Pular para o conteúdo

7 dicas para aproveitar o réveillon

Réveillon, para você, é sinônimo, por exemplo, de comer e beber demais e terminar a noite se sentindo mal? Pois saiba que não precisa – e não deveria – ser assim. Podemos aproveitar a festa de forma consciente, garantindo nosso bem-estar. Confira 7 dicas para curtir uma noite plena!

1. Aprecie as refeições e ouça seu corpo

Sabemos a importância de aproveitar cada garfada com calma e atenção e de mastigar com cuidado. Comer no piloto automático, sem se dedicar à alimentação, sem mastigar direito, não faz bem. 

Além disso, também é preciso observar e respeitar a nossa fome, assim como ouvir o nosso corpo. Portanto, não devemos comer apenas para acompanhar os outros, ou pela obrigação de provar uma porção de tudo que for servido. Acompanhe as pessoas com quem você celebra essa data com coração e presença. 

Estar junto não é apenas dividir uma refeição. Não é apenas a comida que une as pessoas, mas a presença verdadeira e interessada. E esse é o maior presente que podemos dar a alguém.

2. Aproveite todos os seis sabores em suas refeições

Doce, ácido, amargo, salgado, picante e adstringente. O Ayurveda reconhece seis sabores, que são considerados, inclusive, terapêuticos. Aliás, “rasa”, a palavra em sânscrito para “sabor”, também significa, entre outros, “essência” e “experiência”. Uma refeição rica inclui e combina todos esses seis sabores. Assim, não se limite ao doce (como arroz e batatas) e ao salgado (carnes ou peixes salgados, por exemplo).

Aprecie o ácido de tomates, laranjas e limões. O picante de pimentões, cebolas, gengibre e pimentas. O adstringente de vegetais como brócolis, couve-flor, repolho (uva com casca de sobremesa também é uma ótima opção!). O amargo de verduras como chicória, rúcula e almeirão. Em suma, monte um prato colorido, rico em sabores e que vai colaborar para o seu equilíbrio!

3. Comer juntos no réveillon não significa comer a mesma coisa

Se você conhece seu corpo e sabe que certos alimentos e bebidas podem prejudicar seu bem-estar no réveillon (e em todos os dias!), repense. 

Estar ao lado de quem amamos durante a refeição é, certamente, um dos pontos altos das celebrações. Mas isso não significa que você deve ingerir o que te causará arrependimento logo depois. 

Mesmo alimentos considerados saudáveis podem ser inadequados para nós: se nos deixam estufados, por exemplo, significa que nosso corpo não os digere bem. Devemos, então, evitá-los. Comer com consciência das suas escolhas é uma ótima forma de começar um novo ano!

4. Coma apenas quando se sentir em paz

Comer durante momentos de atrito ou conflituosos pode nos estimular a comer mais do que o necessário ou comer o que não deveríamos ter comido. Além disso, nesses momentos, o corpo não consegue priorizar a digestão. 

Por isso, caso haja um clima pesado, espere o momento ideal para comer e evitar que a sua digestão fique bem prejudicada. Afinal, também precisamos digerir nossas emoções!

5. Faça uma pausa para se conectar com você, mesmo no réveillon

Silêncio é um dos 4 Pilares da Saúde. Mesmo sendo um momento festivo, podemos fazer pausas para nos conectarmos com nós mesmos. Para dedicarmos presença interessada aos outros, precisamos estar em sintonia com nossas próprias emoções. Isso significa contemplar o vazio, sem distrações.

A confraternização de réveillon pode ser um pouco caótica e nos absorver demais. Assim, tire um tempinho para se reenergizar. Olhe o céu pela janela, respire fundo e volte pronto para se doar por inteiro. Vale até uma pausa para reflexão sobre as suas metas para o novo ano!

6. Movimente-se e divirta-se!

Se, por um lado, precisamos tirar um tempo para silenciar a mente, é preciso lembrar que movimentar o corpo é essencial! Mesmo que seja uma celebração em espaço pequeno, ligue o som, proponha uma dança ou um jogo, brinque com as crianças. 

O corpo foi feito para o movimento. Ficar sentado o tempo todo é contra a sua natureza. Então, dê vazão para a energia, de forma compartilhada e afetuosa. Isso enriquece a experiência de diversão e conexão no réveillon.

7. Abrace e viva intensamente seus rituais de fim de ano

Sua família e seus amigos têm tradições felizes? Aproveite esse momento para viver com presença a cada instante. Equilibre novidades e rituais afetivos. Ambos se complementam na construção de memórias valiosas. 

Há sempre espaço para o novo, há sempre espaço para a tradição, que pode atravessar gerações. Uma brincadeira, uma receita, uma louça. Enfim, o que te situa naquela festividade? O que tem sensação de final de ano? Cultive as tradições no seu réveillon!

Réveillon pleno para todos

Que tal compartilhar essas dicas com seus familiares e amigos? 

Nem sempre nossos entes queridos querem ou estão prontos para ouvir e mudar seus hábitos. No entanto, respeitando a abertura de cada um, você pode colaborar para que a noite seja gostosa e termine bem para todos. Não pressione ninguém para que provem o seu prato se eles estiverem satisfeitos, por exemplo

Permita que eles também ouçam seus corpos. Se precisarem de um momento a sós, de contemplação, dê a eles o espaço. Isso é solidariedade e empatia – sentimentos e ações que devem envolver o réveillon e cada dia da nossa vida. 

Nesse clima de recomeço, que tal mergulhar por 3 horas em um treinamento gratuito focado na sua saúde? No Treinamento 3 Passos para a Transformação eu vou te ajudar a enfrentar a falta de coragem de mudar. São 3 horas de conteúdo sobre os obstáculos que te impedem de transformar a sua vida. Lá vou te ensinar, de forma prática, a perceber seus obstáculos, determinar o seu propósito, traçar o seu caminho e a ganhar coragem para mudar. Esse Treinamento tem uma apostila gratuita incrível, acesse tudo isso na U+, a plataforma de cursos do Vida Veda.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

2 comentários em “7 dicas para aproveitar o réveillon”

  1. Maria das Graças Couto Berndt

    Texto de fácil compreensão, agradável de ler,dando oportunidades de reflexões. Gostei bastante e contente por estar no caminho do aprendizado e mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email