Pular para o conte√ļdo

As 4 necessidades b√°sicas do ser humano

Cada pessoa tem suas individualidades e necessidades particulares. Mas existem 4 necessidades específicas que são comuns a todo ser humano e vamos falar sobre elas aqui neste artigo.

Por que é importante termos necessidades?

Ao longo da vida, todos n√≥s nos deparamos com in√ļmeras necessidades, sendo que cada uma delas influencia diretamente sua motiva√ß√£o e seu n√≠vel de realiza√ß√£o. Quando crian√ßas, sentimos necessidade de carinho, seguran√ßa, amparo, brinquedos.

Mas essas necessidades espec√≠ficas v√£o mudando de acordo com o tempo, lugar e circunst√Ęncias. Um adulto que trabalha numa empresa de forma remota sente necessidades de ter um ambiente em casa com mais tranquilidade, sil√™ncio. J√° aquele que trabalha de forma presencial precisa ter mais roupas adequadas, precisa estar minimamente bem de sa√ļde para conviver com outras pessoas em um ambiente coletivo.

De acordo com o psic√≥logo estadunidense Abraham Maslow, o indiv√≠duo rege sua vida de acordo com as suas necessidades. Maslow identificou 5 necessidades b√°sicas do ser humano que ficaram conhecidas como “Teoria de Maslow”.

Essa teoria é bastante conhecida e estudada, não apenas na área da psicologia, mas também na administração, na gestão de recursos humanos e no marketing. Cada camada de necessidades pode ter sua interpretação adaptada a cada uma dessas áreas do conhecimento. E isso é incrível!

Mas lembrem-se, eu não vim aqui falar sobre as necessidades de acordo com Maslow, afinal, ele listou 5 delas e o título desse artigo é sobre 4 necessidades. Então, continue comigo!

As 4 necessidades de acordo com a filosofia védica

Milhares de anos antes de Abraham Maslow, os Vedas (corpo de conhecimento milenar que surgiu na √ćndia) listaram as 4 grandes necessidades (ou buscas) que todo ser humano deveria ter, se quiser atingir a ilumina√ß√£o.

Necessidade 1 l Segurança

A necessidade por segurança a qual eu me refiro aqui é em todos os sentidos: física, social, mental, financeira.

Quando falamos de segurança, mesmo um animal tem necessidade de segurança, pois ele teme ser agredido. Boa parte do que buscamos é segurança. A necessidade por bens materiais gera também uma sensação de segurança.

Uma criança chora desesperadamente necessitando do colo da mãe pois, para ela, esse é o lugar mais seguro do mundo. O trabalhador busca, via de regra, um emprego que lhe dá mais segurança, mais garantias de que, ao final do mês, ele irá receber seu salário.

Então o ser humano tem essa necessidade segurança. Uma pessoa pode viver em um lugar muito perigoso, onde ela sai de manhã para trabalhar e não sabe se vai poder voltar, porque onde ela mora está tendo troca de tiros e ela não sabe se vai terminar seu dia de hoje com vida.

Têm milionários que contratam seguranças particulares para ele e sua família, com medo de sequestro, vivendo um risco constante de falta de segurança. Ou seja, se a pessoa não tem o mínimo de segurança, nem para ela nem pra sua família, ela vive um medo constante.

Necessidade 2 l Prazer

A nossa segunda necessidade como ser humano é a necessidade de satisfazermos nossos desejos enquanto prazer, de poder desfrutar daquilo que desejamos ter.

Isso é comumente associado ao prazer carnal, ao prazer sexual, mas não é somente sobre isso que os Vedas se referem quando falam sobre a necessidade de prazer, desejos.

Se eu pedir a você para, neste momento, fechar seus olhos e imaginar o prato de comida que você mais gosta, naturalmente você vai começar a salivar, pois é seu corpo pedindo para você suprir essa necessidade de satisfazer esse desejo, que é algo prazeroso ao corpo.

Alguns religiosos costumam evitar a necessidade do desejo, pois ela é geralmente associada à uma fraqueza dos impulsos do corpo e da mente. Daí surgem algumas práticas como jejum e celibato.

Porém, o ser humano ter desejos não é nenhum problema, pois isso faz parte da busca do ser humano. O desejo nos impulsiona à uma motivação para alcançar algo.

O grande problema é quando a pessoa se apega aos seus desejos e acha que sua felicidade está condicionado à ter seus desejos satisfeitos. Não é errado ter desejos, mas sofrer por não ter conquistados esses desejos pode ser sim, considerado um problema.

Necessidade 3 l Retid√£o

A terceira necessidade humana √© comumente conhecida como dharma, a qual eu chamei de “retid√£o”.

Aqui temos a necessidade da pessoa que quer ter uma vida ética, que deseja seguir os princípios morais e que serve sua sociedade, atuando em prol de si mesma e do coletivo, que cuida do meio ambiente como se estivesse cuidando da sua própria casa.

A necessidade por retid√£o √© uma busca por sentido, de fazer algo positivo, de poder doar ao pr√≥ximo, de se colocar na posi√ß√£o do outro. √Č sobre viver em harmonia em uma sociedade que j√° se encontra sofrida h√° milhares de anos.

A necessidade de retidão, uma vez não realizada, acaba gerando sofrimento. Já uma animal não tem essa necessidade, pois ela tem uma relação direta com um intelecto mais elaborado. Somente o ser humano é capaz de ter esse intelecto.

