogie de forma específica.

Conclusão

Hoje, te apresentei 7 hábitos diários que acredito que você deve ter para transformar a sua vida completamente.

E para finalizar, preciso te dizer que eu amo quando sei que você está aí do outro lado lendo este artigo com atenção e compartilhando comigo um pouquinho do seu tempo. Meu coração explode um pouquinho graças à sua presença, por isso, te agradeço muito por ter me lido até aqui. É uma honra muito grande poder fazer parte da sua jornada.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

25 comentários em “7 hábitos diários para mudar a sua vida”

  1. Muito bom Matheus!
    Como é bom fazer parte da sua jornada tbm🙏
    Cada hábito que mudamos construímos uma nova possibilidade de sentir essa experiência que chamamos VIDA.
    SAÚDE É LIBERDADE.
    Namaste 🌻

  2. PERFEITO, como tudo que o Matheus faz, ensina escreve com.tanta propriedade, conhecimento, empatia, e amor.
    Gratidão sempre ao nosso amado Matheus es essa revista por ter essa pessoa tão incrível para enriquecer ainda mais seu conteúdo….adoooooorooo Super Simples,parabéns e muita gratidão

  3. VALERIA DE ANDRADE TOSTA

    Obrigada por compartilhar seus hábitos e tudo que vc pode nos ensinar através do Ayurveda!
    Sou muito mais feliz, saudável e conectada comigo mesmo depois que conheci seu canal. Agora só falta conhecer vc pessoalmente, vou tentar! Um grande abraço e até breve 😘

  4. Super bom rever estes hábitos como pérolas. De cara parecem simples, fáceis, mas elogiar e servir…são desafiadores, porque também exigem nossa inteireza, nossa presença.
    Gratidão, vamos na busca destas construções diárias, bonitas, difíceis, mas transcendentais!

  5. Quanta sensibilidade no seu artigo, Matheus 🙂
    Eu vou aderir a praticidade de escrever o diário em uma linha, achei sensacional. A capricorniana que habita em mim, reverencia o capricorniano que habita em você. Rsrs
    Ser sua seguidora e ter a oportunidade de absorver tanto conhecimento transmitido de maneira leve e fluida, é um prazer e uma honra. Parabéns e obrigada pelo seu serviço.
    E já que você perguntou, as linguagens do amor que eu mais valorizo: “tempo de qualidade” que pode se tornar automaticamente um “ato de serviço”. E a que menos valorizo: “receber e dar presentes”. Tô contigo.

    Namastê 🙏🏼

  6. Monica Da Silva Castro

    Muito bom Matheus! É sempre bom ler seus artigos! Já li o livro as 5 linguagens do amor e me ajudou demais em meu relacionamento. A minha linguagem principal é tempo de qualidade e a segunda atos de serviço. Entender q somos diferentes na forma que gostamos de receber amor é primordial pra qq relação! Gratidão ❤

  7. Soraya Cristina Estacio Antonio

    Muita gratidão por ter entrado no grupo do Telegram. Estou consumindo muito conteúdo do VV.
    Matheus, você é iluminado! No caminho do trabalho vou te ouvindo todos os dias. Meu dia começa com uma energia maravilhosa. Obrigada por este artigo, por todo conteúdo produzido. Um grande beijo!

  8. MARILIA FORNACIARI GRABOIS

    Boa noite Matheus
    Adorei seu artigo sobre 7 hábitos. Alguns já sigo espontaneamente, outros ainda não pratico como meditar ou fazer um diário. Achei sua dica sobre diário genial. Obrigada por sua generosidade e amorosidade. Sou tentar seguir suas dicas como uma bússola. Bons sonhos

  9. MARILIA FORNACIARI GRABOIS

    Boa noite Matheus
    Adorei seu artigo sobre 7 hábitos. Alguns já sigo espontaneamente, outros ainda não pratico como meditar ou fazer um diário. Achei sua dica sobre diário genial. Obrigada por sua generosidade e amorosidade. Vou tentar seguir suas dicas como uma bússola. Bons sonhos

  10. Muito obrigada por esse artigo inspirador! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e suas vivências com a gente, sempre escuto ou leio com atenção e tento trazer pra minha vida, tem sido uma constante evolução!
    Parabéns pelo seu trabalho !
    Grande abraço!

  11. Matheus
    Vc é um gigante e sua energia me contamina.
    Muito obrigada por nos fazer refletir sobre o existir.
    Admiro-te! Sou sua fã! Tenho MUITO a aprender com você.
    Gratidão.

  12. Amei a ideia do diário em 1 linha! Grandes chances de começar um amanhã mesmo, ou hoje num rascunho e amanhã numa cadernetinha que aguente. Obrigada por ser esse ser humano tão cheio de nuances e inspiração.
    Beijos e abraços!

  13. Muito grata por tudo que tenho aprendido contigo! Já quero compartilhar com as pessoas que amo😍🥰 Parabéns Matheus pelo belíssimo trabalho!🙏🍃

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *