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EU PRECISO MEDITAR?

Uma explanação sobre meditação e Ayurveda por Matheus Macêdo e Jaqueline Halack.

Quando falamos de medita√ß√£o, assim como quando falamos de Ayurveda, as pessoas tendem logo a fazer conex√£o desses dois t√≥picos com a √ćndia, com a cultura indiana ou com o hindu√≠smo. Isso acontece porque o Ayurveda √© uma estrutura de pensamento originada na √ćndia. A maioria das pessoas acredita que quem medita √© budista ou hindu√≠sta. Logo, se voc√™ n√£o acredita em Shiva, por exemplo, medita√ß√£o e Ayurveda n√£o teriam um espa√ßo dentro da sua vida.

Mas essa associa√ß√£o direta entre √ćndia e Ayurveda, e oriente e medita√ß√£o, n√£o √© necessariamente verdade. Por exemplo, os computadores pessoais, os celulares ou laptops, foram produzidos nos EUA, na sua grande maioria. A internet surgiu nos laborat√≥rios de universidades americanas. Os EUA s√£o um pa√≠s majoritariamente crist√£o, o que n√£o significa que a internet e os computadores sejam instrumentos crist√£os. Voc√™ pode ser um mu√ßulmano e usar computadores e a internet. Esses utens√≠lios foram criados em ambientes majoritariamente crist√£os. Isso n√£o que significa esses instrumentos estejam atrelados a essa cultura e a essa religiosidade.

O Ayurveda é um instrumento; assim como a meditação. Você pode aplicar esses instrumentos em diversas culturas, e dependendo de onde você aplicar, o Ayurveda passa a ganhar uma característica própria daquele lugar. Assim, nós no Brasil ou em Portugal, temos que trabalhar para desenvolver um Ayurveda que seja tipicamente brasileiro ou tipicamente português.

Vai existir em algum momento um Ayurveda Brasileiro ou Portugu√™s ou Angolano, quem sabe. Esse √© um dos nossos objetivos no Vida Veda. Se voc√™ apenas transplantar o Ayurveda como ele √© praticado na √ćndia para o Brasil, voc√™ n√£o ter√° o mesmo efeito ben√©fico que poderia ter se n√≥s da comunidade ayurv√©dica brasileira trouxermos os elementos e instrumentos do Ayurveda e aplicarmos essa leitura √† realidade brasileira.

Assim, o Ayurveda ter√° uma cara diferente, dependendo do pa√≠s onde estiver presente. √Č claro que ainda vai obedecer aos mesmos princ√≠pios (que continuam sendo os mesmos). Aqui no Vida Veda procuramos explicar que s√£o princ√≠pios estabelecidos nos Samhitas, ou seja, foi um instrumento elaborado dentro de um contexto indiano, mas que hoje em dia pode ser apropriado e pode ser modificado ou adaptado independente do lugar onde voc√™ mora.

Da mesma forma acontece na meditação. Ela é um instrumento que é usado para se alcançar um objetivo que pode ser definido a partir do local onde a pessoa vive e da crença que ela tem.

Existem duas maneiras como ela se manifesta: integrada com algum princ√≠pio ou com alguma identidade religiosa, e n√£o integrada, a qual podemos chamar de uma ‚Äúmetodologia mais laica‚ÄĚ.

A definição de dicionário de meditação está muito ligada a pensar, refletir. Então a maneira como a gente originalmente usava a palavra meditação, como um meio de pensar ou analisar sobre algum aspecto, está pura e simplesmente atrelada a etimologia da palavra apresentada pelo dicionário. Atualmente a palavra meditação está mais atrelada a buscar uma relação com o divino ou se distanciar do vínculo com o terreno.

Voc√™ vai ouvir pessoas dizendo que meditar √© limpar a mente de pensamentos, √© n√£o pensar em nada. Muitas pessoas tamb√©m t√™m dificuldades de entender essa forma de meditar. Outras vezes as pessoas fazem visualiza√ß√Ķes de divindades como Jesus, Shiva e tentam estabelecer uma rela√ß√£o com ela, e a esse processo d√°-se o nome de medita√ß√£o. Tamb√©m um relaxamento guiado, como por exemplo ao t√©rmino de uma pr√°tica de yoga, onde as pessoas comumente dizem, ‚Äúno fim da pr√°tica tem medita√ß√£o‚ÄĚ.

Você pode pegar livros de místicos cristãos, por exemplo, que falavam sobre meditação. Se você é budista, imediatamente você já consegue visualizar uma pessoa sentada, embaixo de uma árvore, porque foi assim que Buda alcançou a iluminação e a libertação para todo o sofrimento humano. Mas, se for cristão, pode entender de uma outra forma.

N√£o importa.

Se voc√™ estuda o Yoga sutra de Patanjali, voc√™ compreende que voc√™ pode usar o Yoga para equilibrar as oscila√ß√Ķes da mente. Pois o asana (a posi√ß√£o) mais importante, que ele chama de sukhasana (uma posi√ß√£o f√≠sica na qual voc√™ possa ficar confort√°vel) √© utilizada no intuito de encontrar um ponto de equil√≠brio de conforto do corpo f√≠sico para facilitar a pr√°tica da medita√ß√£o. Nesse caso, a medita√ß√£o √© um processo pelo qual a pessoa vai buscar sabedoria, compreens√£o da realidade (samadhi).

Você já deve ter percebido, neste ponto da leitura, que há muitas maneiras de meditar, né?

Dentro dos Samhitas, medita√ß√£o pode ser um instrumento para buscar o entendimento maior da vida. Por exemplo, o Caraka Samhita (Sarirashtana‚Ää‚ÄĒ‚Ääcap√≠tulo 1 e 3) fala sobre a origem do sofrimento e da mente humana. Ele diz que quando voc√™ estabelece uma conex√£o errada ou desvirtuada entre o corpo, a mente e a realidade do que voc√™ √© de verdade (atma ou avyakta‚Ää‚ÄĒ‚Ääaquilo que n√£o pode ser compreendido), voc√™ sofre. Por exemplo, quando voc√™ acredita que voc√™ √© o corpo f√≠sico, ou quando voc√™ acredita que voc√™ √© a mente, isso para o Ayurveda √© uma forma err√īnea da percep√ß√£o. Ent√£o se existe uma conex√£o de voc√™ com a mente e de voc√™ com o corpo, a partir do momento em que o corpo sofre, voc√™ sofre. Se a mente oscila, voc√™ oscila.

A meditação entra, nesse contexto, como um instrumento de compreensão da realidade. De compreensão do que é exatamente o corpo físico, do que é o corpo mental e de quem é você que é aquele que observa o funcionamento do corpo físico, sem ser o físico, e que observa o funcionamento da mente sem ser a mente.

Se estudarmos de acordo com os Samhitas, na hora que voc√™ chegar no Sarirashtana 1 e 3, voc√™ ter√° que se colocar numa posi√ß√£o de reflex√£o sobre a realidade da sua exist√™ncia. Nesse momento, a medita√ß√£o pode ser bastante √ļtil.

Dito isso, você pode usar meditação como uma ferramenta para alcançar o objetivo que você quiser. O estudante que se prepara para o vestibular pode usar a meditação para acalmar a mente, diminuir sua ansiedade ou melhorar a velocidade de raciocínio. Uma grávida por exemplo, pode usar a meditação para se colocar num estado mais presente, mais calmo etc.

A meditação então pode ser usada num contexto mais religioso, mas também pode ser usada num contexto muito prático. Então como meditar? Como começar?

Voc√™ pode come√ßar com algumas medita√ß√Ķes guiadas, baixando alguns aplicativos como o ¬ģInsightTimer e o ¬ģHeadspace. Neles voc√™ ter√° a chance de escolher um programa que lhe agrade. Haver√° um narrador dizendo sobre as a√ß√Ķes que voc√™ deve seguir e √© s√≥ deixar fluir. Essa experi√™ncia pode lhe ajudar a entrar em contato com sua ess√™ncia, a ter um momento de sil√™ncio, que como bem sabemos √© um dos pilares de uma vida saud√°vel.

Olhar para dentro, num mundo onde tudo acontece em um clique, silenciar e observar o que está acontecendo dentro de você, fará de você uma pessoa mais saudável e feliz.

Você também pode fazer um Vipassana de acordo com a tradição de Goenka, fazer um retiro de 10 dias (isso existe no Brasil e no mundo todo). Você pode fazer também meditação transcendental, na linhagem do Maharishi, ou Zazen, que é típica do zen budismo.

N√£o importa se voc√™ vai meditar com um aplicativo de celular ou se voc√™ vai fazer um curso de medita√ß√£o. De qualquer forma voc√™ colher√° efeitos positivos com essa pr√°tica. O primeiro grande efeito √© que voc√™ vai perceber mais o seu momento presente. Dos tr√™s momentos da vida (passado, presente e futuro), a sua mente estar√° mais ancorada no presente. O segundo efeito √© a calma. Voc√™ ficar√° muito menos reativa a tudo. O terceiro ponto √© estar mais amorosa. Por ser capaz de se observar e se entender melhor, voc√™ desenvolver√° uma empatia maior pelas pessoas. As atitudes negativas do outro n√£o s√£o mais vistas apenas por quest√Ķes pessoais contra voc√™, mas sim pela falta de compreens√£o ou talvez clareza do outro em rela√ß√£o a voc√™ ou ao problema.

Atitudes negativas muitas vezes vêm de um lugar de medo e insegurança. Através da empatia percebemos quanto sofrimento isso pode gerar para as pessoas.

E se voc√™ resolver n√£o meditar por quest√Ķes de cren√ßa ou dificuldade, n√£o tem problema! Apenas crie momentos de consci√™ncia para o seu dia. Se voc√™ trabalha muito ao longo do dia, permita-se parar a cada 3 horas apenas para olhar para si. Respire fundo, volte a aten√ß√£o para voc√™. Pergunte-se: onde estou, quem est√° a minha volta, como estou me sentindo, como vejo esse lugar. Tomar consci√™ncia do momento presente j√° √© uma forma de meditar!

Espero que esse artigo tenha contribuído de alguma forma para seu conhecimento.

Curso de meditação Vipassana segundo a tradição de N. S. Goenka: http://www.dhamma.org

1 coment√°rio em “EU PRECISO MEDITAR?”

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