Repare que as três primeiras necessidades que todo indivíduo que deseja alcançar a iluminação deveria ter são fundamentais, mas é preciso entender que a felicidade não pode estar condicionada às essas conquistas. Se eu desejo acabar a fome no mundo (retidão) e não conseguir isso, não posso me deixar ser consumido por essa insatisfação.

E ai √© que entra a quarta e √ļltima necessidade do ser humano: a necessidade de liberta√ß√£o.

Necessidade 4 l Libertação

A liberta√ß√£o, a qual os Vedas chamam de mokŠĻ£a √© a necessidade principal do ser humano. √Č a necessidade de acabar com o sofrimento. Mas para que isso seja poss√≠vel, √© preciso desapegar-se das outras 3 buscas anteriores.

Essas são as 4 necessidades que todo ser humano deveria ter, de acordo com a tradição védica e ayurvédica. Ou seja, você deve seguir os princípios morais e éticos, mas ao mesmo tempo ter posses, bens materiais, conquistar um sucesso material e ter prazer na vida.

Mas todo indiv√≠duo deveria tamb√©m buscar a ilumina√ß√£o, buscar se libertar de todos as 3 necessidades anteriores. √Č natural que o ser humano queira ter prazer, comer uma comida gostosa, que te proporciona prazer, viajar para um lugar prazeroso, √© natural que o ser humano queira conquistar bens materiais, ter uma carreira de sucesso (o capitalismo √© criticado hoje em dia, mas para o Vedas, isso √© um impulso natural do ser humano), pois isso gera seguran√ßa.

√Č natural tamb√©m que esta mesma pessoa siga princ√≠pios √©ticos e morais, que respeite as leis e o conv√≠vio com a sociedade, independente de ter ou n√£o uma religi√£o. Qualquer atitude dela que cause uma perturba√ß√£o ao bom conv√≠vio com a sociedade (desrespeito ao pr√≥ximo, matar, roubar, agredir) √© uma viola√ß√£o ao princ√≠pio de dharma, retid√£o.

E no fim, a pessoa precisa superar todos esses impulsos anteriores e sair dessa Roda de SaŠĻÉsńĀra, dessa Roda do Karma. Se a pessoa desenvolve apego √†s 3 primeiras necessidades, √© bem prov√°vel que ela tenha sofrimento. Por isso que a quarta e √ļltima necessidade – liberta√ß√£o – √© a mais importante. pois ela liberta a pessoa de todo o sofrimento, de todo esse apego.

Uma boa forma de praticar de esse desapego e através da meditação.

Como aprender mais sobre os ensinamentos védicos?

Se voc√™ gostou desse conte√ļdo e quiser se aprofundar mais nos conhecimentos v√©dicos e do Ayurveda, CLIQUE AQUI para saber mais informa√ß√Ķes da nossa FORMA√á√ÉO EM AYURVEDA E SA√öDE INTEGRATIVA do Vida Veda.

A nossa formação possui um módulo de Filosofia Védica e História do Ayurveda, onde você poderá se aprofundar mais sobre os conceitos védicos milenares.

Abraços e tenha uma boa jornada de libertação!

Escrito por Rodrigo Raposo, l√≠der pedag√≥gico do Vida Veda e monitor da disciplina Padartha Vij√Īana e ńÄyurveda Itihasa, S√Ęnscrito e Estudos dos Samhitas.

8 coment√°rios em “As 4 necessidades b√°sicas do ser humano”

  1. O final est√° errado‚Ķ a quarta necessidade √© liberta√ß√£o e n√£o retid√£o. Tem que corrigir: ‚Äú Por isso que a quarta e √ļltima necessidade ‚Äď retid√£o ‚Äď √© a mais importante‚ÄĚ

  2. As necessidades b√°sicas do ser humano na realidade s√£o 5 :
    1- comer
    2- beber
    3- defecar
    4- urinar
    5- respirar

  3. ANT√ĒNIO GALV√ÉO DA COSTA

    A adição de conhecimento é sempre bem-vinda; a assimilação e colocação dele em prática é ainda mais importante.

  4. Adorando estudar um pouco os conte√ļdos de vcs! Gostaria de saber se este n√≠vel de medicina ayuv√©dica lida apenas com as energias dos seres humanos?! Ou TB com a parte f√≠sica! Considero que a express√£o medicina ayuv√©dica √© de extrema necessidade na parte de curas e de transcender do ponto atual de sa√ļde de algu√©m que tenha algum karma, por gera√ß√Ķes, e consiga realizar sua “liberta√ß√£o” e ainda continuar vivo ou viva para continuar suas outras etapas de supera√ß√£o dentro de novos e amplos patamares de evolu√ß√£o ! Olha √© uma reestrutura√ß√£o incr√≠vel o q uma pessoa pode passar at√© tornar rotina , a sua vida mais saud√°vel! Eu consideraria uma verdadeira transforma√ß√£o energ√©tica e de pr√°ticas valiosas de rotina saud√°vel! Grata pelos conte√ļdos!

    1. Ol√°, Lidiane. Obrigado pelo coment√°rio. Sim, a medicina Ayurveda trata o corpo f√≠sico, bem como os √≥rg√£os dos sentidos, a mente e o que acredito que voc√™ chama de energia. Por que n√£o d√° uma olhadinha nos nossos conte√ļdos gratuitos? https://uni.vidaveda.org

      Grande abraço!!!!

    1. Ol√°, Est√™v√£o, boa noite. Obrigado pelo contato. Em outubro n√≥s iremos come√ßar a disciplina de Filosofia V√©dica. Mande um email para n√≥s no [email protected] para saber mais detalhes. ūüėČ

      Grande abraço.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email