Pular para o conteúdo

Os 4 Pilares da Saúde: o que são, como surgiram e importância

Se você é nova por aqui e nunca ouviu falar sobre os 4 Pilares da Saúde, fica comigo que eu vou te explicar tudo sobre esse assunto. Continue a leitura e confira:

  • – O que são os 4 Pilares da Saúde?
  • – Como surgiram os 4 Pilares da Saúde
  • – Por que você deveria se importar com a sua alimentação, sono, movimento e silêncio?
  • – Conclusão sobre os Pilares da Saúde

Prefere ouvir o podcast? É só dar o play!

O que são os 4 Pilares da Saúde?

Se você já me acompanha há algum tempo, deve ter me ouvido falar dos 4 Pilares da Saúde. Essa foi a maneira que eu encontrei para sistematizar o conhecimento ayurvédico para tornar ele mais acessível para o maior número de pessoas. 

Então, se você é nova por aqui e nunca ouviu falar sobre os 4 Pilares da Saúde, fica comigo que eu vou te explicar o que são esses quatro pilares e qual a importância deles.

Como surgiram os 4 Pilares da Saúde

Em 2017, eu fui ao Brasil para dar uma palestra sobre Ayurveda para o seu dia a dia. Durante a palestra, fui provocado por uma pessoa que disse “Ah, Matheus, mas Ayurveda é muito difícil. Tem que saber o seu dosha, seguir um monte de regras, passar óleo no corpo, raspar a língua…”.

E eu fui percebendo que várias pessoas falavam a mesma coisa sobre o Ayurveda. E fiquei pensando que não precisava ser assim. Que deve ter um jeito de explicar essa ciência milenar de forma prática, simples e democrática.

Eu acho que Ayurveda pode beneficiar a saúde de todo mundo. E aí eu comecei a explicar que o Ayurveda, assim como todo o conhecimento védico, é baseado em três pilares, que a gente chama de trayopastambha.

São três “bases” da vida: ahara (alimentação), nidra (sono) e brahmacharya, que no meu entendimento é viver de acordo com as regras de Brahma, ou seja, do Universo, da Natureza.

Como eu achava difícil de explicar essa ideia de brahmacharya para quem não tinha muito contato com a cultura védica, simplifiquei o conceito. Tirei o brahmacharya e transformei os três pilares do Ayurveda em 4 Pilares da Saúde.

Eu penso que todo mundo deveria se movimentar todos os dias. Na verdade, você nem tem a opção de não se movimentar. Você tem a opção de se movimentar bem ou mal, de forma a ter mais saúde ou mais doença. Então, eu coloquei como o terceiro pilar da saúde o movimento.

E adicionei, ainda, o que eu chamo de silêncio, que é o meu convite ao autoconhecimento. O meu convite para você refletir sobre o que se passa dentro de você.

Meu objetivo com o pilar do silêncio é levar as pessoas a refletirem sobre quem elas são de verdade e o que realmente precisam para viver bem.

Por que você deveria se importar com a sua alimentação, sono, movimento e silêncio?

Estudar Ayurveda na raíz, ler os Samhitas, estudar sânscrito, entender como funcionam os doshas, são opções. Você pode querer fazer tudo isso ou não. Mas os 4 Pilares da Saúde não são opcionais.

Você não tem a opção de comer ou não comer, de dormir ou não dormir. Em algum momento você vai ter que fazer essas coisas. Portanto, não é opcional. O que você pode decidir é o como.

Agora, quero te explicar um pouco mais sobre esses 4 Pilares da Saúde.

1. O Pilar da Alimentação

No Ayurveda, a sua saúde começa pelos alimentos que você ingere. Isso porque, durante e após a digestão, esses alimentos se transformam em nutrientes, que são absorvidos pelo seu organismo e transformados nos demais tecidos do corpo, como músculos, sangue e ossos, entre outros.

Se a sua nutrição é baseada em alimentos com pouco valor nutricional, como os alimentos ultraprocessados, por exemplo, seu organismo vai receber menos nutrientes. Consequentemente, vai desenvolver tecidos mais fracos, abrindo espaço para problemas de saúde, como a inflamação crônica.

Por outro lado, se você tem uma alimentação baseada em alimentos com alto valor nutricional, como legumes, frutas e verduras, seu corpo vai desenvolver tecidos mais saudáveis. E assim, você terá mais saúde.

Percebe como isso é apenas bom senso? Com uma pequena base de conhecimento sobre alimentação saudável, você já consegue equilibrar o seu pilar da alimentação.

Você não precisa ir para a Índia ou aprender sânscrito para isso. Você só precisa entender o que o seu corpo precisa e dar a ele.

Agora, conta pra mim nos comentários: você vai comer para nutrir o seu corpo de verdade, para ficar mais saudável, ou vai comer de maneira inconsciente, sem levar em consideração se você tem alergia, se o alimento vai te dar indigestão, se vai te causar algum problema?

– Leia também: Alimentação Ayurveda: o que é, principais benefícios e como fazer

2. O Pilar do Sono

No Ashtanga Hrdayam, um dos textos clássicos do Ayurveda, sempre que você encontra uma lista, deve levar em consideração que a sequência em que as coisas são apresentadas têm um porquê.

