Pular para o conteúdo

Como Tratar Sinusite Crônica de Acordo com o Ayurveda:

Você sabia que 15% da população brasileira sofre de sinusite crônica? Se você é uma dessas pessoas, leia este artigo e saiba como tratar a sinusite crônica de forma natural com o Ayurveda.

Escrito por Vd. Matheus Macêdo e Rodrigo Raposo

É bem provável que você já tenha sofrido alguma reação alérgica ou pelo menos conhecido alguém que sofra de doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma, por exemplo.

Para chamar atenção a esse problema que atinge 25% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde, a data de 8 de julho foi intitulada como o Dia Mundial da Alergia.

O que é sinusite?

A sinusite é uma inflamação ou infecção das mucosas dos seios da face, geralmente causadas por resfriados ou alergias. Elas costumam ser de quatro tipos:

1 I Sinusite bacteriana aguda

Aqui os sintomas costumam durar mais ou menos duas semanas. É uma bactéria que atacou repentinamente o paciente.

2 I Sinusite crônica

Neste tipo, os sintomas podem durar em torno de três a quatro meses. É o contrário da sinusite bacteriana aguda.

3 I Sinusite subaguda

É quando seus sintomas tendem a não ser tão agudos e também não são tão longos, durando entre quatro e doze semanas.

4 I Sinusite aguda recorrente

Pode durar por volta de duas semanas, mas há chances de recorrer pelo menos quatro vezes ao ano.

Você sabia que é quando as pessoas sofrem de sinusite crônica que geralmente recorrem ao Ayurveda?

Quais são os sintomas da sinusite crônica?

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, a sinusite aguda costuma causar dor de cabeça na área do seio da face mais comprometida (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal).

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Ela também pode causar febre, cansaço, coriza, tosse e dores musculares.

Já na sinusite crônica, os sintomas podem ser os mesmos, porém variam muito em intensidade.

A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes e a tosse costuma ser o sintoma preponderante.

Ela é geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita, porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas, disparando o mecanismo de tosse.

Acessos de tosse são particularmente frequentes pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer, no decorrer do dia.

Como o Ayurveda avalia os sintomas da sinusite crônica?

Pelo Ayurveda, quando uma pessoa está doente, sabemos que existem agravamentos de doshas no corpo da pessoa.

Sintomas como corrimento nasal (secreção nasal espessa e sem coloração), drenagem na parte de trás da garganta e congestão nasal (dificuldade para respirar) podem ter como base um agravamento do kapha dosha.

Sintomas como dor de cabeça, dor de ouvido, dor de garganta, dor na região da boca, sensibilidade, perda de olfato, perda de paladar, cansaço e indisposição costumam ter o envolvimento do vata dosha agravado.

Por fim, se a pessoa apresenta sintomas de mau hálito, pode ser que haja uma influência do pitta dosha agravado.

Quais são as causas da sinusite crônica?

Inúmeros fatores podem contribuir para o desenvolvimento de uma sinusite crônica, como desvio de septo, alergias, doenças que afetam o sistema respiratório e doenças que afetam o sistema imunológico.

Como prevenir e tratar a sinusite crônica pela medicina moderna?

Dentre as prevenções da sinusite pela medicina moderna estão: evitar infecções das vias aéreas superiores, usar máscara, não ficar perto de pessoas doentes, lavar as mãos com álcool gel, cuidado adequado com alergias, evitar fumar, evitar exposição à fumaça e à poluição, e uso de umidificador de ar.

O tratamento pode ser feito com descongestionante nasal, medicamentos comuns para resfriado, hidratação e irrigação com solução salina, antibióticos (só em caso de infecção bacteriana), sprays esteróides e anti-histamínicos.

Tratando sinusite crônica pelo Ayurveda

O tratamento de qualquer doença pelo Ayurveda não costuma focar em soluções paliativas apenas, mas principalmente em descobrir a causa do problema e resolvê-lo.

Esse tratamento possui três etapas, mas geralmente conseguimos melhoras significativas já na segunda etapa.

Etapa 1 – Nidana parivarjana

A primeira etapa, que chamamos de nidana parivarjana, nada mais é do que identificar quais doshas estão agravados observando os sintomas da sinusite, entender o que causou o agravamento deles analisando os hábitos do paciente e remover a causa do problema.

Assim, o primeiro passo para tratar a insônia é agir diretamente na causa.

Se a paciente tem o hábito de comer alimentos considerados pró-inflamatórios (por exemplo o leite), o nidana parivarjana seria recomendar a essa pessoa parar de tomar leite. 

Etapa 2 – Shamana chikitsa

Uma vez que paramos a causa do problema e identificamos quais doshas estão gerando o problema, o próximo passo é apaziguarmos estes doshas agravados.

Essa etapa é conhecida como shamana chikitsa, quando “acalmamos” os doshas sem a necessidade de removê-los do corpo.

Por exemplo, se a pessoa tem dores musculares, existe uma grande chance de termos um envolvimento de vata dosha agravado.

Neste caso, manter o corpo hidratado, aquecido e repousado são formas de “acalmar” o vata dosha, bem como dar preferência a alimentos naturalmente doces e ricos em água.

Se a pessoa tem muita secreção nasal, já vemos um possível quadro de kapha dosha agravado.

Uma boa maneira de apaziguar o kapha dosha é manter o corpo aquecido, seco e movimentado, bem como dar preferência a alimentos mais amargos, picantes e adstringentes. 

Na minha experiência, a grande maioria das minhas pacientes costumam apresentar resultados incríveis já nesta etapa.

Etapa 3 – Shodhana chikitsa

E por fim, a última etapa – que chamamos de shodhana chikitsa – é quando não obtemos sucesso no apaziguamento dos doshas dentro do corpo e precisamos purificar o corpo da paciente desses doshas.

Esse processo é chamado de panchakarma e só deveria ser realizado por uma equipe de profissionais de saúde ayurvédicos qualificados. 

Como posso aprender mais sobre Ayurveda e doshas?

No Vida Veda, temos diversos cursos de Ayurveda que ensinam sobre os fundamentos mais básicos até o curso de Formação de Terapeuta Ayurveda e Saúde Integrativa.

Se você quer entender melhor o que são os doshas, como eles funcionam e como tratá-los, nós temos um curso incrível chamado Invicta, nosso curso prático de Ayurveda.

Nesse curso, você vai formar uma base sólida para navegar o Ayurveda de forma segura e livre de confusão.

No Invicta, você terá 12 módulos que levam cerca de um mês cada, com uma progressão clara e pensada para tornar o conhecimento do Ayurveda prático para você. Para conhecer o Invicta e garantir sua vaga, CLIQUE AQUI.

Um grande abraço e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

3 comentários em “Como Tratar Sinusite Crônica de Acordo com o Ayurveda:”

  1. Boa noite
    Adorei o artigo. Muito bem esclarecedor. Acontece que meu caso é uma sinusite cronica, sem sintomas, que foi identificado por meio de uma ressonância, em que há um muco espesso na face. Mediante esse exame fui informada de que não há tratamento, é cronico.
    Só é possivel revereter esse problema mediante uma raspagem, que seria feito num hospital com anestesia geral.
    Seria possivel u tratamento por meio da ayurveda?
    Esclareço que fiz esses exames a pedido do meu dentista que pretende fazer implantes na parte superior da boca.
    Obrigada
    Leticia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email