Pular para o conteúdo

Como tratar anemia com Ayurveda?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 162 milhões de pessoas sofrem de anemia no mundo. As mais afetadas são mulheres entre 15 e 49 anos e crianças menores de 5 anos.

Dentre os sintomas de anemia estão cansaço, fadiga, dores de cabeça, arritmias e tontura, levando, muitas vezes, a problemas ainda mais sérios de saúde.

Se você tem, já teve ou conhece alguém que apresenta esses sintomas, continue a leitura deste artigo. Você vai descobrir o que é anemia, quais são as suas causas e como tratar anemia de acordo com o Ayurveda.

O que é anemia?

Anemia é uma condição na qual você não tem células vermelhas saudáveis o suficiente para carregar oxigênio de forma adequada para os seus tecidos.

No momento em que você tem glóbulos vermelhos saudáveis, suas células recebem o oxigênio que precisam para gerar energia e assim manter seu corpo em perfeito estado. Por outro lado, se as células não recebem o oxigênio de que precisam, você pode desenvolver anemia.

Quais são os tipos de anemia?

De acordo com a Mayo Clinic, os tipos de anemia são:

  • Anemia aplástica ou aplasia medular
  • Anemia ferropriva (por deficiência de ferro)
  • Anemia falciforme (má formação da hemoglobina)
  • Talassemia (alfa ou beta)
  • Anemia por deficiência vitamínica

Cada uma delas tem características particulares, por isso, não vou entrar em detalhes aqui.

Quais são os sintomas de anemia?

Sem o oxigênio entrando adequadamente nos seus tecidos, você não forma ATP, isto é, não tem a energia necessária para realizar suas atividades no dia a dia.

Isso significa que você pode começar a sentir:

  • cansaço
  • fadiga
  • arritmia cardíaca
  • dispnéia
  • tontura
  • vertigem
  • dor de cabeça
  • dor no peito

Além disso, a anemia pode causar descoloração da pele e sensação de frio nas extremidades, principalmente mãos e pés.

Quais são as causas da anemia?

A primeira causa básica da anemia é a dificuldade do seu corpo em produzir células vermelhas de forma adequada. E se o seu corpo não produz células vermelhas úteis suficientes, não adianta ter uma ferritina incrível, porque você não tem a célula para carregá-la e distribuí-la pelo seu corpo. Nesse caso, você é considerada uma pessoa anêmica por ter essa deficiência na produção de hemoglobinas.

O segundo fator que pode causar anemia é a perda de sangue em uma quantidade maior do que o seu corpo consegue repor. É o caso de uma hemorragia, por exemplo.

Quando a perda de sangue é muito grande, faltam hemoglobinas para transportar oxigênio para os tecidos e eles param de funcionar adequadamente, o que leva à anemia.

Mulheres com fluxo menstrual muito intenso podem desenvolver anemia, caso a perda de sangue durante o período menstrual seja maior do que a taxa de reposição do organismo. Nesses casos, é possível tratar a anemia com Ayurveda.

Quais são os fatores de risco da anemia?

Dentre os fatores de risco para o desenvolvimento de anemia estão a deficiência de ferro e de vitaminas, como a B12, que é fundamental para a manutenção de uma série de processos no seu organismo.

Quando existe uma deficiência grande de vitamina B12 no organismo, chamamos de anemia perniciosa. Ela traz sintomas como cansaço, fraqueza, palidez e formigamento nas mãos e pés.

Algumas vezes, essa deficiência vitamínica pode estar associada a uma dieta pobre em vitaminas. Neste caso, para tratar a anemia, basta adotar um novo estilo de alimentação.

Pessoas que têm doenças autoimunes, como doença de Crohn, HIV, artrite reumatoide, entre outras, podem desenvolver anemia com uma base inflamatória. Isso significa que a inflamação sistêmica interfere na produção adequada de hemoglobina, levando ao surgimento da anemia.

Outro ponto que você deve prestar atenção é a má formação dos glóbulos vermelhos, que pode desencadear a anemia falciforme.

Complicações possíveis da anemia

Se você tem anemia, pode ter uma fadiga crônica, estar sempre cansada e não querer levantar da cama de manhã, por exemplo.

Além disso, pode ter complicações na gravidez, como parto prematuro, ou má formação do feto.

Você também pode desenvolver problemas cardíacos, como arritmias, levando à falência cardíaca. E uma complicação, que é a pior de todas, é a morte.

Como prevenir a anemia?

Se você entendeu tudo o que eu falei até agora, já deve saber que existem alguns pontos importantes para prevenir a anemia.

O primeiro deles é ter ferro suficiente na sua dieta e garantir uma absorção adequada dele. Ou seja, sua digestão tem que estar boa.

