Pular para o conte√ļdo

Alimente sua tireoide

A endocrinologia √© a especialidade m√©dica que estuda os horm√īnios presentes no nosso corpo. Assim como o Ayurveda, ela requer uma vis√£o hol√≠stica sobre o ser humano, pois os horm√īnios afetam o comportamento de v√°rios √≥rg√£os e fazem com que diferentes sistemas consigam interagir.

Entre os √≥rg√£os estudados pela endocrinologia, est√° a tire√≥ide, uma gl√Ęndula em formato de borboleta localizada no pesco√ßo. 

Para quem tem problemas de tireoide, as causas podem ser muitas e os tratamentos variam de acordo com o caso cl√≠nico de cada um. O que vale para todos √© que um estilo de vida saud√°vel com certeza ajuda na busca por uma sa√ļde mais plena.

O que é tireoide?

A tireoide √© a gl√Ęndula que mais nos representa no sentido de integrar nutri√ß√£o, medicina moderna e Ayurveda. Ela tem uma enorme import√Ęncia para nosso organismo.  

A tireoide n√£o est√° presente apenas no pesco√ßo, pois todos os nossos √≥rg√£os precisam do horm√īnio T3 para funcionar. √Č o horm√īnio tireoidiano que controla a temperatura corporal, os batimentos do cora√ß√£o, algumas fun√ß√Ķes cognitivas, entre outras quest√Ķes.

Quem estuda Ayurveda sabe que a sa√ļde est√° diretamente conectada ao processo digestivo. Em rela√ß√£o √† tireoide n√£o √© diferente: a a√ß√£o dos horm√īnios depende do intestino.

Mas nesse caso, temos uma via de m√£o dupla: para que o intestino funcione, precisamos da tireoide tamb√©m. Isso porque o horm√īnio tireoidiano √© um dos respons√°veis pelo movimento perist√°ltico e pela frequ√™ncia de evacua√ß√£o.

Ou seja, para ter uma tireoide saudável, você precisa cuidar da sua digestão. E para ter uma boa digestão, você precisa de uma boa alimentação.

Quais s√£o os sintomas dos problemas na tireoide?

Atualmente os exames laboratoriais s√£o muito precisos, por isso tornou-se mais f√°cil diagnosticar hipotireoidismo e hipertireoidismo. Mas n√£o √© s√≥ porque um resultado de teste est√° dentro da faixa de refer√™ncia do laborat√≥rio que ele necessariamente se enquadra no diagn√≥stico padr√£o. 

O n√ļmero exibido nos exames √© um marcador que orienta o profissional de sa√ļde. Mas devem tamb√©m ser avaliados os sintomas e outras caracter√≠sticas do paciente. Devemos observar o corpo humano de maneira integrada, assim como fazemos em todos os tratamentos no Ayurveda.

O primeiro ponto a ser avaliado é o intestino. Além disso, precisamos avaliar o nível de estresse, de sono, vitaminas e toxinas.

Uma pessoa com hipertireoidismo pode apresentar tremor nas m√£os, taquicardia e ansiedade. Por qu√™? Porque o c√©rebro pode ter dificuldade para funcionar de forma linear. A pessoa pode ficar acelerada, com pensamentos r√°pidos demais, al√©m dos sintomas mencionados. 

Pouco sono, c√£ibras, aumento na quantidade de evacua√ß√Ķes e sudorese s√£o outros sintomas do hipertireoidismo.

J√° no caso do hipotireoidismo, podemos citar a queda de cabelo, fadiga em excesso, baixa libido, unhas quebradi√ßas, diminui√ß√£o de mem√≥ria, incha√ßo e dores nas articula√ß√Ķes como os sintomas mais comuns.

O que causa problemas na tireoide?

A perda de fun√ß√£o da tire√≥ide pode ocorrer por in√ļmeros motivos. O hipertireoidismo √© o que ocorre quando h√° libera√ß√£o excessiva de horm√īnios, enquanto o hipotireodismo √© quando os horm√īnios n√£o s√£o suficientes. H√° ainda as doen√ßas autoimunes, como a Tireoidite de Hashimoto e a doen√ßa de Graves.

Desequilíbrio intestinal

A disbiose, ou seja, o desequil√≠brio da microbiota intestinal, est√° entre as causas mais comuns dos problemas de tireoide. Quando pensamos em sa√ļde integrativa, pensamos logo no intestino. 

Na medicina ocidental, Escherich sugeriu em 1885 que é necessário conhecer a microbiota intestinal para termos uma boa compreensão da fisiologia da digestão e também para entendermos a patologia e tratamento de doenças microbianas intestinais.

Já no Ayurveda, há 5 mil anos foi sugerida uma compreensão da fisiologia humana com base nos doshas. Os doshas seriam paradigmas de funcionamento do corpo e da mente. Os desarranjos que ocorrem nos doshas seriam responsáveis por todas as doenças, sejam físicas ou mentais.

Atualmente, existem trabalhos cient√≠ficos que mostram que a microbiota intestinal est√° completamente ligada √† tireoide. Uma microbiota desregulada afeta a tireoide, favorece a ocorr√™ncia de doen√ßas autoimunes e pode reduzir a absor√ß√£o de medicamentos. 

Outra quest√£o relevante, que pode levar a problemas de tireoide, √© a baixa ingest√£o de micronutrientes ou a digest√£o ruim. Micronutrientes, como sel√™nio, ferro, iodo e zinco, s√£o necess√°rios para fazer a convers√£o dos horm√īnios dessa gl√Ęndula. A presen√ßa de metais pesados no organismo, por exemplo, pode diminuir a absor√ß√£o desses micronutrientes.

