Pular para o conteúdo

Não misture iogurte com frutas

Na hora que bate aquela fome e você está sem tempo para preparar uma refeição completa, o que você come? Se você respondeu iogurte com frutas, este artigo é para você.

Muitas pessoas misturam iogurte com frutas pensando que é um alimento saboroso, rápido, prático e saudável. Mas no Ayurveda, a história não é bem assim.

A combinação entre lácteos e frutas pode resultar em um tipo de alimento que se chama viruddha ahara. Ou seja, uma combinação imprópria para consumo.

Continua comigo que eu vou te explicar melhor tudo isso.

Iogurte, lácteos e lactose

Vamos começar diferenciando melhor essas palavras, pois muita gente faz confusão entre elas.

Lácteo é tudo aquilo que deriva do leite, ou seja, queijo, manteiga, creme de leite, leite condensado, sorvete, cream cheese, requeijão e iogurte, é claro.

E o que é o leite? É um fluido coloidal produzido pelas fêmeas de mamíferos que serve como alimento para os seus filhotes.

O leite da vaca, por exemplo, é responsável por transformar um bezerro de 40 quilos em um boi de 500 quilos. Isso significa que o leite é um fluido de crescimento.

Quando a gente fala de lactose, não está falando do leite de forma integral, mas sim de uma parte do leite. Mais especificamente um tipo de açúcar.

Para que a lactose seja aproveitada pelo organismo, entra em cena a lactase, que é uma enzima digestiva. Ela é responsável por quebrar a molécula de lactose em partes menores para que seja absorvida pelo corpo.

Quando a criança desmama e para de consumir lácteos, o corpo deixa de produzir a lactase em grandes quantidades.

Então, quando a pessoa consome qualquer tipo de lácteo, pode ter dificuldade de processar a lactose, porque já não produz a enzima responsável por realizar este processo.

É por isso que muitas pessoas dizem que são intolerantes à lactose. Elas bebem o lácteo, o organismo não sabe o que fazer com essa substância e isso acaba gerando diversos tipos de problemas, como diarreia, por exemplo.

Para evitar esse tipo de sintoma, muitas vezes a pessoa adiciona lactase em pó à comida. Assim a enzima age sobre a lactose e ajuda o organismo a processar o alimento.

Mas acontece que nem sempre o problema é a lactose.

Iogurtes lacfree não são livres de lactose

Chegando até aqui, você pode estar pensando “Tudo bem, Matheus, então eu compro iogurte lacfree ou zero lactose e tá tudo certo”.

Mas vou ter que discordar.

Iogurte lacfree — assim como qualquer outro produto lacfree — não é um produto sem lactose. Na verdade, ele tem adição de lactase. 

Pode parecer só um jogo de palavras, mas existe uma diferença muito importante aí. O que acontece?

Se você ler o rótulo direitinho, eles não têm como prometer um produto totalmente livre de lactose. Então, normalmente, nos rótulos, diz assim: 99% livre de lactose.

Mas se você é intolerante, 1% é lactose, mais que suficiente para te gerar problemas.

Eu falo isso porque os conceitos de lactose e de lácteo são bem diferentes. Por exemplo, a lactose é uma molécula isolada de um lácteo que pode ser acrescido de lactase e ser processado. Mas e o resto do leite?

E o fluido de crescimento, os hormônios, as proteínas, etc? Isso ainda está ali dentro.

Se você tem intolerância à proteína do leite, por exemplo, o iogurte lacfree não resolve a causa do seu problema.

A visão ayurvédica sobre os lácteos

A grande questão dos textos clássicos ayurvédicos, como o Ashtanga Hrdayam e o Charaka Samhita, é que não existe o conceito de lactose. É tudo leite.

Não importa se saiu da camela, da égua, da vaca, da ovelha ou da mulher. Cada leite tem características próprias que dependem do animal que o produziu.

Por exemplo, se o bicho se movimenta muito, o leite é mais leve para ser digerido. Se o animal é mais sedentário, como os animais domésticos, o leite fica mais pesado. O leite também pode ser mais doce ou salgado, frio ou quente.

Mas os textos clássicos vão além. Eles deixam muito claro que se o animal está doente, o leite é impróprio para o consumo. Dependendo de quando é tirado, como na primeira semana após o nascimento do filhote, o leite também não deve ser consumido.

Percebe como a gente não está falando do leite de caixinha do supermercado? Existe toda uma complexidade na hora de avaliar o tipo de leite que você está consumindo.

Consequentemente, tudo que é produzido a partir desse leite carrega a mesma complexidade.

Mas, afinal, por que você não deve misturar iogurte com frutas?

Agora que você já entendeu o que é leite, lactose e lactase e também percebeu que leite não é uma coisa só, vamos entrar na questão central deste artigo: por que você não deve misturar iogurte com frutas?

