Pular para o conteúdo

Quem são as mulheres do ConVIDA?

Conheça histórias inspiradoras das palestrantes que a partir da mudança na sua própria saúde, passaram a ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.

Por Anelize Moreira, Coordenadora de Conteúdo do Vida Veda.

O ConVIDA, o Congresso Vida Veda de Medicina Integrativa começou nesta segunda-feira, dia 20 e está a todo vapor! Mas, como nasceu a ideia? Por que ele é uma possibilidade de imersão potente de saúde?

“Acredito que é fundamental para conquistar uma vida saudável reservar uma das mais de 50 semanas do ano para fazer um mergulho profundo em si mesmo, entrando de cabeça pra encontrar como gerar bem-estar no seu dia a dia”, diz o Vaidya e fundador do Vida Veda Matheus Macêdo.

Por isso o formato do ConVIDA foi desenhado como um retiro, mas com a vantagem de você se retirar por algumas horas mesmo no conforto da sua casa, sem ter que ir para o meio do mato, que é ótimo também, mas que não é viável pra muita gente que não pode simplesmente parar tudo na rotina pra fazer isso.

As mais de oito horas por dia, entre palestras, lives e aulas foram pensadas como um processo, com começo, meio e fim. Isso tudo pra você ter a possibilidade terminar a imersão pelo menos um pouco diferente de quando a pessoa se inscreveu ou para que sirva de estímulo pra repensar crenças, hábitos ou pelo menos ficar com aquela vontade de aprender mais e praticar mais o autocuidado.

E inspiração é o que não falta. Dos 42 palestrantes do ConVIDA, 27 são mulheres. Afinal nada melhor do que elas para falar sobre assunto relacionados à saúde da mulher que vão desde gestação, nutrição à endometriose. Mas não é só isso, muitas dessas profissionais sentiram na pele o desequilíbrio na saúde, partiram em uma jornada de promoção de saúde e depois disso fizeram da sua missão inspirar outras pessoas.

“Comecei a fazer yoga pra ficar com corpo da Madonna, mas descobri um universo inteiro diante de mim” contou Renata Mendes, especialista em autoconhecimento e empreendedora social à frente do Instituto Mundo Aflora e do Actveda.

Renata atua profissionalmente há 18 anos com as ferramentas Yoga, Ayurveda e meditação, no Brasil, Índia, diversos países da África e Estados Unidos. Ganhou o prêmio “Mulher da década em liderança comunitária e mudança social” no Woman Economic Forum, Delhi, em 2017.

Com o tema da sua palestra transmitida na segunda-feira “Três pilares para uma vida plena”, ela conta que começou a estudar Ayurveda pra ficar saudável. E para ela ter saúde, não só ausência de doença, mas saber gerenciar o tempo, a mente, o estresse, o dinheiro, as relações e até a sexualidade.

“Eu estudei bastante Ayurveda pra cuidar de mim, pra cuidar da minha saúde, da minha mente. Essa integração do corpo-mente, onde surgem as doenças e o quanto eu posso ter de escolha em relação a minha vida e a minha saúde”, completa Renata.

Aliadas à medicina moderna, as práticas integrativas consideram o paciente como protagonista da promoção da saúde. Até o final desta semana, dia 26, serão inúmeras palestras transmitidas 100% ONLINE e de forma 100% GRATUITA com especialistas que irão compartilhar o que há de melhor no Ayurveda, yoga, acupuntura, ginecologia, psicologia, nutrição, pediatria, entre outras áreas de saúde, mas também da vida de forma geral.

Nesta quarta-feira, dia, 22, às 16 horas a palestra será sobre “Endometriose: aspectos atuais e integrativos” com a Dra. Lídia Myung, ginecologista, cirurgiã, especialista em endometriose.

São mais de sete milhões de brasileiras em fase reprodutiva que sofrem com a doença, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre os sintomas estão: dores fortes no abdome durante período menstrual, dores na relação sexual e para evacuar e dificuldade de engravidar.

Lídia teve endometriose e após se tratar da doença, resolveu fazer medicina para ajudar outras mulheres. Ela explica que doenças crônicas como a endometriose exigem parceria entre o médico e paciente. Ao paciente cabe entender a importância do autocuidado na promoção da saúde que vai muito além de apenas fazer exames e tomar medicações.

“É preciso mudar de hábitos e pensamentos, investir na alimentação saudável, qualidade do sono, exercícios físicos, horas de meditação, enfim, quem não entende a importância da saúde integrativa, infelizmente reincide na doença ou melhor não obtém a cura”.

A escritora e nutricionista, Laura Pires se tornou uma referência em alimentação saudável e Ayurveda após contar a sua trajetória no livro: O sabor da harmonia — Receitas ayurvédicas para o bem-estar.

Ela ministra https://vidaveda.org/wp-content/uploads/2020/01/convida-1280×668-1.jpg e inspira muita gente a saltar para uma mudança significativa e ganhar saúde. Laura vai estar no ConVIDA no domingo com a palestra “Coma com Prazer: A Nutrição baseada em evidências a seu favor”.

Ela e outras mulheres incríveis estão compartilhando seus saberes e aprendizados no ConVIDA. Ao longo desses dois dias já tivemos duas aulas com Matheus, duas lives com especialistas e 12 palestras. Se você ainda não faz parte dessa semana de intensivão de saúde e autocuidado, corre e se inscreve que ainda dá tempo.

Ainda temos mais 5 dias pra compartilhar conhecimento sobre qualidade de vida, bem-estar e felicidade. Bora?!

Inscreva-se no https://convida.vidaveda.org/inscricao

Telegram: t.me/vidaveda

Comunidade do Facebook: https://www.facebook.com/groups/ConVIDA2020/

5 comentários em “Quem são as mulheres do ConVIDA?”

  1. Pingback: Saúde também é transformação social | Vida Veda

  2. Pingback: Podemos parar o alzheimer? | Vida Veda - Cérebro em Ação

  3. Cristiane Monteiro

    Que trabalho LINDO que você está fazendo.
    Pena só ter conhecido agora e não ter participado do ConVida. Vida longa pro Vida Veda.

    Grande Abraço,

  4. Boa tarde, não consigo me inscrever para assistir as palestras do CONVIDA, ao clicar o link disponibilizado aparece a mensagem

    404!
    Klickpages não conseguiu encontrar a página/arquivo!

    Estamos com um problema interno!

    Favor, confira se o endereço foi digitado corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email