Infelizmente, n√£o √© comum realizar exames de sangue que avaliam a presen√ßa desses metais no nosso corpo, por isso muitas vezes essa causa n√£o √© detectada pelos profissionais de sa√ļde.

Estresse

O Brasil est√° entre os pa√≠ses mais ansiosos do mundo, o que pode afetar o funcionamento da tireoide. Al√©m disso, a priva√ß√£o do sono afeta os horm√īnios tireoidianos, gerando outros desequil√≠brios no organismo.

Digo isso porque o primeiro fator que inibe a produ√ß√£o correta de horm√īnios √© o estresse. Por isso, √© muito importante tratar n√£o apenas do corpo, como tamb√©m da mente. 

No caso da tireoidite de Hashimoto, trata-se de uma doen√ßa autoimune, mais frequente em mulheres. Resumidamente, √© uma predisposi√ß√£o gen√©tica √† inflama√ß√£o da tireoide, que pode ser desencadeada por estresse e por mudan√ßas hormonais, como puberdade e menopausa, por exemplo. 

Toxinas, agrotóxicos e medicamentos

Existe ainda a quest√£o da polui√ß√£o, que no Brasil √© alta. Assim como na √ćndia, no Brasil, al√©m das toxinas presentes no ar, ainda temos o agravante de muitos alimentos serem produzidos com altos n√≠veis de pesticidas (que cont√™m metais pesados como merc√ļrio, c√°dmio e chumbo).

O bisfenol, presente em muitos pl√°sticos, tamb√©m afeta negativamente a tireoide. Pl√°sticos esquentados deixam materiais t√≥xicos na comida e no ambiente, que podem ser disruptores end√≥crinos, inibindo a produ√ß√£o correta de horm√īnios e a absor√ß√£o de vitaminas. 

Também existem muitos medicamentos que afetam a tireóide, inclusive anticoncepcionais, que reduzem a absorção de vitaminas. Ou seja, mulheres que utilizam esse tipo de medicamento a longo prazo estão não apenas correndo o risco de alterar a função endócrina do corpo, como também podem estar reduzindo a absorção de nutrientes.

Quais são os possíveis tratamentos?

No Ayurveda, percebemos o quanto os antigos m√©dicos tratavam cada pessoa individualmente, com avalia√ß√Ķes personalizadas e tratamentos espec√≠ficos para cada um. Na medicina ocidental e na nutri√ß√£o, n√£o deveria ser diferente. 

Primeiramente, precisamos lembrar que nem todo problema de tireoide é igual. Cada pessoa manifesta sintomas próprios. Por isso, antes de tratar, é preciso investigar a causa.

Entretanto, alguns profissionais de sa√ļde n√£o consideram a microbiota intestinal como deveriam. Muitos deles tratam apenas os sintomas, prescrevendo medicamentos sem realmente considerar a ra√≠z do problema. 

A verdade, como j√° √© ditado popular, √© que √© melhor prevenir do que remediar. Nesse sentido, vale a pena cuidar dos 4 pilares da sa√ļde ‚ÄĒ alimenta√ß√£o, sono, movimento e sil√™ncio. 

Focando nesses quatro pilares, voc√™ tem mais chances de manter sua sa√ļde equilibrada e de evitar problemas de tireoide, assim como outros desequil√≠brios hormonais.

Se voc√™ gostou deste artigo, aproveita e compartilha com quem pode se beneficiar deste conhecimento. E se ficou alguma d√ļvida a respeito de como alimentar a sua tireoide, deixa o seu coment√°rio.

Abra√ßos e lembre-se sempre: SA√öDE √Č LIBERDADE!

Matheus

4 coment√°rios em “Alimente sua tireoide”

  1. √ďtima publica√ß√£o
    Tenho a tire√≥ide inflamada , Hashimoto mas horm√īnios normais
    Alguma dica para meu caso
    Obrigada pela atenção

    1. √Čvelim Wroblewski

      Ol√°, Berenice!
      O Ayurveda é uma medicina de precisão, ou seja, cada caso é um caso. Nesse sentido, o ideal é que você consulte um profissional para avaliar a sua situação específica. Você pode solicitar uma sessão individual com o Vd. Matheus Macêdo pelo formulário do site: https://vidaveda.orgagendamento/
      Um abraço!

  2. Cláudia Alcovér

    O rem√©dio foi retirado totalmente por 6 meses,repeti o exame e o resultado √© que minha tir√≥ide n√£o produz mais o horm√īnio e diminuiu de tamanho, o que fazer ?
    Estou engordando muito e tenho muita fome, meus cabelos caindo e indolência, votei a tomar o medicamento porém gostaria de saber o que pode ajudar no meu caso ? Muito obrigada pela sua atenção

    1. √Čvelim Wroblewski

      Ol√°, Cl√°udia!
      Dentro da perspectiva ayurv√©dica, cada pessoa √© √ļnica. Nesse sentido, voc√™ precisa passar por uma avalia√ß√£o individual para que o seu caso seja analisado de acordo com sua situa√ß√£o espec√≠fica. Voc√™ pode agendar uma sess√£o com o Vd. Matheus Mac√™do pelo formul√°rio do site: https://vidaveda.orgagendamento/
      Um abraço!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email