Pular para o conteúdo

O que é agni?

Será que o conceito de agni está ligado apenas à alimentação?

por Carlos Ferreira, editor de texto do Vida Veda.

Um dos conceitos sobre o qual mais ouvimos falar quando conhecemos o Ayurveda, além de doshas e abhyanga, é agni. Existem diversas traduções para a ideia de agni, entre as mais populares estão “fogo digestivo” e “capacidade digestiva”. Neste texto, procuraremos mostrar como o conceito pode ser compreendido de uma maneira ainda mais ampla.

O Vd. Matheus Macêdo, no vídeo “O que é o Agni?”, que faz parte da palestra “Quem precisa de Ayurveda?”, nos esclarece que se adotarmos uma visão limitada podemos dizer que “Agni é sua capacidade de digerir alimentos. Quando você o coloca na boca, ele deixa de ser aquilo que é e passa a integrar você; esse processo de transformação é o que chamamos de agni”.

Com isso, podemos atrelar o agni à ideia da alimentação, já que ele é o responsável pelo processo de transformação do alimento naquilo que somos. Mas será que se trata apenas disso?

Não necessariamente. De acordo com o Ayurveda com base nos Samhitas, digerimos tudo aquilo com que entramos em contato.

Digerimos tudo aquilo com o que entramos em contato, nossas experiências, emoções, os alimentos, e tudo isso passa pelo nosso agni /Créditos: Pixabay/Pexels

Sabe aquelas expressões “O que você me falou ontem está entalado”, ou “Ainda estou digerindo aquilo que você me contou”? Pois bem, de acordo com os Samhitas, é responsabilidade do agni digerir essas situações, emoções e demais elementos que passam por esse processo de transformação de algo exterior para nosso interior.

Então, qual seria a melhor forma de definirmos o agni? Na mesma palestra que citamos anteriormente , o vaidya Matheus Macêdo nos traz a resposta: “O agni é sua capacidade de processar, via de regra, coisas externas, os alimentos sendo os mais importantes. Toda sua vida depende disso — se não tem agni, não tem vida, ou se seu agni não está bom é onde começam todos os problemas”.

Em uma palavra: transformação. O agni é o responsável pela transformação do externo em nós. Sendo esse “nós” entendido metaforicamente, “nós” enquanto seres humanos, mas também fisicamente, representando um processo fisiológico que acontece “em nós”, em nosso corpo, de maneira tangível e real.

Reafirmamos, então, que cada indivíduo se caracteriza de modo particular, e isso também pode ser aplicado em relação ao agni. Apesar de ser a base de nossa saúde, ele varia conforme a pessoa, conforme o dia e durante a vida. Portanto, estar atenta ou atento ao seu agni é olhar com carinho para você, para seu corpo e para sua qualidade de vida.

Créditos: Mahe Haroutinian/Pexels

O agni varia em cada pessoa, durante nosso dia, durante toda nossa vida. O que sempre faz com que nos lembremos que cada um de nós tem um funcionamento particular.

1 comentário em “O que é agni?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email