Pular para o conte√ļdo

PRECISO PARAR DE TOMAR MEUS REM√ČDIOS?

Uma relato sobre o uso de medicamentos do ponto de vista do Ayurveda e da medicina moderna por Matheus Macêdo e Ricardo Barreto.

Uma questão recorrente para algumas pessoas é: para seguir o Ayurveda preciso parar de tomar meus remédios?

Esta d√ļvida nasce de uma ideia de que o Ayurveda √© um tratamento natural, que s√≥ utiliza produtos naturais, ou que √© um tratamento que n√£o tem efeitos colaterais. Na verdade, quando falamos de tratamento ayurv√©dico n√≥s estamos falando de cikitsa (tratamento). Buscando diretamente do primeiro cap√≠tulo do Ashtanga Hrdayam Sutrashtana 1:27, cikitsa catushpada (as quatro pernas do tratamento) s√£o:

  1. Bhishak РMédico

  2. Dravya РRemédio

  3. Upasthata – Ajudante

  4. Rogi – Paciente

Portanto, segundo o Vagbhata, umas das quatro pernas, a gente chama de remédio. Isso já mostra para vocês como os remédios, as terapias, ocupam uma posição fundamental dentro do tratamento ayurvédico.

Ent√£o, n√£o s√≥ voc√™ n√£o precisa parar de tomar rem√©dios quando voc√™ faz um tratamento como provavelmente voc√™ vai come√ßar a tomar rem√©dio. √Č muito comum nos hospitais ayurv√©dicos na √ćndia, nos departamentos de Kaya Chikitsa, os Vaidyas verem mais de 100 pessoas a cada tr√™s horas, e por causa disso as farm√°cias funcionam freneticamente sem parar, dispensando medicamentos.

Agora uma outra questão que pode vir também é, para seguir o tratamento ayurvédico é preciso parar de tomar os meus remédios alopáticos, os meus remédios na medicina moderna? De forma nenhuma.

Muitas vezes na √ćndia, Ayurveda e a medicina moderna se complementam perfeitamente. Os pacientes de um m√©dico moderno √†s vezes s√£o referidos para um m√©dico ayurv√©dico para que cada um possa fazer o que sabe fazer bem.

Na índia, observa-se e respeita-se muito a complementaridade desses dois sistemas.

Tem coisas que a medicina moderna faz com primor, em que a medicina moderna √© incr√≠vel e tem coisas que o Ayurveda faz com primor, em que a Ayurveda √© incr√≠vel. Por exemplo se voc√™ sofre um acidente de carro, dificilmente voc√™ vai querer buscar tratamento no hospital ayurv√©dico, a medicina moderna √© incr√≠vel em traumatologia e emerg√™ncia enquanto que a medicina ayurv√©dica, por exemplo, √© incr√≠vel em tratamento de doen√ßas cr√īnicas. Como as doen√ßas cr√īnicas s√£o fatores de morbidade que est√£o ganhando muita relev√Ęncia no mundo moderno, Ayurveda, por consequ√™ncia, tamb√©m est√° ganhando muita relev√Ęncia no mundo moderno.

Ayurveda √© um sistema de medicina que funciona extremamente bem para doen√ßas cr√īnicas. √Č claro que em Ayurveda existe tamb√©m o estudo de cirurgia, traumatologia, e inclusive emerg√™ncia ayurv√©dica, mas a √°rea de destaque √© realmente o tratamento que se consegue fazer de doen√ßas cr√īnicas como diabetes, problemas cardiovasculares, problemas neurol√≥gicos, de doen√ßas auto-imunes. √Č aqui tamb√©m que o Ayurveda vai usar rem√©dios para conseguir tratar e controlar essas enfermidades e de maneira nenhuma voc√™ precisa parar de tomar seus rem√©dios da medicina moderna alop√°tica. De maneira nenhuma o Ayurveda entra em conflito com a medicina moderna ou como √†s vezes se chama, medicina alop√°tica. Muitas vezes o tratamento pode ser feito em conjunto, um m√©dico ayurv√©dico em conjunto com o m√©dico moderno, para servir o paciente da melhor forma poss√≠vel.

Nunca deixe de tomar nenhum remédio prescrito pelo seu médico sem orientação do mesmo médico. Inclusive seria extremamente antiético dizer para qualquer paciente parar um remédio que foi prescrito por outro médico sem consultar esse médico, sem tentar entender a razão por trás dessa prescrição, sem tentar entender a lógica que levou esse médico a prescrever essa medicação.

Espero que artigo tenha ajudado a tirar algumas d√ļvidas sobre Ayurveda, uso de medicamentos e a medicina moderna.

2 coment√°rios em “PRECISO PARAR DE TOMAR MEUS REM√ČDIOS?”

  1. Sempre sensato…N√£o gosto dos rem√©dios alop√°ticos que muitas vezes ajudam por um lado e destroem por outro… mas cada caso √© um caso

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualiza√ß√Ķes por email