Ah, Matheus, eu preciso comer carne para ter a quantidade de ferro adequada no meu corpo?

Não. Uma dieta vegana equilibrada é suficiente para você ter a quantidade necessária de ferro no organismo.

Antigamente, se você fosse ao médico, ele diria que você precisa comer carne. Mas hoje já temos inúmeros estudos que provam que uma dieta vegana é totalmente capaz de suprir o organismo com a quantidade de ferro suficiente para que você não tenha anemia.

Agora chegamos ao Ayurveda: anemia é pandu roga?

Se você pegar a maioria dos livros de Ayurveda, você vai encontrar uma correlação de anemia com uma doença chamada pandu roga.

Eu não concordo com esse tipo de correlação direta, pois ela deixa de respeitar as nuances pertencentes a cada sistema de medicina. Quando a gente fala que uma pessoa tem pandu, por exemplo, o sintoma mais comum é a descoloração da pele. Ou seja, a pele fica amarelada.

A descoloração na pele é um sintoma de Pitta dosha. Todos os demais que eu citei anteriormente são sintomas clássicos de Vata dosha agravado (arritmia, tontura, dispnéia, dor de cabeça, etc.).

Dependendo do paciente, a gente vai diagnosticar entre Vata e Pitta agravados. Então, vai tratar o problema do paciente.

E como a gente trata o paciente? No Ayurveda, existem três etapas para o tratamento: nidana parivarjana, shamana chikitsa e shodhana chikitsa.

Agora vem comigo que a gente vai dar uma mergulhada no Ayurveda para entender como tratar anemia.

Você lembra o que é anemia? É quando você não produz células vermelhas suficientes para oxigenar seus tecidos.

E qual é o dosha responsável pela formação de rakta dhatu? Pitta dosha. Então, pandu roga é uma doença clássica de Pitta dosha agravado.

Ah, então anemia é pandu roga, Matheus?

Não necessariamente. Depende dos sintomas do paciente. Se ele tem descoloração da pele e deficiência na produção de rakta, o Pitta é fundamental. Mas, se não houver esses sintomas, provavelmente é o Vata que está mais agravado.

Como tratar anemia de acordo com o Ayurveda?

Como já mencionei, no Ayurveda, o tratamento é realizado na sequinte ordem: nidana parivarjana, shamana chikitsa e shodhana chikitsa.

No nidana parivarjana, você vai eliminar a causa do problema. Por exemplo, a deficiência de ferro pode ser resolvida com suplementação. E para você ter uma ideia, o Charaka Samhita, um dos livros clássicos do Ayurveda, já falava em suplementação de ferro com o que chamamos de loha bhasma.

No shamana chikitsa, você vai apaziguar os doshas agravados com a terapia adequada para cada um. E no shodhana chikitsa, você vai expulsar os doshas agravados.

Se você ficou com dúvidas sobre os doshas e dhatus, sobre os tratamentos de acordo com o Ayurveda e quer se aprofundar nesses conceitos, sugiro que você assista ao Curso Gratuito A Essência do Ayurveda.

São 7 aulas comigo, totalmente gratuitas, enviadas por e-mail para que você conheça os principais conceitos do Ayurveda e dê os primeiros passos nessa ciência milenar. Vai ser uma honra te conduzir pela essência desse conhecimento pelo qual eu sou tão apaixonado.

Abraços e lembre-se sempre: SAÚDE É LIBERDADE!

Matheus

8 comentários em “Como tratar anemia com Ayurveda?”

  1. anemia é o único problema de saúde que carrego desde sempre. Ainda criança lembro de tomar um comprimido rosa chamado litrison. Nada adiantava. Já fiz pesquisa sobre o tipo de anemia e só sei que não é perniciosa. Porém, tenho que suportar todos esses sintomas e o pior é a arritmia. Já entendi que com a idade , 72, estou com o vata agravado. Agora vou aprender mais nesse curso. obrigada

  2. Katia Gusmão De Albuquerque

    Muito bom saber sobre essa relação da anemia com os Doshas!! Gratidão
    🤗😍💚💚💚

  3. Excelente texto mas acredito que falta uma virgula no primeiro paragrafo onde afirma que 162 bilhoes de pessoas sofrem de anemia no mundo. A populacao mundial hoje e 7.9 bi
    Obrigada por todo conteudo disponibilizado gratuitamente.

  4. Obrigada por todo conhecimento compartilhado! Gostaria de saber se há alguém com formação em Nutrição com conhecimento ayurvédico disponível a tratar o traço talassêmico (talassemia minor) Dani Sabino pareceria ser a indicada, mas ela infelizmente não faz consultas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações por email