E nos 4 Pilares da Saúde, sigo a mesma lógica. Por isso, o segundo pilar da saúde é o sono. Você pode até virar uma, duas noites sem dormir. Mas quantos dias você consegue ficar sem dormir? Um fim de semana? Uma semana? Um mês inteiro? Pouco provável…

Percebe que em algum momento você vai ter que dormir?

Como você pode ver, o sono não é opcional. Por isso ele é um pilar da saúde. E como ele é inevitável, você pode usá-lo para potencializar a sua saúde.

Se você dormir melhor, pode usar o sono como ferramenta de regeneração do seu corpo, de manutenção ou crescimento da sua musculatura, de fixação de memória, de aumento da sua imunidade…

Uma boa noite de sono também vai determinar como você acorda no dia seguinte. Se você tem energia e disposição para fazer tudo o que precisa ou se você acorda se sentindo cansada, por exemplo.

E sabe o que pode afetar a qualidade do seu sono? A qualidade da sua alimentação. Mas não é só isso. A qualidade do seu movimento também tem tudo a ver com ter uma boa noite de sono.

– Leia também: Como tratar insônia de acordo com o Ayurveda?

3. O Pilar do Movimento

Como eu disse antes, movimento também não é opcional. Você pode até falar “estou sedentária”, mas você está se mexendo o tempo todo.

Quando respira você está se mexendo, quando digita no computador, se espreguiça, vai pegar um copo d’água, deita para dormir…

Mas, quando você não nutre seu corpo de movimento inteligente, um belo dia uma caneta cai no chão, você se abaixa para pegá-la e a sua coluna trava. Ou, você decide dar aquela caminhadinha no parque e percebe que em meia hora já está super cansada.

E pouco a pouco, seu corpo vai deixando de ter flexibilidade, resistência e força para fazer atividades físicas. Normalmente, é quando você começa a sentir uma dor aqui e outra ali, seja nos joelhos ou na lombar.

Então, se você não costuma fazer atividades físicas, fica aqui o meu convite para começar a praticar qualquer atividade. Você pode escolher entre uma aula de salsa ou de bachata, treinar jiu-jitsu ou fazer yoga. Não importa.

O movimento é o que mantém seu corpo ativo. Mas isso não significa que você precisa se forçar a fazer algo que não gosta, como ir à academia, por exemplo. Movimento tem que ser divertido e te fazer suar. Simples assim.

4. O Pilar do Silêncio

E pra terminar, o silêncio também é um pilar da saúde. Você não tem a opção de não saber quem você é. Se você se esforça ativamente para se autoconhecer ou não, vai sofrer as consequências disso.

Pode ser na forma de ansiedade, de depressão, de infelicidade, de sofrimento… Saber quem é você é absolutamente fundamental para viver mais e melhor.

— Mas o que é exatamente esse pilar, Matheus?

Para mim, silêncio é se manter no presente, honrando seu passado, mas não vivendo lá; e planejando seu futuro, sem criar uma condição de ansiedade ou infelicidade pelo que ainda não aconteceu.

É você ter a capacidade de olhar para o seu momento presente e compreender quais elementos da realidade você não controla, por exemplo, focando naquilo que está ao seu alcance.

É entender que nessa Jornada da Vida, você é Aquilo que observa tudo o que acontece.

– Leia também: Como tratar ansiedade com Ayurveda?

Conclusão sobre os Pilares da Saúde

Algumas pessoas me perguntam “Ah, Matheus, mas por que não são cinco pilares? Ou seis, ou sete?”.

A verdade é que o número não importa. O que importa é que você esteja se observando e nutrindo seu corpo com o que ele precisa. E os 4 Pilares da Saúde são o passo inicial para você construir uma vida mais saudável.

Se você sente que o momento de dar esse passo é agora, eu tenho um presente para te dar: o Planner dos 4 Pilares da Saúde. Esta é uma ferramenta que eu e minha equipe desenvolvemos para te ajudar a organizar a sua rotina sem perder de vista o mais importante: a sua saúde.

Para baixar o Planner dos 4 Pilares da Saúde é só clicar no banner aqui embaixo.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

Banner para Planner dos 4 Pilares da Saúde

5 comentários em “Os 4 Pilares da Saúde: o que são, como surgiram e importância”

  1. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, Matheus! Através deles descobri que eu não dava importância ao silêncio. Meu autoconhecimento era superficial e sofri muito durante um bom tempo da minha vida. Sempre cuidei da alimentação, do sono e do movimento inteligente, mas faltava algo. Era esse tal de “pilar do silêncio”, era a observação da realidade, a presença, o poder do agora. Se existe uma cápsula mágica para se ter vida plena de saúde, a fórmula dela é composta pelos 4 pilares alimentação, sono, movimento e silêncio. ♥️🙏🏻

  2. Eu conheci o vivaveda e Matheus na live de Yoganandabrasil com Yuri, desde então começei a ver todas ad lives e fiz o curso aEssência do Ayurveda. Minha vida tem mudado para melhor,e estou melhorando minha alimentação.Gratidão pela sua generosidade em ajudar tantas pessoas.
    Meu grande desejo é me consultar com vc
    mas agora não tenho condições.Namastê
    ❤🐜🔥🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email