Porque, via de regra, quando o leite é misturado com algo mais cítrico, como frutas, ele talha. E a maioria das frutas são cítricas. 

Aqui, você também poderia explorar o conceito de fruta. Por exemplo: você sabia que tomate é uma fruta?

Então será que você pode fazer um molho de tomate com creme de leite? Segundo o Ayurveda, não deveria.

E por que é ruim talhar?

Em condições normais, a proteína do leite tem um pH neutro, isto é, não é nem ácida, nem básica.

Quando o leite, ou qualquer derivado dele, como o iogurte, entra em contato com uma substância ácida, como uma manga ou uma laranja, por exemplo, ele também se torna ácido.

Você já sentiu o cheiro de leite talhado? Agora imagina isso acontecendo dentro do seu corpo.

Esse iogurte com frutas passa horas e horas azedando dentro do seu estômago sem que ele saiba o que fazer com essa substância estragada, que no Ayurveda chamamos de viruddha ahara.

Ou seja, viruddha ahara pode ser uma combinação de dois ou mais alimentos que isoladamente são potencialmente saudáveis mas que, quando consumidos juntos, seu organismo não consegue digerir direito. E não é só a mistura específica de iogurte com frutas que gera essa combinação insalubre. Os textos clássicos do Ayurveda ainda listam uma série de combinações e processamentos inadequados para consumo humano.

Quer alguns exemplos?

  • chai (chá preto não deve ser misturado com leite e temperos);
  • bife à parmeggiana (carnes não devem ser misturadas com lácteos);
  • strogonoff (carnes, lácteos e tomate não devem ser misturados);
  • iogurte com frutas (como já mencionei);
  • sorvete com frutas (de novo, lácteos com frutas);
  • chá quente com mel (mel nunca deve ser aquecido);
  • misto quente (mais uma vez a mistura de carnes com lácteos).

Estudando Ayurveda, percebi que a maioria dos alimentos considerados viruddha ahara envolvem misturas com alimentos de origem animal. E aí percebi que ser vegetariano estrito era bem mais fácil, porque eu não preciso me preocupar com essas combinações.

Ficou claro por que você não deveria misturar iogurte com frutas? Espero que sim. E se você ficou curiosa para entender melhor a visão do Ayurveda sobre os alimentos e suas combinações, te convido a conhecer o Nilaya – a Comunidade do Vida Veda.

No Nilaya, você tem acesso a cursos, palestras e mentorias que vão te ajudar a se aprofundar no conhecimento ayurvédico de forma simples e prática, sem rodeios.

Com esses conhecimentos, você vai poder tomar melhores decisões no seu dia a dia com relação não só à sua alimentação, mas também à sua qualidade de vida.

Então aproveita e dá uma olhadinha no que você encontra lá no Nilaya =)

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

10 comentários em “Não misture iogurte com frutas”

  1. maria rodrigues gaspar

    grata Matheus, estou feliz por o ter encontrado ( nem sei como), tenho aprendido imenso. Tenho pena de ter sido nesta altura da minha vida (aos 64 anos)mas 2mais vale tarde que nunca, e quem sabe, com sua ajuda ainda vou viver mais trinta.😍😍😍.
    Agradeço de coração a sua disponibilidade, entrega, altruismo, abnegação….sei la,…´ser UM SER .
    de Portugal, para o cigano do mundo, UM abraço.
    Isabel

    1. Jacqueline Makiyama

      Só uma coisa não faz muito sentido aí.
      Nosso estômago (suco gástrico) é ácido. Então os lácteos, de qualquer forma entrarão em contato com esse pH ácido, quando ingeridos.

    2. Olá Matheus, Boa tarde,

      Tenho por hábito misturar ao yogurte granola, uvas, morangos, mirtilhos e outros frutos, será por isso que me sinto enfartada e com ardor no estomago?

  2. MARCIA PRAGANA DANTAS

    Pelo q foi dito a bronca é yogurte com fruta ácida, mas o mamao e a banana, não são ácidos e ficam uma delicia com yogurte!

  3. Orestes Netto Giannetti

    Desde a minha tenra idade como frutas com yogurte.Danone, Itambé e os feitos em casa. Achei este conceito um pouco boboca.

    1. Não é um conceito boboca, considerando que a medicina ayurvédica é uma das mais avançadas do mundo. Perceba que nem todos os organismos são iguais e que se você come algo desde a infância, isso nao significa, dentro da Lógica, que é necessariamente saudável.

  4. Bom dia!!! No caso de iogurte feito de aveia, sem leite, daí posso misturar com frutas? Me parece lógico, mas resolvi perguntar.
    Gratidão pelos conteúdos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email