Pular para o conteúdo

PRECISO PARAR DE TOMAR MEUS REMÉDIOS?

Uma relato sobre o uso de medicamentos do ponto de vista do Ayurveda e da medicina moderna por Matheus Macêdo e Ricardo Barreto.

Uma questão recorrente para algumas pessoas é: para seguir o Ayurveda preciso parar de tomar meus remédios?

Esta dúvida nasce de uma ideia de que o Ayurveda é um tratamento natural, que só utiliza produtos naturais, ou que é um tratamento que não tem efeitos colaterais. Na verdade, quando falamos de tratamento ayurvédico nós estamos falando de cikitsa (tratamento). Buscando diretamente do primeiro capítulo do Ashtanga Hrdayam Sutrashtana 1:27, cikitsa catushpada (as quatro pernas do tratamento) são:

  1. Bhishak – Médico

  2. Dravya – Remédio

  3. Upasthata – Ajudante

  4. Rogi – Paciente

Portanto, segundo o Vagbhata, umas das quatro pernas, a gente chama de remédio. Isso já mostra para vocês como os remédios, as terapias, ocupam uma posição fundamental dentro do tratamento ayurvédico.

Então, não só você não precisa parar de tomar remédios quando você faz um tratamento como provavelmente você vai começar a tomar remédio. É muito comum nos hospitais ayurvédicos na Índia, nos departamentos de Kaya Chikitsa, os Vaidyas verem mais de 100 pessoas a cada três horas, e por causa disso as farmácias funcionam freneticamente sem parar, dispensando medicamentos.

Agora uma outra questão que pode vir também é, para seguir o tratamento ayurvédico é preciso parar de tomar os meus remédios alopáticos, os meus remédios na medicina moderna? De forma nenhuma.

Muitas vezes na Índia, Ayurveda e a medicina moderna se complementam perfeitamente. Os pacientes de um médico moderno às vezes são referidos para um médico ayurvédico para que cada um possa fazer o que sabe fazer bem.

Na índia, observa-se e respeita-se muito a complementaridade desses dois sistemas.

Tem coisas que a medicina moderna faz com primor, em que a medicina moderna é incrível e tem coisas que o Ayurveda faz com primor, em que a Ayurveda é incrível. Por exemplo se você sofre um acidente de carro, dificilmente você vai querer buscar tratamento no hospital ayurvédico, a medicina moderna é incrível em traumatologia e emergência enquanto que a medicina ayurvédica, por exemplo, é incrível em tratamento de doenças crônicas. Como as doenças crônicas são fatores de morbidade que estão ganhando muita relevância no mundo moderno, Ayurveda, por consequência, também está ganhando muita relevância no mundo moderno.

Ayurveda é um sistema de medicina que funciona extremamente bem para doenças crônicas. É claro que em Ayurveda existe também o estudo de cirurgia, traumatologia, e inclusive emergência ayurvédica, mas a área de destaque é realmente o tratamento que se consegue fazer de doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares, problemas neurológicos, de doenças auto-imunes. É aqui também que o Ayurveda vai usar remédios para conseguir tratar e controlar essas enfermidades e de maneira nenhuma você precisa parar de tomar seus remédios da medicina moderna alopática. De maneira nenhuma o Ayurveda entra em conflito com a medicina moderna ou como às vezes se chama, medicina alopática. Muitas vezes o tratamento pode ser feito em conjunto, um médico ayurvédico em conjunto com o médico moderno, para servir o paciente da melhor forma possível.

Nunca deixe de tomar nenhum remédio prescrito pelo seu médico sem orientação do mesmo médico. Inclusive seria extremamente antiético dizer para qualquer paciente parar um remédio que foi prescrito por outro médico sem consultar esse médico, sem tentar entender a razão por trás dessa prescrição, sem tentar entender a lógica que levou esse médico a prescrever essa medicação.

Espero que artigo tenha ajudado a tirar algumas dúvidas sobre Ayurveda, uso de medicamentos e a medicina moderna.

2 comentários em “PRECISO PARAR DE TOMAR MEUS REMÉDIOS?”

  1. Sempre sensato…Não gosto dos remédios alopáticos que muitas vezes ajudam por um lado e destroem por outro… mas cada caso é um caso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email